Da estrutura e da formação dos negócios jurídicos um debate entre Pontes de Miranda e Emílio Betti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ermano, Caroline Garcia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22533
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a estrutura do negócio jurídico, mais precisamente sobre os elementos de sua formação. O tema será analisado nas teorias de Pontes de Miranda e de Emílio Betti, de forma mais aprofundada. O desenvolvimento se deu a partir de pesquisa bibliográfica, em obras de diversos autores civilistas, dentre eles os citados. Inicialmente, reporta-se ao conceito de negócio jurídico e as teorias que explicam a vontade na formação do mesmo. Em sequência, demonstra-se a dissonância doutrinária acerca da formação do negócio e seus elementos estruturais. Adiante, principal objetivo do presente, expõe-se o pensamento de Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, autor cuja teoria ganhou maior receptividade na civilística brasileira e, após, a teoria de Emílio Betti, jurista italiano e precursor da teoria preceptiva do negócio, a qual é apresentada aqui como um contraponto e uma segunda forma compreensiva sobre a formação do negócio jurídico. O resultado é a demonstração de duas concepções distintas acerca da estrutura do negócio jurídico, encontrando nas duas teorias seus aspectos diferentes sobre o instituto.
id UFF-2_1b929a986cb1f0048e9d77ad642e8d33
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22533
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Da estrutura e da formação dos negócios jurídicos um debate entre Pontes de Miranda e Emílio BettiNegócio jurídicoEstruturaFormaçãoExistênciaElementos essenciaisAto JurídicoMiranda, Pontes deBetti, EmilioO presente trabalho tem como objeto de estudo a estrutura do negócio jurídico, mais precisamente sobre os elementos de sua formação. O tema será analisado nas teorias de Pontes de Miranda e de Emílio Betti, de forma mais aprofundada. O desenvolvimento se deu a partir de pesquisa bibliográfica, em obras de diversos autores civilistas, dentre eles os citados. Inicialmente, reporta-se ao conceito de negócio jurídico e as teorias que explicam a vontade na formação do mesmo. Em sequência, demonstra-se a dissonância doutrinária acerca da formação do negócio e seus elementos estruturais. Adiante, principal objetivo do presente, expõe-se o pensamento de Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, autor cuja teoria ganhou maior receptividade na civilística brasileira e, após, a teoria de Emílio Betti, jurista italiano e precursor da teoria preceptiva do negócio, a qual é apresentada aqui como um contraponto e uma segunda forma compreensiva sobre a formação do negócio jurídico. O resultado é a demonstração de duas concepções distintas acerca da estrutura do negócio jurídico, encontrando nas duas teorias seus aspectos diferentes sobre o instituto.Lopes Junior, Dalmir JoséMonteiro, Matheus Vidal GomesCardoso, Patrícia SilvaErmano, Caroline Garcia2021-07-12T19:24:55Z2021-07-12T19:24:55Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfHERMANO, Caroline Garcia. Da estrutura e da formação dos negócios jurídicos um debate entre Pontes de Miranda e Emílio Betti. 2017. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22533Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-09T00:16:14Zoai:app.uff.br:1/22533Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-09T00:16:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Da estrutura e da formação dos negócios jurídicos um debate entre Pontes de Miranda e Emílio Betti
title Da estrutura e da formação dos negócios jurídicos um debate entre Pontes de Miranda e Emílio Betti
spellingShingle Da estrutura e da formação dos negócios jurídicos um debate entre Pontes de Miranda e Emílio Betti
Ermano, Caroline Garcia
Negócio jurídico
Estrutura
Formação
Existência
Elementos essenciais
Ato Jurídico
Miranda, Pontes de
Betti, Emilio
title_short Da estrutura e da formação dos negócios jurídicos um debate entre Pontes de Miranda e Emílio Betti
title_full Da estrutura e da formação dos negócios jurídicos um debate entre Pontes de Miranda e Emílio Betti
title_fullStr Da estrutura e da formação dos negócios jurídicos um debate entre Pontes de Miranda e Emílio Betti
title_full_unstemmed Da estrutura e da formação dos negócios jurídicos um debate entre Pontes de Miranda e Emílio Betti
title_sort Da estrutura e da formação dos negócios jurídicos um debate entre Pontes de Miranda e Emílio Betti
author Ermano, Caroline Garcia
author_facet Ermano, Caroline Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes Junior, Dalmir José
Monteiro, Matheus Vidal Gomes
Cardoso, Patrícia Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Ermano, Caroline Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Negócio jurídico
Estrutura
Formação
Existência
Elementos essenciais
Ato Jurídico
Miranda, Pontes de
Betti, Emilio
topic Negócio jurídico
Estrutura
Formação
Existência
Elementos essenciais
Ato Jurídico
Miranda, Pontes de
Betti, Emilio
description O presente trabalho tem como objeto de estudo a estrutura do negócio jurídico, mais precisamente sobre os elementos de sua formação. O tema será analisado nas teorias de Pontes de Miranda e de Emílio Betti, de forma mais aprofundada. O desenvolvimento se deu a partir de pesquisa bibliográfica, em obras de diversos autores civilistas, dentre eles os citados. Inicialmente, reporta-se ao conceito de negócio jurídico e as teorias que explicam a vontade na formação do mesmo. Em sequência, demonstra-se a dissonância doutrinária acerca da formação do negócio e seus elementos estruturais. Adiante, principal objetivo do presente, expõe-se o pensamento de Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, autor cuja teoria ganhou maior receptividade na civilística brasileira e, após, a teoria de Emílio Betti, jurista italiano e precursor da teoria preceptiva do negócio, a qual é apresentada aqui como um contraponto e uma segunda forma compreensiva sobre a formação do negócio jurídico. O resultado é a demonstração de duas concepções distintas acerca da estrutura do negócio jurídico, encontrando nas duas teorias seus aspectos diferentes sobre o instituto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-07-12T19:24:55Z
2021-07-12T19:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HERMANO, Caroline Garcia. Da estrutura e da formação dos negócios jurídicos um debate entre Pontes de Miranda e Emílio Betti. 2017. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22533
Aluno de Graduação
identifier_str_mv HERMANO, Caroline Garcia. Da estrutura e da formação dos negócios jurídicos um debate entre Pontes de Miranda e Emílio Betti. 2017. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2017.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838765084835840