Estado e mercado nos arranjos de financiamento à infraestrutura pós-2008 no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33291 |
Resumo: | Investimentos em infraestrutura podem gerar benefícios diretos e indiretos à atividade econômica, à sociedade e ao meio ambiente. A ocorrência de novos investimentos, por sua vez, depende da disponibilidade de financiamentos apropriados, sendo que Estado e mercado precisam estar em plena sintonia para que a oferta agregada de crédito esteja em conformidade com as demandas dos projetos de longa maturação. A combinação de planejamentos bem elaborados, institucionalidades adequadas e políticas econômicas bem-calibradas, tendem a otimizar gastos públicos e privados e balizar expectativas dos agentes por horizontes temporais alongados. Os investimentos em infraestrutura no Brasil têm se mantido aquém do necessário há décadas. A presente tese tem como hipótese principal que esses resultados decorrem, em boa medida, da existência de disfuncionalidades próprias ao sistema financeiro brasileiro na oferta de recursos por conta, principalmente, da política monetária praticada. Para testar tal hipótese, os quatro artigos que compõe o trabalho combinam análises quantitativas e qualitativas para discutir as transformações ocorridas no mercado de crédito à infraestrutura no Brasil entre 2008 e 2021, destacando os desafios ao financiamento de projetos convencionais e sustentáveis e apontando para a necessidade de construção de arcabouços institucionais e financeiros eficientes para que seja possível alavancar o nível de investimento no futuro. |
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Estado e mercado nos arranjos de financiamento à infraestrutura pós-2008 no BrasilState and market in infrastructure financial arrangements in Brazil after 2008Investimento privadoInvestimento públicoEstadoFinanciamento de projetoCrise financeira global, 2008-2009Política macroeconômicaMercado financeiroInvestimentos em infraestrutura podem gerar benefícios diretos e indiretos à atividade econômica, à sociedade e ao meio ambiente. A ocorrência de novos investimentos, por sua vez, depende da disponibilidade de financiamentos apropriados, sendo que Estado e mercado precisam estar em plena sintonia para que a oferta agregada de crédito esteja em conformidade com as demandas dos projetos de longa maturação. A combinação de planejamentos bem elaborados, institucionalidades adequadas e políticas econômicas bem-calibradas, tendem a otimizar gastos públicos e privados e balizar expectativas dos agentes por horizontes temporais alongados. Os investimentos em infraestrutura no Brasil têm se mantido aquém do necessário há décadas. A presente tese tem como hipótese principal que esses resultados decorrem, em boa medida, da existência de disfuncionalidades próprias ao sistema financeiro brasileiro na oferta de recursos por conta, principalmente, da política monetária praticada. Para testar tal hipótese, os quatro artigos que compõe o trabalho combinam análises quantitativas e qualitativas para discutir as transformações ocorridas no mercado de crédito à infraestrutura no Brasil entre 2008 e 2021, destacando os desafios ao financiamento de projetos convencionais e sustentáveis e apontando para a necessidade de construção de arcabouços institucionais e financeiros eficientes para que seja possível alavancar o nível de investimento no futuro.Infrastructure investments can generate direct and indirect benefits for economic activity, society and the environment. The occurrence of new investments, in turn, depends on the availability of appropriate financing, and State and market must be in tune to enable the meeting of credit supply and long-term projects´ demands. The combination of well-designed planning, institutions suited to local reality and balanced economic policies tend to optimize public and private spending and guide agents' expectations for extended time horizons. Investments in infrastructure have remained in low levels in the recent period in Brazil. These results, according to this thesis main hypothesis, occur, to a large extent, by the existence of dysfunctionalities in the Brazilian financial system in offering resources in terms and conditions, mainly due to the monetary policy practiced in the last decades. To test this hypothesis, the four essays comprehended in the current work combine quantitative and qualitative analyzes to discuss the transformations in the infrastructure credit market in Brazil between 2008 and 2021, highlighting the challenges to financing conventional and sustainable projects and pointing the need to build efficient institutional and financial frameworks to leverage the level of investment in the future.133 f.Feijó, Carmem Aparecida do Valle da Costahttp://lattes.cnpq.br/9040659895653917Torres Filho, Ernani Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/2816003451176932Alves Junior, Antonio JoséMartins, Norberto Montanihttp://lattes.cnpq.br/2089597137079340Studart, Rogeriohttp://lattes.cnpq.br/4534699619885254Muradian Sarache, Roldan Petroshttp://lattes.cnpq.br/0545916791465707http://lattes.cnpq.br/7336903813082700Teixeira, Fernando Amorim2024-07-15T22:31:12Z2024-07-15T22:31:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Fernando Amorim. Estado e mercado nos arranjos de financiamento à infraestrutura pós-2008 no Brasil. 2023. 133 f. Tese (Doutorado em Economia) - Programa de Pós-Graduação em Economia, Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33291CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-15T22:31:16Zoai:app.uff.br:1/33291Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-07-15T22:31:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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