Economia comportamental e o caso do mercado de automóveis de luxo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SEVERIANO, MARIA EDUARDA DE SOUSA
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28357
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir o consumo de luxo com ênfase na Teoria Comportamental e sua aplicação na análise do mercado de automóveis de luxo no Brasil. Do ponto de vista do consumidor, os bens de luxo fazem despertar desejos e admiração. Os consumidores de bens de luxo são influenciados por fatores psicológicos ou físicos, na busca pela satisfação, sobretudo, de necessidades psicológicas, simbolizando um certo padrão de consumo, uma classe social específica ou comunicando uma imagem de si mesmos. Por outras palavras, o consumo de produtos de marcas de luxo caracteriza-se por um comportamento de compra que vai ao encontro à satisfação de significados simbólicos, sendo a maior ênfase atribuída à imagem de marca social. No caso do Brasil, a despeito da significativa desigualdade de renda existente no país, observa-se um contingente expressivo da população com poder de compra para adquirir bens de luxo, dentre eles automóveis requintados. A implantação de duas montadoras de veículos de luxo no Brasil nos anos 2010, a saber, BMW e Land Rover, indica o potencial de crescimento deste segmento de mercado e confirma as teorias no sentido de que o diferencial positivo na renda é determinante para a expansão do mercado de luxo no país.
id UFF-2_1abc9640f39ffe4107d04c9701b6a402
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28357
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Economia comportamental e o caso do mercado de automóveis de luxo no BrasilConsumo de bens de LuxoTeoria ComportamentalMercado de automóveis de luxo no BrasilO objetivo deste trabalho é discutir o consumo de luxo com ênfase na Teoria Comportamental e sua aplicação na análise do mercado de automóveis de luxo no Brasil. Do ponto de vista do consumidor, os bens de luxo fazem despertar desejos e admiração. Os consumidores de bens de luxo são influenciados por fatores psicológicos ou físicos, na busca pela satisfação, sobretudo, de necessidades psicológicas, simbolizando um certo padrão de consumo, uma classe social específica ou comunicando uma imagem de si mesmos. Por outras palavras, o consumo de produtos de marcas de luxo caracteriza-se por um comportamento de compra que vai ao encontro à satisfação de significados simbólicos, sendo a maior ênfase atribuída à imagem de marca social. No caso do Brasil, a despeito da significativa desigualdade de renda existente no país, observa-se um contingente expressivo da população com poder de compra para adquirir bens de luxo, dentre eles automóveis requintados. A implantação de duas montadoras de veículos de luxo no Brasil nos anos 2010, a saber, BMW e Land Rover, indica o potencial de crescimento deste segmento de mercado e confirma as teorias no sentido de que o diferencial positivo na renda é determinante para a expansão do mercado de luxo no país.Silva, Roberto Cezar Rosendo Saraiva daBastos, Patrícia de Melo AbritaNey, Vanuza da Silva PereiraSEVERIANO, MARIA EDUARDA DE SOUSA2023-03-27T14:27:05Z2023-03-27T14:27:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28357CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-27T14:27:08Zoai:app.uff.br:1/28357Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-27T14:27:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Economia comportamental e o caso do mercado de automóveis de luxo no Brasil
title Economia comportamental e o caso do mercado de automóveis de luxo no Brasil
spellingShingle Economia comportamental e o caso do mercado de automóveis de luxo no Brasil
SEVERIANO, MARIA EDUARDA DE SOUSA
Consumo de bens de Luxo
Teoria Comportamental
Mercado de automóveis de luxo no Brasil
title_short Economia comportamental e o caso do mercado de automóveis de luxo no Brasil
title_full Economia comportamental e o caso do mercado de automóveis de luxo no Brasil
title_fullStr Economia comportamental e o caso do mercado de automóveis de luxo no Brasil
title_full_unstemmed Economia comportamental e o caso do mercado de automóveis de luxo no Brasil
title_sort Economia comportamental e o caso do mercado de automóveis de luxo no Brasil
author SEVERIANO, MARIA EDUARDA DE SOUSA
author_facet SEVERIANO, MARIA EDUARDA DE SOUSA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Roberto Cezar Rosendo Saraiva da
Bastos, Patrícia de Melo Abrita
Ney, Vanuza da Silva Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv SEVERIANO, MARIA EDUARDA DE SOUSA
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo de bens de Luxo
Teoria Comportamental
Mercado de automóveis de luxo no Brasil
topic Consumo de bens de Luxo
Teoria Comportamental
Mercado de automóveis de luxo no Brasil
description O objetivo deste trabalho é discutir o consumo de luxo com ênfase na Teoria Comportamental e sua aplicação na análise do mercado de automóveis de luxo no Brasil. Do ponto de vista do consumidor, os bens de luxo fazem despertar desejos e admiração. Os consumidores de bens de luxo são influenciados por fatores psicológicos ou físicos, na busca pela satisfação, sobretudo, de necessidades psicológicas, simbolizando um certo padrão de consumo, uma classe social específica ou comunicando uma imagem de si mesmos. Por outras palavras, o consumo de produtos de marcas de luxo caracteriza-se por um comportamento de compra que vai ao encontro à satisfação de significados simbólicos, sendo a maior ênfase atribuída à imagem de marca social. No caso do Brasil, a despeito da significativa desigualdade de renda existente no país, observa-se um contingente expressivo da população com poder de compra para adquirir bens de luxo, dentre eles automóveis requintados. A implantação de duas montadoras de veículos de luxo no Brasil nos anos 2010, a saber, BMW e Land Rover, indica o potencial de crescimento deste segmento de mercado e confirma as teorias no sentido de que o diferencial positivo na renda é determinante para a expansão do mercado de luxo no país.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-27T14:27:05Z
2023-03-27T14:27:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/28357
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135298979659776