O planejamento do estágio supervisionado de enfermagem na atenção básica: avaliação da ação dialógica ensino-serviço
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1134 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é avaliar o planejamento do Estágio Curricular Supervisionado de Enfermagem na Atenção Básica (ESEAB) em uma perspectiva da ação dialógica de 10 (dez) docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem, 10(dez) preceptores da Rede Municipal de Vassouras – RJ e 10 estudantes dos 7.º período do referido Curso. O estudo focaliza a ação dialógica acerca do ensino-serviço no planejamento do ESEAB visando à formação de enfermeiros críticos-reflexivos. A pesquisa descritivo-exploratória segue uma abordagem qualitativa de investigação, visto que tem como fonte de geração de dados um ambiente natural. O estudo foi desenvolvido por meio de trabalho de campo, no período de junho a dezembro de 2011, tendo por instrumento de geração de dados questionários com questões abertas, aplicados aos participantes. O conceito-chave do arcabouço teórico da dissertação é a Teoria da Ação Dialógica. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise temática de conteúdo, que possibilitou identificar as categorias referentes. Também utilizamos a perspectiva teórica de Freire para discutir os dados. Os resultados apontam que o ESEAB investigado ocorre com base em um planejamento participativo entre os docentes e preceptores, não incluindo os estudantes, embora eles demonstrassem que teriam muito a contribuir com essa etapa pedagógica. Além disso, houve uma convergência de propósitos entre os projetos assistenciais e de ensino e uma aproximação com os princípios do SUS. Nas considerações finais asseveramos que o planejamento do ESEAB em foco ocorre de forma participativa, mas é necessária a inserção dos estudantes para que se torne um planejamento dialógico. Desta feita, indicamos que o diálogo precisa ser expandido para abranger outras profissões e atores agentes no Sistema de Saúde, de sorte que as práticas do ESEAB se constituam segundo uma perspectiva de ação interdisciplinar |
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O planejamento do estágio supervisionado de enfermagem na atenção básica: avaliação da ação dialógica ensino-serviçoEducação em enfermagemEstágiosPlanejamento participativoAtenção primária à saúdeEducação em enfermagemEstágiosPlanejamento participativoAtenção primária à saúdeNursing educationParticipatory planningTrainingPrimary health careO objetivo desta dissertação é avaliar o planejamento do Estágio Curricular Supervisionado de Enfermagem na Atenção Básica (ESEAB) em uma perspectiva da ação dialógica de 10 (dez) docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem, 10(dez) preceptores da Rede Municipal de Vassouras – RJ e 10 estudantes dos 7.º período do referido Curso. O estudo focaliza a ação dialógica acerca do ensino-serviço no planejamento do ESEAB visando à formação de enfermeiros críticos-reflexivos. A pesquisa descritivo-exploratória segue uma abordagem qualitativa de investigação, visto que tem como fonte de geração de dados um ambiente natural. O estudo foi desenvolvido por meio de trabalho de campo, no período de junho a dezembro de 2011, tendo por instrumento de geração de dados questionários com questões abertas, aplicados aos participantes. O conceito-chave do arcabouço teórico da dissertação é a Teoria da Ação Dialógica. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise temática de conteúdo, que possibilitou identificar as categorias referentes. Também utilizamos a perspectiva teórica de Freire para discutir os dados. Os resultados apontam que o ESEAB investigado ocorre com base em um planejamento participativo entre os docentes e preceptores, não incluindo os estudantes, embora eles demonstrassem que teriam muito a contribuir com essa etapa pedagógica. Além disso, houve uma convergência de propósitos entre os projetos assistenciais e de ensino e uma aproximação com os princípios do SUS. Nas considerações finais asseveramos que o planejamento do ESEAB em foco ocorre de forma participativa, mas é necessária a inserção dos estudantes para que se torne um planejamento dialógico. Desta feita, indicamos que o diálogo precisa ser expandido para abranger outras profissões e atores agentes no Sistema de Saúde, de sorte que as práticas do ESEAB se constituam segundo uma perspectiva de ação interdisciplinarConselho Regional de Enfermagem - Rio de Janeiro - COREN-RJThe objective of this dissertation is to assess the planning of the Supervised Curricular Training Program in Primary Care Nursing (SCTPPCN) in a perspective of dialogical action of 10 (ten) teachers of an undergraduate nursing course, 10 (ten) Municipal preceptors in the town of Vassouras – RJ and 10 (ten) sevengrade students of the aforementioned course. The study focuses on the dialogical action of the teaching service in the planning of the SCTPPCN for the training of critical-reflexive nurses. A descriptive-exploratory research follows a qualitative research approach, since a natural environment is the source of data generation. The study was developed through fieldwork during the period from June to December, 2011, having, as the instrument of data generation, questionnaires with open questions, which were applied to all participants. The key concept of the theoretical framework of this dissertation is the Theory of Dialogical Action. Data analysis was performed using the technique of thematic content analysis, which enabled us to identify the related categories. We also use Freire’s theoretical perspective to discuss the data. The results indicate that the investigated SCTPPCN is based on a participatory planning between teachers and tutors, not including students, although they would have much to contribute to this teaching phase. Furthermore, there was a convergence of purpose between the welfare and education projects and an approach to the principles of the Brazilian national health care system (Sistema Único de Saúde – SUS). In the closing remarks we assert that the planning of the SCTPPCN in focus occurs in a participatory manner, but the integration of students is required for the planning to become a dialogical one. Thus, we point out that the dialogue needs to be expanded to cover other professions and agent actors of the health system, so that the practices of the SCTPPCN are constituted in a perspective of interdisciplinary actionTavares, Claudia Mara de MeloSantos, Iraci dosQueluci, Gisella de CarvalhoRodrigues, Lília Marques Simões2015-12-11T14:28:03Z2015-12-11T14:28:03Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRodrigues, Lília Marques Simões. O planejamento do estágio supervisionado de enfermagem na atenção básica: avaliação da ação dialógica ensino-serviço. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012https://app.uff.br/riuff/handle/1/1134http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T03:57:02Zoai:app.uff.br:1/1134Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:54.528439Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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