Estratégias de educação em saúde sobre medicamentos potencialmente perigosos aplicadas aos profissionais em um hospital federal do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Raphaela Siqueira Medeiros
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14383
Resumo: Grande parte dos medicamentos possui uma margem terapêutica segura, porém alguns podem gerar danos irreversíveis quando ocorre algum tipo de falha em sua utilização. Estes medicamentos são chamados de high-alert medications, high-harzard medications, ou medicamentos potencialmente perigosos (MPP). O objetivo deste trabalho foi desenvolver instrumentos para informar aos profissionais de saúde do Hospital Federal do Andaraí sobre a relevância da temática que envolve os MPP e o risco do uso indevido dos mesmos. Foi realizada busca ativa da lista de medicamentos potencialmente perigosos na unidade e preparou-se palestra e folder informativo sobre o tema, sendo aplicado também questionário com a finalidade de caracterizar os participantes da mesma, assim como obter informações basais sobre o conhecimento dos profissionais relativo ao tema MPP. Observou-se que o assunto não é conhecido pelos participantes deste estudo com a consistência necessária à considerá-los com domínio da temática, e que a promoção de estratégias educativas relacionados a MPP é uma importante intervenção a ser realizada no ambiente hospitalar
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