A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo, Hudson Rodrigues do Espírito
Data de Publicação: 2025
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/36617
Resumo: O perfil imediatista dos jovens combinado com a falta de conhecimento financeiro e a influência da sociedade do consumo faz com que muitos tenham dificuldades em administrar seus gastos, contraindo dívidas com altos juros logo no início da vida adulta. Nessa idade também é o momento mais oportuno para que o indivíduo possa se informar sobre investimentos. Seja para a realização de um sonho de médio prazo ou um plano de previdência complementar, haja vista que mesmo investindo pequenas quantias mensalmente o resultado será satisfatório ao longo do tempo. É comum a Matemática Financeira ser explorada na educação básica apenas como um conteúdo específico de um determinado ano do ensino médio, ainda assim com questões pouco práticas. O objetivo deste trabalho é incentivar a educação financeira na escola, contribuindo para que o aluno esteja plenamente capacitado para o exercício da cidadania. Através da exploração de assuntos de ordem financeira nos conteúdos matemáticos do ensino fundamental e, em especial, do ensino médio. Ao mesmo tempo buscando despertar o interesse dos alunos pela Matemática, usando aspectos da educação financeira como facilitadores para que o aluno compreenda ou passe a ter uma percepção mais ampla da abrangência de conteúdos como progressões, potências, radicais e logaritmos. Bem como a relação entre progressões geométricas e funções exponenciais, mostrando o crescimento de dívidas e investimentos através de gráficos de funções.
id UFF-2_19ddfb8ce667fc58f362eb6624f07ad6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/36617
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadaniaMatemática FinanceiraEducação FinanceiraCidadaniaMatemática financeiraFinanças pessoaisEnsino de MatemáticaMercado financeiroFinancial MathematicsFinancial EducationCitizenshipO perfil imediatista dos jovens combinado com a falta de conhecimento financeiro e a influência da sociedade do consumo faz com que muitos tenham dificuldades em administrar seus gastos, contraindo dívidas com altos juros logo no início da vida adulta. Nessa idade também é o momento mais oportuno para que o indivíduo possa se informar sobre investimentos. Seja para a realização de um sonho de médio prazo ou um plano de previdência complementar, haja vista que mesmo investindo pequenas quantias mensalmente o resultado será satisfatório ao longo do tempo. É comum a Matemática Financeira ser explorada na educação básica apenas como um conteúdo específico de um determinado ano do ensino médio, ainda assim com questões pouco práticas. O objetivo deste trabalho é incentivar a educação financeira na escola, contribuindo para que o aluno esteja plenamente capacitado para o exercício da cidadania. Através da exploração de assuntos de ordem financeira nos conteúdos matemáticos do ensino fundamental e, em especial, do ensino médio. Ao mesmo tempo buscando despertar o interesse dos alunos pela Matemática, usando aspectos da educação financeira como facilitadores para que o aluno compreenda ou passe a ter uma percepção mais ampla da abrangência de conteúdos como progressões, potências, radicais e logaritmos. Bem como a relação entre progressões geométricas e funções exponenciais, mostrando o crescimento de dívidas e investimentos através de gráficos de funções.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe impulsiveness of the youth combined with the lack of financial knowledge and the influence of consumer society, make it hard for them to manage their spending, especially causing them to incur in debts with high interest rates at the beginning of the adult life. It is very appropriate for someone at this early age to learn about investments, either for the realization of a dream of medium term or a supplementary pension plan. Given that even investing small amounts every month the result will be satisfactory over time. Usually, Financial Mathematics is explored in basic education only as a specific content of a given year of high school, yet with little practical issues. The aim of this study is to stimulate the financial education in the school, helping the student to fully qualify for the exercise of citizenship, through the exploration of issues of financial order in the mathematical content of basic education and, in particular, of the high school. At the same time, it seeks to arouse the interest of students in mathematics, using aspects of financial education as facilitators for the student to understand a broader perception of the scope of contents such as progressions, powers, radicals and logarithms, as well as the relationship between geometric progressions and exponential functions, showing the growth of debt and investments though graphs of functions.50 fSilva, Mario Olivero Marques dahttp://lattes.cnpq.br/0156389551221774Mello, Cristiane dehttp://lattes.cnpq.br/6183375000382666Cardim, Nancy de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5733965480640503Figueiredo, Luiz Manoel Silva dehttp://lattes.cnpq.br/0539590431446753Santo, Hudson Rodrigues do Espírito2025-02-17T17:20:40Z2025-02-17T17:20:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTO, Hudson Rodrigues do Espírito. A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania. 2016. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/36617CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2025-02-17T17:20:40Zoai:app.uff.br:1/36617Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202025-02-17T17:20:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania
title A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania
spellingShingle A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania
Santo, Hudson Rodrigues do Espírito
Matemática Financeira
Educação Financeira
Cidadania
Matemática financeira
Finanças pessoais
Ensino de Matemática
Mercado financeiro
Financial Mathematics
Financial Education
Citizenship
title_short A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania
title_full A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania
title_fullStr A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania
title_full_unstemmed A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania
title_sort A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania
author Santo, Hudson Rodrigues do Espírito
author_facet Santo, Hudson Rodrigues do Espírito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mario Olivero Marques da
http://lattes.cnpq.br/0156389551221774
Mello, Cristiane de
http://lattes.cnpq.br/6183375000382666
Cardim, Nancy de Souza
http://lattes.cnpq.br/5733965480640503
Figueiredo, Luiz Manoel Silva de
http://lattes.cnpq.br/0539590431446753
dc.contributor.author.fl_str_mv Santo, Hudson Rodrigues do Espírito
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática Financeira
Educação Financeira
Cidadania
Matemática financeira
Finanças pessoais
Ensino de Matemática
Mercado financeiro
Financial Mathematics
Financial Education
Citizenship
topic Matemática Financeira
Educação Financeira
Cidadania
Matemática financeira
Finanças pessoais
Ensino de Matemática
Mercado financeiro
Financial Mathematics
Financial Education
Citizenship
description O perfil imediatista dos jovens combinado com a falta de conhecimento financeiro e a influência da sociedade do consumo faz com que muitos tenham dificuldades em administrar seus gastos, contraindo dívidas com altos juros logo no início da vida adulta. Nessa idade também é o momento mais oportuno para que o indivíduo possa se informar sobre investimentos. Seja para a realização de um sonho de médio prazo ou um plano de previdência complementar, haja vista que mesmo investindo pequenas quantias mensalmente o resultado será satisfatório ao longo do tempo. É comum a Matemática Financeira ser explorada na educação básica apenas como um conteúdo específico de um determinado ano do ensino médio, ainda assim com questões pouco práticas. O objetivo deste trabalho é incentivar a educação financeira na escola, contribuindo para que o aluno esteja plenamente capacitado para o exercício da cidadania. Através da exploração de assuntos de ordem financeira nos conteúdos matemáticos do ensino fundamental e, em especial, do ensino médio. Ao mesmo tempo buscando despertar o interesse dos alunos pela Matemática, usando aspectos da educação financeira como facilitadores para que o aluno compreenda ou passe a ter uma percepção mais ampla da abrangência de conteúdos como progressões, potências, radicais e logaritmos. Bem como a relação entre progressões geométricas e funções exponenciais, mostrando o crescimento de dívidas e investimentos através de gráficos de funções.
publishDate 2025
dc.date.none.fl_str_mv 2025-02-17T17:20:40Z
2025-02-17T17:20:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTO, Hudson Rodrigues do Espírito. A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania. 2016. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/36617
identifier_str_mv SANTO, Hudson Rodrigues do Espírito. A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania. 2016. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/36617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1825433153558282240