A pantomima do asfalto: Corpo vulnerável e espaço urbano na comédia de Buster Keaton

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Bruna Clementino
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33323
Resumo: Essencialmente moderno, o cinema nasce no contexto dos entretenimentos de massa hiper estimulantes da virada do século XIX para o XX. A ênfase conferida ao espetáculo se constituía como o esforço de atrair a atenção dos indivíduos das metrópoles, constantemente bombardeados pelos estímulos sensoriais, informações e potenciais perigos da cidade grande. Foi natural que o cinema das primeiras décadas do século XX incorporasse tal panorama, fosse ao compor representações da cidade em sua profusão de sons, imagens e fluxos; ao incorporar elementos espetaculares, surpreendentes ou inesperáveis, como a gag cômica do cinema slapstick, em seu fazer; ou por retratar nas telas os riscos que acometiam os corpos vulneráveis dos sujeitos urbanos, que agora se viam em contato constante e direto com máquinas e tecnologias modernas. No cinema de Buster Keaton, podem-se encontrar todos esses elementos. Através do slapstick, Keaton constrói um universo vibrante no qual o corpo, sempre em risco iminente, se move, se arrisca e se safa pela cidade, através das mais espetaculares acrobacias que desafiam e reinventam o espaço urbano.
id UFF-2_19edb011eece5b3bb4829642dca7bfa9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33323
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A pantomima do asfalto: Corpo vulnerável e espaço urbano na comédia de Buster KeatonCorpo vulnerávelModernidadeEspaço urbanoComédia slapstickBuster KeatonCinemaEspaço urbanoComédiaVulnerable bodyModernityUrban spaceSlapstick comedyBuster KeatonEssencialmente moderno, o cinema nasce no contexto dos entretenimentos de massa hiper estimulantes da virada do século XIX para o XX. A ênfase conferida ao espetáculo se constituía como o esforço de atrair a atenção dos indivíduos das metrópoles, constantemente bombardeados pelos estímulos sensoriais, informações e potenciais perigos da cidade grande. Foi natural que o cinema das primeiras décadas do século XX incorporasse tal panorama, fosse ao compor representações da cidade em sua profusão de sons, imagens e fluxos; ao incorporar elementos espetaculares, surpreendentes ou inesperáveis, como a gag cômica do cinema slapstick, em seu fazer; ou por retratar nas telas os riscos que acometiam os corpos vulneráveis dos sujeitos urbanos, que agora se viam em contato constante e direto com máquinas e tecnologias modernas. No cinema de Buster Keaton, podem-se encontrar todos esses elementos. Através do slapstick, Keaton constrói um universo vibrante no qual o corpo, sempre em risco iminente, se move, se arrisca e se safa pela cidade, através das mais espetaculares acrobacias que desafiam e reinventam o espaço urbano.Essentially modern, cinema was born into the context of the hyper stimulant mass entertainment that took place at the turn of the nineteenth century. The emphasis given to the spectacle related to the effort to draw the attention of the metropolis' residents, who were constantly bombarded by sensory stimulus, information and the potential dangers that the big city offered. It was natural for the films of the twentieth century’s first decades to incorporate that perspective, either by constructing representations of the city in its abundance of sounds, images and movements; by incorporating spectacular, surprising or unexpected elements, such as the gag in slapstick comedy, in its making; or by depicting on the screen all of the risk that landed upon the urban subject’s vulnerable body, who now was in constant direct contact with modern machinery and technologies. In Buster Keaton’s filmography we can find all of those elements. Through slapstick comedy, Keaton constructs a vibrant universe in which the physical body moves through the city, in and out of risk, while performing the most spectacular stunts that defy and reinvent the space that body inhabits.50 p.Bragança, Maurício deMonteiro, LúciaLarocca, Gianna GobboFonseca, Bruna Clementino2024-07-16T14:30:08Z2024-07-16T14:30:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFonseca, Bruna Clementino. A pantomima do asfalto: Corpo vulnerável e espaço urbano na comédia de Buster Keaton. 2020. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33323CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-16T14:30:12Zoai:app.uff.br:1/33323Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:01.273656Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A pantomima do asfalto: Corpo vulnerável e espaço urbano na comédia de Buster Keaton
title A pantomima do asfalto: Corpo vulnerável e espaço urbano na comédia de Buster Keaton
spellingShingle A pantomima do asfalto: Corpo vulnerável e espaço urbano na comédia de Buster Keaton
Fonseca, Bruna Clementino
Corpo vulnerável
Modernidade
Espaço urbano
Comédia slapstick
Buster Keaton
Cinema
Espaço urbano
Comédia
Vulnerable body
Modernity
Urban space
Slapstick comedy
Buster Keaton
title_short A pantomima do asfalto: Corpo vulnerável e espaço urbano na comédia de Buster Keaton
title_full A pantomima do asfalto: Corpo vulnerável e espaço urbano na comédia de Buster Keaton
title_fullStr A pantomima do asfalto: Corpo vulnerável e espaço urbano na comédia de Buster Keaton
title_full_unstemmed A pantomima do asfalto: Corpo vulnerável e espaço urbano na comédia de Buster Keaton
title_sort A pantomima do asfalto: Corpo vulnerável e espaço urbano na comédia de Buster Keaton
author Fonseca, Bruna Clementino
author_facet Fonseca, Bruna Clementino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bragança, Maurício de
Monteiro, Lúcia
Larocca, Gianna Gobbo
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Bruna Clementino
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo vulnerável
Modernidade
Espaço urbano
Comédia slapstick
Buster Keaton
Cinema
Espaço urbano
Comédia
Vulnerable body
Modernity
Urban space
Slapstick comedy
Buster Keaton
topic Corpo vulnerável
Modernidade
Espaço urbano
Comédia slapstick
Buster Keaton
Cinema
Espaço urbano
Comédia
Vulnerable body
Modernity
Urban space
Slapstick comedy
Buster Keaton
description Essencialmente moderno, o cinema nasce no contexto dos entretenimentos de massa hiper estimulantes da virada do século XIX para o XX. A ênfase conferida ao espetáculo se constituía como o esforço de atrair a atenção dos indivíduos das metrópoles, constantemente bombardeados pelos estímulos sensoriais, informações e potenciais perigos da cidade grande. Foi natural que o cinema das primeiras décadas do século XX incorporasse tal panorama, fosse ao compor representações da cidade em sua profusão de sons, imagens e fluxos; ao incorporar elementos espetaculares, surpreendentes ou inesperáveis, como a gag cômica do cinema slapstick, em seu fazer; ou por retratar nas telas os riscos que acometiam os corpos vulneráveis dos sujeitos urbanos, que agora se viam em contato constante e direto com máquinas e tecnologias modernas. No cinema de Buster Keaton, podem-se encontrar todos esses elementos. Através do slapstick, Keaton constrói um universo vibrante no qual o corpo, sempre em risco iminente, se move, se arrisca e se safa pela cidade, através das mais espetaculares acrobacias que desafiam e reinventam o espaço urbano.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-16T14:30:08Z
2024-07-16T14:30:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fonseca, Bruna Clementino. A pantomima do asfalto: Corpo vulnerável e espaço urbano na comédia de Buster Keaton. 2020. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33323
identifier_str_mv Fonseca, Bruna Clementino. A pantomima do asfalto: Corpo vulnerável e espaço urbano na comédia de Buster Keaton. 2020. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823687927595008