O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31982 |
Resumo: | A física é o campo da ciência natural que estuda os fenômenos que ocorrem no curso do espaço e do tempo, sabemos que ela apresenta um caráter essencialmente experimental. Sendo assim, lançar mão dessa característica, como estratégia pedagógica, pode torná-la mais facilmente compreensível. A física experimental, como uma classe de disciplinas e subdisciplinas, tem como objetivo a observação de fenômenos físicos e a coleta de dados para a verificação das leis que regem o universo. O objetivo deste trabalho consiste em propor experimentos para o estudo do atrito, com ênfase na determinação dos coeficientes de atrito estático e de atrito cinético. Todos os três experimentos propostos foram idealizados com materiais prontamente disponíveis e de baixo custo. O primeiro experimento envolve o estudo da força peso e no segundo e terceiro trabalhamos conceitos de atrito estático e seu coeficiente. Por fim, sugerimos atividades que abrangem o movimento e atrito, explorando as possibilidades diversas viabilizadas por um laboratório virtual. |
id |
UFF-2_1d96cf9f25c39bd0f8d63c557a0dfb56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/31982 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atritoEnsino de FísicaExperimentaçãoLaboratório VirtualFísica experimentalPhysics TeachingExperimentationVirtual LaboratoryA física é o campo da ciência natural que estuda os fenômenos que ocorrem no curso do espaço e do tempo, sabemos que ela apresenta um caráter essencialmente experimental. Sendo assim, lançar mão dessa característica, como estratégia pedagógica, pode torná-la mais facilmente compreensível. A física experimental, como uma classe de disciplinas e subdisciplinas, tem como objetivo a observação de fenômenos físicos e a coleta de dados para a verificação das leis que regem o universo. O objetivo deste trabalho consiste em propor experimentos para o estudo do atrito, com ênfase na determinação dos coeficientes de atrito estático e de atrito cinético. Todos os três experimentos propostos foram idealizados com materiais prontamente disponíveis e de baixo custo. O primeiro experimento envolve o estudo da força peso e no segundo e terceiro trabalhamos conceitos de atrito estático e seu coeficiente. Por fim, sugerimos atividades que abrangem o movimento e atrito, explorando as possibilidades diversas viabilizadas por um laboratório virtual.Physics is the field of natural science that studies the phenomena that occur in the course of space and time, we know that it has an essentially experimental character. Therefore, using this feature as a pedagogical strategy can make it more easily understandable. Experimental physics, as a class of disciplines and subdisciplines, aims to observe physical phenomena and collect data to verify the laws that govern the universe. The objective of this work is to propose experiments for the study of friction, with emphasis on the determination of the coefficients of static friction and kinetic friction. All three proposed experiments were designed with readily available and low-cost materials. The first experiment involves the study of weight force and in the second and third we work with concepts of static friction and its coefficient. Finally, we suggest activities, which cover movement and friction, exploring the various possibilities made possible by a virtual laboratory.51 f.Morais, Maria Carmenhttp://lattes.cnpq.br/8969338037817422Caramês, Thiago Roberto da Possahttp://lattes.cnpq.br/0327463936831546Rosa Junior, Davidhttp://lattes.cnpq.br/5647665819739093http://lattes.cnpq.br/0588810398945820Marinho, Gabriel Lopes Maziero2024-01-19T13:07:32Z2024-01-19T13:07:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARINHO, Gabriel Lopes Maziero. O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31982http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-19T13:07:38Zoai:app.uff.br:1/31982Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:50.804491Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito |
title |
O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito |
spellingShingle |
O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito Marinho, Gabriel Lopes Maziero Ensino de Física Experimentação Laboratório Virtual Física experimental Physics Teaching Experimentation Virtual Laboratory |
title_short |
O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito |
title_full |
O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito |
title_fullStr |
O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito |
title_full_unstemmed |
O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito |
title_sort |
O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito |
author |
Marinho, Gabriel Lopes Maziero |
author_facet |
Marinho, Gabriel Lopes Maziero |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morais, Maria Carmen http://lattes.cnpq.br/8969338037817422 Caramês, Thiago Roberto da Possa http://lattes.cnpq.br/0327463936831546 Rosa Junior, David http://lattes.cnpq.br/5647665819739093 http://lattes.cnpq.br/0588810398945820 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Gabriel Lopes Maziero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Experimentação Laboratório Virtual Física experimental Physics Teaching Experimentation Virtual Laboratory |
topic |
Ensino de Física Experimentação Laboratório Virtual Física experimental Physics Teaching Experimentation Virtual Laboratory |
description |
A física é o campo da ciência natural que estuda os fenômenos que ocorrem no curso do espaço e do tempo, sabemos que ela apresenta um caráter essencialmente experimental. Sendo assim, lançar mão dessa característica, como estratégia pedagógica, pode torná-la mais facilmente compreensível. A física experimental, como uma classe de disciplinas e subdisciplinas, tem como objetivo a observação de fenômenos físicos e a coleta de dados para a verificação das leis que regem o universo. O objetivo deste trabalho consiste em propor experimentos para o estudo do atrito, com ênfase na determinação dos coeficientes de atrito estático e de atrito cinético. Todos os três experimentos propostos foram idealizados com materiais prontamente disponíveis e de baixo custo. O primeiro experimento envolve o estudo da força peso e no segundo e terceiro trabalhamos conceitos de atrito estático e seu coeficiente. Por fim, sugerimos atividades que abrangem o movimento e atrito, explorando as possibilidades diversas viabilizadas por um laboratório virtual. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-19T13:07:32Z 2024-01-19T13:07:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARINHO, Gabriel Lopes Maziero. O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/31982 |
identifier_str_mv |
MARINHO, Gabriel Lopes Maziero. O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823720133558272 |