Utilização de um recurso didático lúdico para a construção de saberes significativos por alunos do Ensino Fundamental, anos finais, sobre os artrópodes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Derliane Duarte
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34774
Resumo: O desinteresse dos alunos pelo conteúdo de ciências está relacionado, dentre outras coisas, à dificuldade de compreensão do tema e dos nomes científicos utilizados pelos professores em sala de aula. Para facilitar o entendimento desta temática, a utilização de um recurso didático pode ser o caminho para o conhecimento de um tema antes não compreendido, como o filo Arthropoda. Assim, esse trabalho teve como questão investigativa como um recurso didático lúdico pode contribuir para o aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental, Anos Finais sobre os artrópodes. Dessa forma, foram analisados os conhecimentos prévios dos alunos a respeito desses animais, construção e utilização de um jogo didático para aquisição de conhecimento e análises do aprendizado adquirido sobre os artrópodes. O trabalho foi realizado em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se a metodologia dos três momentos pedagógicos: um questionário para investigar o conhecimento prévio dos alunos, um jogo didático de baixo custo para organizar o conhecimento, e outro questionário para avaliar a aplicação do conhecimento. A investigação inicial demonstrou que os alunos tinham poucos conhecimentos prévios sobre este filo. O recurso didático lúdico contribuiu para facilitar o aprendizado das características morfológicas, importância e representantes do filo Arthropoda. A análise das respostas ao final do trabalho, permitiu concluir que os alunos gostaram do material apresentado e que a utilização do recurso didático lúdico contribuiu para aquisição de novos conhecimentos sobre os artrópodes.
id UFF-2_1b58a06d4cb86c626269c3d77b888572
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34774
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Utilização de um recurso didático lúdico para a construção de saberes significativos por alunos do Ensino Fundamental, anos finais, sobre os artrópodesJogo da MemóriaArthropodaSanto Antônio de PáduaMemory gameArthropodsSanto Antônio de PáduaO desinteresse dos alunos pelo conteúdo de ciências está relacionado, dentre outras coisas, à dificuldade de compreensão do tema e dos nomes científicos utilizados pelos professores em sala de aula. Para facilitar o entendimento desta temática, a utilização de um recurso didático pode ser o caminho para o conhecimento de um tema antes não compreendido, como o filo Arthropoda. Assim, esse trabalho teve como questão investigativa como um recurso didático lúdico pode contribuir para o aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental, Anos Finais sobre os artrópodes. Dessa forma, foram analisados os conhecimentos prévios dos alunos a respeito desses animais, construção e utilização de um jogo didático para aquisição de conhecimento e análises do aprendizado adquirido sobre os artrópodes. O trabalho foi realizado em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se a metodologia dos três momentos pedagógicos: um questionário para investigar o conhecimento prévio dos alunos, um jogo didático de baixo custo para organizar o conhecimento, e outro questionário para avaliar a aplicação do conhecimento. A investigação inicial demonstrou que os alunos tinham poucos conhecimentos prévios sobre este filo. O recurso didático lúdico contribuiu para facilitar o aprendizado das características morfológicas, importância e representantes do filo Arthropoda. A análise das respostas ao final do trabalho, permitiu concluir que os alunos gostaram do material apresentado e que a utilização do recurso didático lúdico contribuiu para aquisição de novos conhecimentos sobre os artrópodes.The disinterest of the students in the contents of science is related, among other things, to the difficulty comprehending the theme and the scientific names used by the teachers in the classroom. To facilitate this thematic understanding, the usage of a didactic recourse may be the pathway for the knowledge before not understood, like the Philo Arthropoda. In this way, this work had an investigative question of how a ludic didactic resource may contribute to the learning of the students from Elementary School, Last Years about Arthropods. In this way, the student’s previous knowledge about these animals, construction, and usage of a didactic game for knowledge acquisition and the learning analysis acquired about the arthropods. This work was made in the 8th grade of Elementary School. The methodology used was the three pedagogical moments: a questionnaire to investigate the students’ previous knowledge, a low-cost didactic card game to organize the knowledge, and another questionnaire to evaluate the knowledge application. The initial investigation demonstrated that the students had little previous knowledge about Philo. The didactic resource contributed to make easier the learning of the morphologic characteristics, importance, and representants of the Philo Arthropod. The analysis of the answers at the end of this work allowed conclude that the students liked the material and the usage of a ludic didactic recourse to the acquisition of new knowledge about Arthropods.54 f.Almeida, Marcelo Nocelle deMendes, Derliane Duarte2024-09-23T17:23:47Z2024-09-23T17:23:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34774CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-09-23T17:23:51Zoai:app.uff.br:1/34774Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-09-23T17:23:51Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de um recurso didático lúdico para a construção de saberes significativos por alunos do Ensino Fundamental, anos finais, sobre os artrópodes
title Utilização de um recurso didático lúdico para a construção de saberes significativos por alunos do Ensino Fundamental, anos finais, sobre os artrópodes
spellingShingle Utilização de um recurso didático lúdico para a construção de saberes significativos por alunos do Ensino Fundamental, anos finais, sobre os artrópodes
Mendes, Derliane Duarte
Jogo da Memória
Arthropoda
Santo Antônio de Pádua
Memory game
Arthropods
Santo Antônio de Pádua
title_short Utilização de um recurso didático lúdico para a construção de saberes significativos por alunos do Ensino Fundamental, anos finais, sobre os artrópodes
title_full Utilização de um recurso didático lúdico para a construção de saberes significativos por alunos do Ensino Fundamental, anos finais, sobre os artrópodes
title_fullStr Utilização de um recurso didático lúdico para a construção de saberes significativos por alunos do Ensino Fundamental, anos finais, sobre os artrópodes
title_full_unstemmed Utilização de um recurso didático lúdico para a construção de saberes significativos por alunos do Ensino Fundamental, anos finais, sobre os artrópodes
title_sort Utilização de um recurso didático lúdico para a construção de saberes significativos por alunos do Ensino Fundamental, anos finais, sobre os artrópodes
author Mendes, Derliane Duarte
author_facet Mendes, Derliane Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Marcelo Nocelle de
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Derliane Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo da Memória
Arthropoda
Santo Antônio de Pádua
Memory game
Arthropods
Santo Antônio de Pádua
topic Jogo da Memória
Arthropoda
Santo Antônio de Pádua
Memory game
Arthropods
Santo Antônio de Pádua
description O desinteresse dos alunos pelo conteúdo de ciências está relacionado, dentre outras coisas, à dificuldade de compreensão do tema e dos nomes científicos utilizados pelos professores em sala de aula. Para facilitar o entendimento desta temática, a utilização de um recurso didático pode ser o caminho para o conhecimento de um tema antes não compreendido, como o filo Arthropoda. Assim, esse trabalho teve como questão investigativa como um recurso didático lúdico pode contribuir para o aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental, Anos Finais sobre os artrópodes. Dessa forma, foram analisados os conhecimentos prévios dos alunos a respeito desses animais, construção e utilização de um jogo didático para aquisição de conhecimento e análises do aprendizado adquirido sobre os artrópodes. O trabalho foi realizado em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se a metodologia dos três momentos pedagógicos: um questionário para investigar o conhecimento prévio dos alunos, um jogo didático de baixo custo para organizar o conhecimento, e outro questionário para avaliar a aplicação do conhecimento. A investigação inicial demonstrou que os alunos tinham poucos conhecimentos prévios sobre este filo. O recurso didático lúdico contribuiu para facilitar o aprendizado das características morfológicas, importância e representantes do filo Arthropoda. A análise das respostas ao final do trabalho, permitiu concluir que os alunos gostaram do material apresentado e que a utilização do recurso didático lúdico contribuiu para aquisição de novos conhecimentos sobre os artrópodes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-23T17:23:47Z
2024-09-23T17:23:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/34774
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823553581940736