Aplicação do método gráfico das coordenadas de Pierre Lucie em uma aula de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Fábio Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4699
Resumo: Esta dissertação apresenta um produto educacional que visa à aplicação do método gráfico das coordenadas criado pelo professor de física Pierre Henri Lucie em uma aula sobre lentes delgadas esféricas de ensino médio, em alternativa ao método geométrico usado na obtenção da equação dos pontos conjugados. A aula está fundamentada nas teorias da aprendizagem significativa e no uso das tecnologias de informação e comunicação com o intuito de introduzir o tópico de forma mais dinâmica. Através da aplicação de um roteiro para o estudante, revisamos o conteúdo de formação de imagens em uma lente convergente utilizando o banco óptico virtual do aplicativo PhET para conectar o novo conteúdo com elementos já conhecidos pelos estudantes, ou seja, os chamados subsunsores. Na etapa seguinte, os alunos usam o software gratuito GeoGebra ou o papel milimetrado juntamente com os pontos obtidos no PhET e, desta forma, constroem a relação que leva a equação dos pontos conjugados de Gauss através do método gráfico das coordenadas. Como uma etapa complementar, um questionário é utilizado para que o aluno possa demonstrar se o conteúdo foi assimilado através desta atividade. Além disso, o relato das atividades realizadas e o depoimento de um professor mostraram o entusiasmo dos alunos assim como o interesse em utilizar as ferramentas disponibilizadas para concluir o trabalho proposto. Portanto, é possível concluir que o trabalho descrito nesta dissertação não só auxiliou na introdução do tópico, mas também levou a uma melhoria na inserção do na inserção do assunto em sala de aula
id UFF-2_1c52d7a423b5fa076dad839e24884ff7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4699
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aplicação do método gráfico das coordenadas de Pierre Lucie em uma aula de ensino médioEnsino de físicaMétodo gráfico das coordenadasEquação dos pontos conjugadosEnsino de físicaEnsino médioAprendizagem significativaMétodo gráfico das coordenadasEquação dos pontos conjugadosPhysics teachingGraphic method of coordinatesEquation of conjugated pointsEsta dissertação apresenta um produto educacional que visa à aplicação do método gráfico das coordenadas criado pelo professor de física Pierre Henri Lucie em uma aula sobre lentes delgadas esféricas de ensino médio, em alternativa ao método geométrico usado na obtenção da equação dos pontos conjugados. A aula está fundamentada nas teorias da aprendizagem significativa e no uso das tecnologias de informação e comunicação com o intuito de introduzir o tópico de forma mais dinâmica. Através da aplicação de um roteiro para o estudante, revisamos o conteúdo de formação de imagens em uma lente convergente utilizando o banco óptico virtual do aplicativo PhET para conectar o novo conteúdo com elementos já conhecidos pelos estudantes, ou seja, os chamados subsunsores. Na etapa seguinte, os alunos usam o software gratuito GeoGebra ou o papel milimetrado juntamente com os pontos obtidos no PhET e, desta forma, constroem a relação que leva a equação dos pontos conjugados de Gauss através do método gráfico das coordenadas. Como uma etapa complementar, um questionário é utilizado para que o aluno possa demonstrar se o conteúdo foi assimilado através desta atividade. Além disso, o relato das atividades realizadas e o depoimento de um professor mostraram o entusiasmo dos alunos assim como o interesse em utilizar as ferramentas disponibilizadas para concluir o trabalho proposto. Portanto, é possível concluir que o trabalho descrito nesta dissertação não só auxiliou na introdução do tópico, mas também levou a uma melhoria na inserção do na inserção do assunto em sala de aulaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation presents an educational product that aims to apply the graphical method of coordinates created by professor of physics Pierre Henri Lucie in a high school class upon spherical thin lenses as an alternative to the geometrical method used to obtain the equation of conjugate points. The class is based on the theories of meaningful learning and the use of information and communication technologies in order to introduce the topic in a dynamic way. By applying a class script for the student, we reviewed the content of image formation for a converging lens by using the virtual optical bench of the PhET application to connect the new content with elements already known by the students, i.e., the so-called subsunsores. At the next stage, the students use the free software, known as GeoGebra, or the graph paper with the points obtained in the PhET in order to get a relation that leads to the equation of conjugate points of Gauss by applying the graphical method of coordinates. As a complementary step, a questionnaire is used to confirm that the content was assimilated by the students through this activity. Furthermore, activity’s report and the testimony of a teacher showed the students' enthusiasm as well as the interest in using the tools available to complete the proposed assignment. Therefore, it is possible to conclude that the work described in this thesis not only improved the introduction of the topic, but also led to an improvement of the subject insertion in the classroomCarvalho, Silvânia Alves deTort, Alexandre CarlosBemfeito, Ana Paula DamatoHuguenin, José Augusto OliveiraBarroso, Fábio Ferreira2017-09-27T22:43:12Z2017-09-27T22:43:12Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4699Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T18:14:36Zoai:app.uff.br:1/4699Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:12.881866Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do método gráfico das coordenadas de Pierre Lucie em uma aula de ensino médio
title Aplicação do método gráfico das coordenadas de Pierre Lucie em uma aula de ensino médio
spellingShingle Aplicação do método gráfico das coordenadas de Pierre Lucie em uma aula de ensino médio
Barroso, Fábio Ferreira
Ensino de física
Método gráfico das coordenadas
Equação dos pontos conjugados
Ensino de física
Ensino médio
Aprendizagem significativa
Método gráfico das coordenadas
Equação dos pontos conjugados
Physics teaching
Graphic method of coordinates
Equation of conjugated points
title_short Aplicação do método gráfico das coordenadas de Pierre Lucie em uma aula de ensino médio
title_full Aplicação do método gráfico das coordenadas de Pierre Lucie em uma aula de ensino médio
title_fullStr Aplicação do método gráfico das coordenadas de Pierre Lucie em uma aula de ensino médio
title_full_unstemmed Aplicação do método gráfico das coordenadas de Pierre Lucie em uma aula de ensino médio
title_sort Aplicação do método gráfico das coordenadas de Pierre Lucie em uma aula de ensino médio
author Barroso, Fábio Ferreira
author_facet Barroso, Fábio Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Silvânia Alves de
Tort, Alexandre Carlos
Bemfeito, Ana Paula Damato
Huguenin, José Augusto Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Fábio Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Método gráfico das coordenadas
Equação dos pontos conjugados
Ensino de física
Ensino médio
Aprendizagem significativa
Método gráfico das coordenadas
Equação dos pontos conjugados
Physics teaching
Graphic method of coordinates
Equation of conjugated points
topic Ensino de física
Método gráfico das coordenadas
Equação dos pontos conjugados
Ensino de física
Ensino médio
Aprendizagem significativa
Método gráfico das coordenadas
Equação dos pontos conjugados
Physics teaching
Graphic method of coordinates
Equation of conjugated points
description Esta dissertação apresenta um produto educacional que visa à aplicação do método gráfico das coordenadas criado pelo professor de física Pierre Henri Lucie em uma aula sobre lentes delgadas esféricas de ensino médio, em alternativa ao método geométrico usado na obtenção da equação dos pontos conjugados. A aula está fundamentada nas teorias da aprendizagem significativa e no uso das tecnologias de informação e comunicação com o intuito de introduzir o tópico de forma mais dinâmica. Através da aplicação de um roteiro para o estudante, revisamos o conteúdo de formação de imagens em uma lente convergente utilizando o banco óptico virtual do aplicativo PhET para conectar o novo conteúdo com elementos já conhecidos pelos estudantes, ou seja, os chamados subsunsores. Na etapa seguinte, os alunos usam o software gratuito GeoGebra ou o papel milimetrado juntamente com os pontos obtidos no PhET e, desta forma, constroem a relação que leva a equação dos pontos conjugados de Gauss através do método gráfico das coordenadas. Como uma etapa complementar, um questionário é utilizado para que o aluno possa demonstrar se o conteúdo foi assimilado através desta atividade. Além disso, o relato das atividades realizadas e o depoimento de um professor mostraram o entusiasmo dos alunos assim como o interesse em utilizar as ferramentas disponibilizadas para concluir o trabalho proposto. Portanto, é possível concluir que o trabalho descrito nesta dissertação não só auxiliou na introdução do tópico, mas também levou a uma melhoria na inserção do na inserção do assunto em sala de aula
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-27T22:43:12Z
2017-09-27T22:43:12Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4699
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4699
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823703122509824