Políticas públicas de segurança do estado do Rio de Janeiro (2003-2010)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13295 |
Resumo: | Este trabalho se insere no contexto do estudo das políticas públicas de segurança no Brasil. Analisando esse tema sob a ótica da Ciência Política, focamos aqui as políticas de segurança pública no estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de verificar a premência do planejamento das ações públicas e sua avaliação ao longo do tempo. Para tal, compararemos dois governos distintos, o de Rosinha Matheus (de 2003 a 2006) e o de Sérgio Cabral (de 2007 a 2010), tanto no que se refere a seus desenhos institucionais como à proposição e execução de suas políticas públicas de segurança. Como fonte de dados, usaremos a produção documental do Legislativo e do Executivo estaduais de ambas as legislaturas. Num segundo momento, os resultados obtidos por essas políticas serão comparados, levando em consideração alguns indicadores criminais escolhidos, vistos aqui como proxy da realidade social. No geral, foram encontrados resultados positivos em direção à redução da criminalidade no segundo governo quando comparado com o primeiro. Entretanto, ambos demonstram baixas capacidades institucionais de manter seus bons resultados ao longo do tempo, carecendo de planejamento de suas ações e posterior avaliação do que foi alcançado |
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Políticas públicas de segurança do estado do Rio de Janeiro (2003-2010)Políticas públicas de segurançaRio de JaneiroPlanejamento e avaliação de políticas públicasGoverno Rosinha MatheusGoverno Sérgio CabralPolítica públicaSegurança públicaRio de JaneiroBrasilPublic security policiesRio de JaneiroPlanning and evaluation of public policiesRosinha Matheus governmentSérgio Cabral governmentEste trabalho se insere no contexto do estudo das políticas públicas de segurança no Brasil. Analisando esse tema sob a ótica da Ciência Política, focamos aqui as políticas de segurança pública no estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de verificar a premência do planejamento das ações públicas e sua avaliação ao longo do tempo. Para tal, compararemos dois governos distintos, o de Rosinha Matheus (de 2003 a 2006) e o de Sérgio Cabral (de 2007 a 2010), tanto no que se refere a seus desenhos institucionais como à proposição e execução de suas políticas públicas de segurança. Como fonte de dados, usaremos a produção documental do Legislativo e do Executivo estaduais de ambas as legislaturas. Num segundo momento, os resultados obtidos por essas políticas serão comparados, levando em consideração alguns indicadores criminais escolhidos, vistos aqui como proxy da realidade social. No geral, foram encontrados resultados positivos em direção à redução da criminalidade no segundo governo quando comparado com o primeiro. Entretanto, ambos demonstram baixas capacidades institucionais de manter seus bons resultados ao longo do tempo, carecendo de planejamento de suas ações e posterior avaliação do que foi alcançadoThis work’s context is the study of public security policies in Brazil. Analyzing this issue from the Political Science perspective, our focus here is the public security policies in the state of Rio de Janeiro, aiming to verify the urgency of planning public actions and their evaluation over time. To this end, two distinct state governments will be compared, that of Rosinha Matheus (2003-2006) and of Sérgio Cabral (2007-2010), both in terms of their institutional designs and of the proposition and execution of their public security policies. Our source will be the documents produced by the Legislative and Executive of both state legislatures. Secondly, the results of these policies will be compared, taking into consideration some chosen criminal indicators, seen here as a proxy of social reality. Overall, positive results were found towards reducing crime during the second period analyzed here when compared to the first one. However, both show low institutional capacity to maintain its good achievements over time, lacking planning their actions and subsequent evaluation of their results265fSilva, Ari de AbreuSerra, Carlos Henrique AguiarHonorato, CezarRibeiro, Paulo Jorge da SilvaAzevedo, Ana Luisa VieiraBarros, Vanessa Campagnac da Silva2020-04-14T13:48:25Z2020-04-14T13:48:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13295openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-22T16:35:14Zoai:app.uff.br:1/13295Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:11.415330Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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