Entre o quilombo e a cidade: trajetórias de individuação de jovens mulheres negras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Priscila da Cunha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30583
Resumo: BASTOS, Priscila da Cunha. Entre o quilombo e a cidade: trajetórias de individuação de jovens mulheres negras. Orientador: Paulo Cesar Rodrigues Carrano. Niterói-RJ/UFF, 13/05/2009. Dissertação (Mestrado em Educação), 105 páginas. Campo de Confluência: Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação; Linha de Pesquisa: Práticas Sociais e Educativas e Educação de Jovens e Adultos. O estudo em questão reflete sobre a trajetória de jovens mulheres negras quilombolas considerando os percursos de escolarização e trabalho de forma a oferecer elementos à compreensão das dimensões da vida das jovens rurais hoje frente à intensificação dos intercâmbios materiais e simbólicos entre cidade e campo. O dilema que tem acompanhado a vida de muitas dessas jovens se constrói a partir da escolha profissional, pois isto implica na decisão de ficar ou sair de sua rede de relação/ obrigação familiar. Esta escolha torna-se um fator relevante na construção de seus projetos de vida, uma vez que a ida para a cidade amplia suas redes de relações e traça novas possibilidades de inserção social. Observou-se que o movimento fluído e não definitivo de ir e vir das jovens pesquisadas entre a comunidade de origem e as cidades próximas é pautado pela precariedade e provisoriedade das condições de vida e trabalho na cidade e pelos recursos materiais e simbólicos que herdam e não se apresentam como suficientes para garantir uma entrada no mundo urbano compatível com o nível de escolarização que possuem. Utilizando categorias como projeto e campo de possibilidades, de Gilberto Velho, buscou-se compreender os processos de identização (Melucci e Martuccelli) e individuação em que as jovens estão inseridas nos seus percursos entre o quilombo e a cidade. O trabalho se baseia em observações e narrativas orais de três jovens moradoras do Quilombo São José da Serra, localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro. Suas dúvidas e conflitos nos permitem refletir sobre a relação entre tradição, território, processos de individuação e constituição da autonomia. A premissa de que a heterogeneidade das condições de vida e trabalho dos jovens que moram no campo configura formas de viver diferenciadas, constituindo experiências e identidades coletivas distintas, orienta as análises contidas neste estudo. A pesquisa inventariou marcos de suas trajetórias biográficas tentando perceber os projetos de vida que as jovens conformam e as relações entre mobilidade espacial e os processos de identização e individuação
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O dilema que tem acompanhado a vida de muitas dessas jovens se constrói a partir da escolha profissional, pois isto implica na decisão de ficar ou sair de sua rede de relação/ obrigação familiar. Esta escolha torna-se um fator relevante na construção de seus projetos de vida, uma vez que a ida para a cidade amplia suas redes de relações e traça novas possibilidades de inserção social. Observou-se que o movimento fluído e não definitivo de ir e vir das jovens pesquisadas entre a comunidade de origem e as cidades próximas é pautado pela precariedade e provisoriedade das condições de vida e trabalho na cidade e pelos recursos materiais e simbólicos que herdam e não se apresentam como suficientes para garantir uma entrada no mundo urbano compatível com o nível de escolarização que possuem. Utilizando categorias como projeto e campo de possibilidades, de Gilberto Velho, buscou-se compreender os processos de identização (Melucci e Martuccelli) e individuação em que as jovens estão inseridas nos seus percursos entre o quilombo e a cidade. O trabalho se baseia em observações e narrativas orais de três jovens moradoras do Quilombo São José da Serra, localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro. Suas dúvidas e conflitos nos permitem refletir sobre a relação entre tradição, território, processos de individuação e constituição da autonomia. A premissa de que a heterogeneidade das condições de vida e trabalho dos jovens que moram no campo configura formas de viver diferenciadas, constituindo experiências e identidades coletivas distintas, orienta as análises contidas neste estudo. A pesquisa inventariou marcos de suas trajetórias biográficas tentando perceber os projetos de vida que as jovens conformam e as relações entre mobilidade espacial e os processos de identização e individuaçãoBASTOS, Priscila da Cunha. Between the Quilombo and the City: Young Black Women’s Individuation Courses. Tutor: Paulo Cesar Rodrigues Carrano. Niterói-RJ/UFF, 13/05/2009. Dissertation (Masters in Education), 105 pages. Confluence area: Diversity, Social Inequality and Education; Line of study: Social and Educational Practices and Adult’s and Young adult’s education. The present study considered the education and work paths trailed by young black quilombola women, with the intent of providing comprehension of the dimensions of the lives of the young women from the rural areas nowadays, when they have to deal with the intensification of material and symbolic interchange between the city and the rural areas. The dilemma that has been haunting the lives of many of these women is based on their need to make a career choice, as it implicates having to decide between staying or leaving their family obligations and relations. This choice becomes a relevant factor in tracing their life projects, as the decision of going to the city widens their relationship nets, and brings new possibilities of social insertion. It was observed that the fluid and non-definitive coming and going of these young women between their home communities and the cities close by is based on the precarious and temporary life and work conditions in the city, and also because of the material and symbolic resources that they inherit, which are not sufficient do guarantee an entrance into the urban life compatible with their schooling levels. Making use of categories such as project and possibilities field, by Velho Gilberto, the intent is to understand the process of identization (Melucci e Martuccelli) in which the young women are involved during their course between the quilombo and the city. This dissertation is based on observations e stories of three young women who live in São José Quilombo, located in the back lands of Rio de Janeiro. Their doubts and conflicts allow us to reflect about the link between tradition, territory, individuation processes and the gaining of autonomy. The premise that heterogeneity of life and work conditions that the young people who live in the rural areas are subjected to configure differentiated ways of life constitutes distinct collective experiences and identities, orients the analyses in the present study. The research collected marcs of it’s biographic trajectory with the intent of realizing the life projects that the young quilombola women subjected to the study made, and the relations between space mobility and the individuation and identization processes102 p.Carrano, Paulo César Rodrigueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799707U5Oliveira, Iolanda dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790146Y5Castro, Elisa Guaraná dehttp://lattes.cnpq.br/2414343494751533http://lattes.cnpq.br/2260437808743268Bastos, Priscila da Cunha2023-09-25T19:27:21Z2023-09-25T19:27:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBASTOS, Priscila da Cunha. Entre o quilombo e a cidade: trajetórias de individuação de jovens mulheres negras. 2009. 102 f. 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