Minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31604 |
Resumo: | A cada dia a computação ganha mais importância na vida das pessoas, e está presente em quase todas as atividades humanas e em produtos e serviços. Por isso, é fundamental que todo cidadão possa usufruir do poder computacional para solucionar problemas do dia a dia e profissionais. Por isso, o presente trabalho propõe um minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básica. O minicurso foi dividido em seis aulas, sem carga horária estabelecida, para que cada unidade seja implementada de acordo com o ritmo e a carga das aulas. O curso utiliza inicialmente o pseudocódigo portugol e depois a linguagem de programação Python |
id |
UFF-2_1a67e4493918bdec0b1dff0685780e90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/31604 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básicaComputaçãoProgramaçãoEnsino médioAlgoritmosEducação básicaProgramação (Computação)Ensino-aprendizagemComputingProgrammingHigh schoolAlgorithmsA cada dia a computação ganha mais importância na vida das pessoas, e está presente em quase todas as atividades humanas e em produtos e serviços. Por isso, é fundamental que todo cidadão possa usufruir do poder computacional para solucionar problemas do dia a dia e profissionais. Por isso, o presente trabalho propõe um minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básica. O minicurso foi dividido em seis aulas, sem carga horária estabelecida, para que cada unidade seja implementada de acordo com o ritmo e a carga das aulas. O curso utiliza inicialmente o pseudocódigo portugol e depois a linguagem de programação PythonDaily, computing gains more importance in people's lives and is present in almost all human activities, products, and services. Therefore, it is fundamental that every citizen can take advantage of computational power to solve everyday and professional problems. Thus, the present work proposes an introduction minicourse to computational thinking for basic education students. It was divided into six classes, with no fixed time limit, so that each unit could be implemented according to the rhythm and load of the classes. The course initially uses the portugol pseudocode and later the Python programming language64 p.Martins, Simone de LimaMartins, Carlos BazilioSoares, Safira Aquino GomesPereira, Igor Novaes2023-12-20T18:31:33Z2023-12-20T18:31:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOARES, Safira Aquino Gomes; PEREIRA, Igor Novaes. Minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básica. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31604CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-20T18:31:37Zoai:app.uff.br:1/31604Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:48.082278Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básica |
title |
Minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básica |
spellingShingle |
Minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básica Soares, Safira Aquino Gomes Computação Programação Ensino médio Algoritmos Educação básica Programação (Computação) Ensino-aprendizagem Computing Programming High school Algorithms |
title_short |
Minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básica |
title_full |
Minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básica |
title_fullStr |
Minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básica |
title_full_unstemmed |
Minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básica |
title_sort |
Minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básica |
author |
Soares, Safira Aquino Gomes |
author_facet |
Soares, Safira Aquino Gomes Pereira, Igor Novaes |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Igor Novaes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Simone de Lima Martins, Carlos Bazilio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Safira Aquino Gomes Pereira, Igor Novaes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computação Programação Ensino médio Algoritmos Educação básica Programação (Computação) Ensino-aprendizagem Computing Programming High school Algorithms |
topic |
Computação Programação Ensino médio Algoritmos Educação básica Programação (Computação) Ensino-aprendizagem Computing Programming High school Algorithms |
description |
A cada dia a computação ganha mais importância na vida das pessoas, e está presente em quase todas as atividades humanas e em produtos e serviços. Por isso, é fundamental que todo cidadão possa usufruir do poder computacional para solucionar problemas do dia a dia e profissionais. Por isso, o presente trabalho propõe um minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básica. O minicurso foi dividido em seis aulas, sem carga horária estabelecida, para que cada unidade seja implementada de acordo com o ritmo e a carga das aulas. O curso utiliza inicialmente o pseudocódigo portugol e depois a linguagem de programação Python |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20T18:31:33Z 2023-12-20T18:31:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, Safira Aquino Gomes; PEREIRA, Igor Novaes. Minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básica. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/31604 |
identifier_str_mv |
SOARES, Safira Aquino Gomes; PEREIRA, Igor Novaes. Minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básica. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823562904829952 |