A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2025 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36617 |
Resumo: | O perfil imediatista dos jovens combinado com a falta de conhecimento financeiro e a influência da sociedade do consumo faz com que muitos tenham dificuldades em administrar seus gastos, contraindo dívidas com altos juros logo no início da vida adulta. Nessa idade também é o momento mais oportuno para que o indivíduo possa se informar sobre investimentos. Seja para a realização de um sonho de médio prazo ou um plano de previdência complementar, haja vista que mesmo investindo pequenas quantias mensalmente o resultado será satisfatório ao longo do tempo. É comum a Matemática Financeira ser explorada na educação básica apenas como um conteúdo específico de um determinado ano do ensino médio, ainda assim com questões pouco práticas. O objetivo deste trabalho é incentivar a educação financeira na escola, contribuindo para que o aluno esteja plenamente capacitado para o exercício da cidadania. Através da exploração de assuntos de ordem financeira nos conteúdos matemáticos do ensino fundamental e, em especial, do ensino médio. Ao mesmo tempo buscando despertar o interesse dos alunos pela Matemática, usando aspectos da educação financeira como facilitadores para que o aluno compreenda ou passe a ter uma percepção mais ampla da abrangência de conteúdos como progressões, potências, radicais e logaritmos. Bem como a relação entre progressões geométricas e funções exponenciais, mostrando o crescimento de dívidas e investimentos através de gráficos de funções. |
id |
UFF-2_19ddfb8ce667fc58f362eb6624f07ad6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/36617 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadaniaMatemática FinanceiraEducação FinanceiraCidadaniaMatemática financeiraFinanças pessoaisEnsino de MatemáticaMercado financeiroFinancial MathematicsFinancial EducationCitizenshipO perfil imediatista dos jovens combinado com a falta de conhecimento financeiro e a influência da sociedade do consumo faz com que muitos tenham dificuldades em administrar seus gastos, contraindo dívidas com altos juros logo no início da vida adulta. Nessa idade também é o momento mais oportuno para que o indivíduo possa se informar sobre investimentos. Seja para a realização de um sonho de médio prazo ou um plano de previdência complementar, haja vista que mesmo investindo pequenas quantias mensalmente o resultado será satisfatório ao longo do tempo. É comum a Matemática Financeira ser explorada na educação básica apenas como um conteúdo específico de um determinado ano do ensino médio, ainda assim com questões pouco práticas. O objetivo deste trabalho é incentivar a educação financeira na escola, contribuindo para que o aluno esteja plenamente capacitado para o exercício da cidadania. Através da exploração de assuntos de ordem financeira nos conteúdos matemáticos do ensino fundamental e, em especial, do ensino médio. Ao mesmo tempo buscando despertar o interesse dos alunos pela Matemática, usando aspectos da educação financeira como facilitadores para que o aluno compreenda ou passe a ter uma percepção mais ampla da abrangência de conteúdos como progressões, potências, radicais e logaritmos. Bem como a relação entre progressões geométricas e funções exponenciais, mostrando o crescimento de dívidas e investimentos através de gráficos de funções.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe impulsiveness of the youth combined with the lack of financial knowledge and the influence of consumer society, make it hard for them to manage their spending, especially causing them to incur in debts with high interest rates at the beginning of the adult life. It is very appropriate for someone at this early age to learn about investments, either for the realization of a dream of medium term or a supplementary pension plan. Given that even investing small amounts every month the result will be satisfactory over time. Usually, Financial Mathematics is explored in basic education only as a specific content of a given year of high school, yet with little practical issues. The aim of this study is to stimulate the financial education in the school, helping the student to fully qualify for the exercise of citizenship, through the exploration of issues of financial order in the mathematical content of basic education and, in particular, of the high school. At the same time, it seeks to arouse the interest of students in mathematics, using aspects of financial education as facilitators for the student to understand a broader perception of the scope of contents such as progressions, powers, radicals and logarithms, as well as the relationship between geometric progressions and exponential functions, showing the growth of debt and investments though graphs of functions.50 fSilva, Mario Olivero Marques dahttp://lattes.cnpq.br/0156389551221774Mello, Cristiane dehttp://lattes.cnpq.br/6183375000382666Cardim, Nancy de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5733965480640503Figueiredo, Luiz Manoel Silva dehttp://lattes.cnpq.br/0539590431446753Santo, Hudson Rodrigues do Espírito2025-02-17T17:20:40Z2025-02-17T17:20:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTO, Hudson Rodrigues do Espírito. A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania. 2016. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/36617CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2025-02-17T17:20:40Zoai:app.uff.br:1/36617Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202025-02-17T17:20:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania |
title |
A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania |
spellingShingle |
A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania Santo, Hudson Rodrigues do Espírito Matemática Financeira Educação Financeira Cidadania Matemática financeira Finanças pessoais Ensino de Matemática Mercado financeiro Financial Mathematics Financial Education Citizenship |
title_short |
A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania |
title_full |
A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania |
title_fullStr |
A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania |
title_full_unstemmed |
A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania |
title_sort |
A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania |
author |
Santo, Hudson Rodrigues do Espírito |
author_facet |
Santo, Hudson Rodrigues do Espírito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Mario Olivero Marques da http://lattes.cnpq.br/0156389551221774 Mello, Cristiane de http://lattes.cnpq.br/6183375000382666 Cardim, Nancy de Souza http://lattes.cnpq.br/5733965480640503 Figueiredo, Luiz Manoel Silva de http://lattes.cnpq.br/0539590431446753 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santo, Hudson Rodrigues do Espírito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Financeira Educação Financeira Cidadania Matemática financeira Finanças pessoais Ensino de Matemática Mercado financeiro Financial Mathematics Financial Education Citizenship |
topic |
Matemática Financeira Educação Financeira Cidadania Matemática financeira Finanças pessoais Ensino de Matemática Mercado financeiro Financial Mathematics Financial Education Citizenship |
description |
O perfil imediatista dos jovens combinado com a falta de conhecimento financeiro e a influência da sociedade do consumo faz com que muitos tenham dificuldades em administrar seus gastos, contraindo dívidas com altos juros logo no início da vida adulta. Nessa idade também é o momento mais oportuno para que o indivíduo possa se informar sobre investimentos. Seja para a realização de um sonho de médio prazo ou um plano de previdência complementar, haja vista que mesmo investindo pequenas quantias mensalmente o resultado será satisfatório ao longo do tempo. É comum a Matemática Financeira ser explorada na educação básica apenas como um conteúdo específico de um determinado ano do ensino médio, ainda assim com questões pouco práticas. O objetivo deste trabalho é incentivar a educação financeira na escola, contribuindo para que o aluno esteja plenamente capacitado para o exercício da cidadania. Através da exploração de assuntos de ordem financeira nos conteúdos matemáticos do ensino fundamental e, em especial, do ensino médio. Ao mesmo tempo buscando despertar o interesse dos alunos pela Matemática, usando aspectos da educação financeira como facilitadores para que o aluno compreenda ou passe a ter uma percepção mais ampla da abrangência de conteúdos como progressões, potências, radicais e logaritmos. Bem como a relação entre progressões geométricas e funções exponenciais, mostrando o crescimento de dívidas e investimentos através de gráficos de funções. |
publishDate |
2025 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2025-02-17T17:20:40Z 2025-02-17T17:20:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTO, Hudson Rodrigues do Espírito. A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania. 2016. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016. https://app.uff.br/riuff/handle/1/36617 |
identifier_str_mv |
SANTO, Hudson Rodrigues do Espírito. A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania. 2016. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/36617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1825433153558282240 |