As utilizações de ervas nas religiões afro-brasileiras nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6815 |
Resumo: | A presente pesquisa explora o universo de vivências, convivência e saberes relativos as ervas e demais partes das plantas utilizadas nos Terreiros de variadas religiões afro-brasileiras para que possamos compreender um pouco desse universo de curas, harmonizações e estabilizações de relacionamentos sociais e curas e, num sentido amplo, como esses adeptos tratam a saúde física, social, financeira, amorosa e principalmente espiritual. A pesquisa foi desenvolvida através de meu convívio com pessoas em Terreiros do Estado do Rio de Janeiro (Campo Grande, Barra de Guaratiba, Méier, Piedade, Água Santa, Maracanã), e no Estado de São Paulo, em Itanhaém e no Bairro Santa Catarina na cidade de São Paulo. Exploramos um universo de saberes e práticas de pessoas cuja influência da religião se sobrepõe as demais áreas do conhecimento humano, promovendo formas de ver o mundo muito diferente da que a sociedade brasileira em seu viés euro centrado está acostumada. Para eles, o processo de doença é resultado de desequilíbrio espiritual e, portanto, deve ser tratado primeiro através de terapias de fundo religioso. Por isso, as rezas, os chás, os emplastros, os banhos, as oferendas e tantas outras formas de tratamento |
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As utilizações de ervas nas religiões afro-brasileiras nas cidades do Rio de Janeiro e São PauloCulturaErvasReligiões afro-brasileirasRituaisCultura afro-brasileiraPlanta medicinalReligião; influência africanaRitualCultureHerbsAfro-Brazilian religionsRitualsA presente pesquisa explora o universo de vivências, convivência e saberes relativos as ervas e demais partes das plantas utilizadas nos Terreiros de variadas religiões afro-brasileiras para que possamos compreender um pouco desse universo de curas, harmonizações e estabilizações de relacionamentos sociais e curas e, num sentido amplo, como esses adeptos tratam a saúde física, social, financeira, amorosa e principalmente espiritual. A pesquisa foi desenvolvida através de meu convívio com pessoas em Terreiros do Estado do Rio de Janeiro (Campo Grande, Barra de Guaratiba, Méier, Piedade, Água Santa, Maracanã), e no Estado de São Paulo, em Itanhaém e no Bairro Santa Catarina na cidade de São Paulo. Exploramos um universo de saberes e práticas de pessoas cuja influência da religião se sobrepõe as demais áreas do conhecimento humano, promovendo formas de ver o mundo muito diferente da que a sociedade brasileira em seu viés euro centrado está acostumada. Para eles, o processo de doença é resultado de desequilíbrio espiritual e, portanto, deve ser tratado primeiro através de terapias de fundo religioso. Por isso, as rezas, os chás, os emplastros, os banhos, as oferendas e tantas outras formas de tratamentoThe present research explores the universe of experiences, coexistence and knowledge related to the herbs and other parts of the plants used in the Terreiros of various Afro-Brazilian religions so that we can understand a little of this universe of cures, harmonizations and stabilizations of social relationships and cures, in a broad sense, as these adepts treat physical, social, financial, loving and especially spiritual health. The research was developed through my acquaintance with people in Terreiros of the State of Rio de Janeiro (Campo Grande, Barra de Guaratiba, Méier, Piedade, Água Santa, Maracanã), and in the State of São Paulo, Itanhaém and Santa Catarina in Sao Paulo city. We explore a universe of knowledge and practices of people whose influence of religion overlaps the other areas of human knowledge, promoting ways of seeing the world very different from that which Brazilian society in its centered euro bias is accustomed to. For them, the disease process is the result of spiritual imbalance and therefore must be treated first through religious background therapies. That is why prayers, teas, plasters, baths, offerings and so many other forms of treatmentTavares, Julio Cesar de SouzaMiller, JoanaBarbosa, Antonio Carlos RafaelBarbosa, JulianaViana, Antonio Carlos Mendonça2018-06-25T15:36:54Z2018-06-25T15:36:54Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6815Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-17T17:37:41Zoai:app.uff.br:1/6815Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:09.976339Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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