Carmen Sotillo: o dogmatismo feito mulher. Uma leitura de Cinco horas con Mario, de Miguel Delibes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19534 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado faz uma leitura de Cinco horas con Mario (1966), de Miguel Delibes (1920-2010), escritor espanhol de reconhecida importância no panorama da literatura espanhola contemporânea. Trata-se de um romance escrito em meio à ditadura franquista e publicado, na Espanha, em 1966. Sua personagem central é Carmen, mulher amargurada que vela o cadáver do marido e faz, durante as cinco horas em que permanece a sós com o marido morto, uma retrospectiva de sua vida conjugal, em uma alucinante torrente de palavras com que procura inutilmente esconder seu sentimento de culpa pelo quase adultério cometido e o desesperado pedido de perdão ao marido morto. A viúva representa a voz do franquismo e critica os ideais políticos e religiosos do marido, um seguidor do Concilio Vaticano II. Na voz da narradora, o autor recria o discurso da ideologia de Franco e do Nacional Catolicismo, o que a deixa acima de qualquer suspeita para a censura da época. A estratégia narrativa de Delibes está na fala de Carmen: enquanto a narradora revela os ideais franquistas, ela também deixa entrever, em sua crítica ao pensamento e as atitudes de Mario, os ideais de liberdade e fraternidade que se mantinham vivos em uma fração da sociedade espanhola. Palavras- |
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Carmen Sotillo: o dogmatismo feito mulher. Uma leitura de Cinco horas con Mario, de Miguel DelibesCarmen Sotillo: o dogmatismo feito mulher. Uma leitura de Cinco horas con Mario, de Miguel DelibesLiteratura espanhola de pós-guerraCinco horas con MarioMiguel Delibesditadura franquistanarrativanarrador.Literatura española de postguerraCinco horas con MarioMiguel Delibesdictadura franquistanarrativanarrador.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA presente dissertação de mestrado faz uma leitura de Cinco horas con Mario (1966), de Miguel Delibes (1920-2010), escritor espanhol de reconhecida importância no panorama da literatura espanhola contemporânea. Trata-se de um romance escrito em meio à ditadura franquista e publicado, na Espanha, em 1966. Sua personagem central é Carmen, mulher amargurada que vela o cadáver do marido e faz, durante as cinco horas em que permanece a sós com o marido morto, uma retrospectiva de sua vida conjugal, em uma alucinante torrente de palavras com que procura inutilmente esconder seu sentimento de culpa pelo quase adultério cometido e o desesperado pedido de perdão ao marido morto. A viúva representa a voz do franquismo e critica os ideais políticos e religiosos do marido, um seguidor do Concilio Vaticano II. Na voz da narradora, o autor recria o discurso da ideologia de Franco e do Nacional Catolicismo, o que a deixa acima de qualquer suspeita para a censura da época. A estratégia narrativa de Delibes está na fala de Carmen: enquanto a narradora revela os ideais franquistas, ela também deixa entrever, em sua crítica ao pensamento e as atitudes de Mario, os ideais de liberdade e fraternidade que se mantinham vivos em uma fração da sociedade espanhola. Palavras-Esta tesina hace una lectura de Cinco horas con Mario (1966), de Miguel Delibes (1920-2010), escritor español de reconocida importancia en el panorama de la literatura contemporánea. Se trata de una novela escrita y publicada en España en plena dictadura franquista. Su personaje principal es Carmen, una mujer amargada que vela el cadáver de su marido y hace durante las cinco horas que se queda a su lado, una retrospectiva de su vida conyugal en una alucinante torrente de palabras con las que busca inútilmente ocultar sus sentimiento de culpa por el casi adulterio cometido en el desesperado pedido de perdón a su marido muerto. La viuda representa la voz del franquismo y critica los ideales políticos y religiosos del marido, un seguidor del Concilio Vaticano II. En la voz de la narradora, el autor recrea el discurso de la ideología de Franco y del Nacional Catolicismo, lo que no provoca la sospecha de la censura con relación a la obra. La estrategia narrativa de Delibes está en el discurso de Carmen: mientras la narradora revela los ideales franquistas, ella también revela el pensamiento y las actitudes de Mario, los ideales de libertad y fraternidad que se mantenían vivos en una fracción de la sociedad española.Programa de Pós-graduação em LetrasletrasNascimento, Magnólia Brasil Barbosa doCPF:95682358422http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798203J2&dataRevisao=nullPeres, Lygia Rodrigues ViannaCPF:37568956922http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798428J7Silva, Maria da Glória Franco Gonçalves daCPF:47893215422http://lattes.cnpq.br/3179713158027927Mendes, Michelle Araujo2021-03-10T20:47:42Z2012-05-252021-03-10T20:47:42Z2011-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19534porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:47:42Zoai:app.uff.br:1/19534Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:47:42Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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