O estereótipo da mulata incorporado à mulher negra, favelada e carioca nos videoclipes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33198 |
Resumo: | Nos últimos anos, as favelas cariocas têm sido utilizadas frequentemente como cenário em videoclipes nacionais e internacionais de diferentes gêneros musicais. Com essa motivação, a presente pesquisa tem como objetivo investigar por que e como acontece a representação das mulheres negras moradoras destes espaços. Iniciamos este trabalho analisando a consolidação do videoclipe (HOLZBACH, 2013) e como se deu sua relação racial no Brasil e fora dele, a fim de compreender o contexto no qual mulheres negras estão inseridas. Continuamente, o trabalho propõe trazer alguns fatores, por meio do estudo de Bianca Freire-Medeiros (2009), que contribuíram para que as favelas cariocas se tornassem ponto turístico, e consequentemente locais procurados para gravações desses vídeos. Logo após, é realizada uma contextualização histórica do estereótipo e turistificação da mulata por meio do poema Mulata Exportação de Elisa Lucinda, com o intuito de apontar como esse processo se construiu até os dias de hoje. Por fim, são realizadas análises discursivas e estéticas da representação da mulher negra, favelada e carioca nos videoclipes de Beautiful (2002), de Snoop Dogg e Pharrell Williams, e Vai Malandra (2017), de Anitta, Maejor e MC Zaac. Com os dados levantados foi percebido que estes corpos seguem sendo estereotipados, porém com novas roupagens e funções em uma ordem social, que deveria ser democrática, mas mantém intactas as relações de gênero, segundo a cor e a raça instituídas no período escravista. |
id |
UFF-2_19a55ecce60678a82794bcb163454612 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/33198 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O estereótipo da mulata incorporado à mulher negra, favelada e carioca nos videoclipesRepresentaçãoVideoclipesFavelaRaçaGêneroFeminismo negroInterseccionalMulher negraFeminismoRepresentação socialRepresentationMusic videosFavelaRaceGenderBlack feminismIntersectionalityNos últimos anos, as favelas cariocas têm sido utilizadas frequentemente como cenário em videoclipes nacionais e internacionais de diferentes gêneros musicais. Com essa motivação, a presente pesquisa tem como objetivo investigar por que e como acontece a representação das mulheres negras moradoras destes espaços. Iniciamos este trabalho analisando a consolidação do videoclipe (HOLZBACH, 2013) e como se deu sua relação racial no Brasil e fora dele, a fim de compreender o contexto no qual mulheres negras estão inseridas. Continuamente, o trabalho propõe trazer alguns fatores, por meio do estudo de Bianca Freire-Medeiros (2009), que contribuíram para que as favelas cariocas se tornassem ponto turístico, e consequentemente locais procurados para gravações desses vídeos. Logo após, é realizada uma contextualização histórica do estereótipo e turistificação da mulata por meio do poema Mulata Exportação de Elisa Lucinda, com o intuito de apontar como esse processo se construiu até os dias de hoje. Por fim, são realizadas análises discursivas e estéticas da representação da mulher negra, favelada e carioca nos videoclipes de Beautiful (2002), de Snoop Dogg e Pharrell Williams, e Vai Malandra (2017), de Anitta, Maejor e MC Zaac. Com os dados levantados foi percebido que estes corpos seguem sendo estereotipados, porém com novas roupagens e funções em uma ordem social, que deveria ser democrática, mas mantém intactas as relações de gênero, segundo a cor e a raça instituídas no período escravista.In recent years, Rio de Janeiro's favelas have frequently served as the backdrop for national and international music videos of various genres. With this motivation, this research aims to investigate why and how the representation of black women living in these spaces occurs. We begin this work by analyzing the consolidation of the music video (HOLZBACH, 2013) and how its racial aspect has played out in Brazil and beyond, in order to understand the context in which black women are situated. Furthermore, the research seeks to elucidate some factors, based on the study by Bianca Freire-Medeiros (2009), that contributed to turning Rio's favelas into tourist attractions, and consequently sought-after locations for video recordings. Subsequently, a historical contextualization of the stereotype and touristification of the "mulata" is conducted through Elisa Lucinda's poem "Mulata Exportação," aiming to highlight how this process has evolved to the present day. Finally, discursive and aesthetic analyses of the representation of black women from the favelas of Rio de Janeiro in the music videos of "Beautiful" (2002) by Snoop Dogg and Pharrell Williams, and "Vai Malandra" (2017) by Anitta, Maejor, and MC Zaac are performed. The gathered data reveal that these bodies continue to be stereotyped, albeit with new appearances and roles within a supposedly democratic social order that nonetheless maintains entrenched gender relations based on color and race established during the era of slavery.101 p.Holzbach, ArianeXavier, LucianaQueiroz, Tobiashttp://lattes.cnpq.br/9990941303141007Raphael, Izabel dos Anjos2024-07-11T14:25:44Z2024-07-11T14:25:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAPHAEL, Izabel dos Anjos. O estereótipo da mulata incorporado à mulher negra, favelada e carioca nos videoclipes. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33198Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-11T14:25:48Zoai:app.uff.br:1/33198Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:06.800806Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estereótipo da mulata incorporado à mulher negra, favelada e carioca nos videoclipes |
title |
O estereótipo da mulata incorporado à mulher negra, favelada e carioca nos videoclipes |
spellingShingle |
O estereótipo da mulata incorporado à mulher negra, favelada e carioca nos videoclipes Raphael, Izabel dos Anjos Representação Videoclipes Favela Raça Gênero Feminismo negro Interseccional Mulher negra Feminismo Representação social Representation Music videos Favela Race Gender Black feminism Intersectionality |
title_short |
O estereótipo da mulata incorporado à mulher negra, favelada e carioca nos videoclipes |
title_full |
O estereótipo da mulata incorporado à mulher negra, favelada e carioca nos videoclipes |
title_fullStr |
O estereótipo da mulata incorporado à mulher negra, favelada e carioca nos videoclipes |
title_full_unstemmed |
O estereótipo da mulata incorporado à mulher negra, favelada e carioca nos videoclipes |
title_sort |
O estereótipo da mulata incorporado à mulher negra, favelada e carioca nos videoclipes |
author |
Raphael, Izabel dos Anjos |
author_facet |
Raphael, Izabel dos Anjos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Holzbach, Ariane Xavier, Luciana Queiroz, Tobias http://lattes.cnpq.br/9990941303141007 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raphael, Izabel dos Anjos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação Videoclipes Favela Raça Gênero Feminismo negro Interseccional Mulher negra Feminismo Representação social Representation Music videos Favela Race Gender Black feminism Intersectionality |
topic |
Representação Videoclipes Favela Raça Gênero Feminismo negro Interseccional Mulher negra Feminismo Representação social Representation Music videos Favela Race Gender Black feminism Intersectionality |
description |
Nos últimos anos, as favelas cariocas têm sido utilizadas frequentemente como cenário em videoclipes nacionais e internacionais de diferentes gêneros musicais. Com essa motivação, a presente pesquisa tem como objetivo investigar por que e como acontece a representação das mulheres negras moradoras destes espaços. Iniciamos este trabalho analisando a consolidação do videoclipe (HOLZBACH, 2013) e como se deu sua relação racial no Brasil e fora dele, a fim de compreender o contexto no qual mulheres negras estão inseridas. Continuamente, o trabalho propõe trazer alguns fatores, por meio do estudo de Bianca Freire-Medeiros (2009), que contribuíram para que as favelas cariocas se tornassem ponto turístico, e consequentemente locais procurados para gravações desses vídeos. Logo após, é realizada uma contextualização histórica do estereótipo e turistificação da mulata por meio do poema Mulata Exportação de Elisa Lucinda, com o intuito de apontar como esse processo se construiu até os dias de hoje. Por fim, são realizadas análises discursivas e estéticas da representação da mulher negra, favelada e carioca nos videoclipes de Beautiful (2002), de Snoop Dogg e Pharrell Williams, e Vai Malandra (2017), de Anitta, Maejor e MC Zaac. Com os dados levantados foi percebido que estes corpos seguem sendo estereotipados, porém com novas roupagens e funções em uma ordem social, que deveria ser democrática, mas mantém intactas as relações de gênero, segundo a cor e a raça instituídas no período escravista. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-11T14:25:44Z 2024-07-11T14:25:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAPHAEL, Izabel dos Anjos. O estereótipo da mulata incorporado à mulher negra, favelada e carioca nos videoclipes. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. https://app.uff.br/riuff/handle/1/33198 Aluno de Mestrado |
identifier_str_mv |
RAPHAEL, Izabel dos Anjos. O estereótipo da mulata incorporado à mulher negra, favelada e carioca nos videoclipes. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823598303707136 |