O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Gabriel Lopes Maziero
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31982
Resumo: A física é o campo da ciência natural que estuda os fenômenos que ocorrem no curso do espaço e do tempo, sabemos que ela apresenta um caráter essencialmente experimental. Sendo assim, lançar mão dessa característica, como estratégia pedagógica, pode torná-la mais facilmente compreensível. A física experimental, como uma classe de disciplinas e subdisciplinas, tem como objetivo a observação de fenômenos físicos e a coleta de dados para a verificação das leis que regem o universo. O objetivo deste trabalho consiste em propor experimentos para o estudo do atrito, com ênfase na determinação dos coeficientes de atrito estático e de atrito cinético. Todos os três experimentos propostos foram idealizados com materiais prontamente disponíveis e de baixo custo. O primeiro experimento envolve o estudo da força peso e no segundo e terceiro trabalhamos conceitos de atrito estático e seu coeficiente. Por fim, sugerimos atividades que abrangem o movimento e atrito, explorando as possibilidades diversas viabilizadas por um laboratório virtual.
id UFF-2_1d96cf9f25c39bd0f8d63c557a0dfb56
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31982
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atritoEnsino de FísicaExperimentaçãoLaboratório VirtualFísica experimentalPhysics TeachingExperimentationVirtual LaboratoryA física é o campo da ciência natural que estuda os fenômenos que ocorrem no curso do espaço e do tempo, sabemos que ela apresenta um caráter essencialmente experimental. Sendo assim, lançar mão dessa característica, como estratégia pedagógica, pode torná-la mais facilmente compreensível. A física experimental, como uma classe de disciplinas e subdisciplinas, tem como objetivo a observação de fenômenos físicos e a coleta de dados para a verificação das leis que regem o universo. O objetivo deste trabalho consiste em propor experimentos para o estudo do atrito, com ênfase na determinação dos coeficientes de atrito estático e de atrito cinético. Todos os três experimentos propostos foram idealizados com materiais prontamente disponíveis e de baixo custo. O primeiro experimento envolve o estudo da força peso e no segundo e terceiro trabalhamos conceitos de atrito estático e seu coeficiente. Por fim, sugerimos atividades que abrangem o movimento e atrito, explorando as possibilidades diversas viabilizadas por um laboratório virtual.Physics is the field of natural science that studies the phenomena that occur in the course of space and time, we know that it has an essentially experimental character. Therefore, using this feature as a pedagogical strategy can make it more easily understandable. Experimental physics, as a class of disciplines and subdisciplines, aims to observe physical phenomena and collect data to verify the laws that govern the universe. The objective of this work is to propose experiments for the study of friction, with emphasis on the determination of the coefficients of static friction and kinetic friction. All three proposed experiments were designed with readily available and low-cost materials. The first experiment involves the study of weight force and in the second and third we work with concepts of static friction and its coefficient. Finally, we suggest activities, which cover movement and friction, exploring the various possibilities made possible by a virtual laboratory.51 f.Morais, Maria Carmenhttp://lattes.cnpq.br/8969338037817422Caramês, Thiago Roberto da Possahttp://lattes.cnpq.br/0327463936831546Rosa Junior, Davidhttp://lattes.cnpq.br/5647665819739093http://lattes.cnpq.br/0588810398945820Marinho, Gabriel Lopes Maziero2024-01-19T13:07:32Z2024-01-19T13:07:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARINHO, Gabriel Lopes Maziero. O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31982http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-19T13:07:38Zoai:app.uff.br:1/31982Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:50.804491Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito
title O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito
spellingShingle O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito
Marinho, Gabriel Lopes Maziero
Ensino de Física
Experimentação
Laboratório Virtual
Física experimental
Physics Teaching
Experimentation
Virtual Laboratory
title_short O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito
title_full O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito
title_fullStr O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito
title_full_unstemmed O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito
title_sort O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito
author Marinho, Gabriel Lopes Maziero
author_facet Marinho, Gabriel Lopes Maziero
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Maria Carmen
http://lattes.cnpq.br/8969338037817422
Caramês, Thiago Roberto da Possa
http://lattes.cnpq.br/0327463936831546
Rosa Junior, David
http://lattes.cnpq.br/5647665819739093
http://lattes.cnpq.br/0588810398945820
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Gabriel Lopes Maziero
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Experimentação
Laboratório Virtual
Física experimental
Physics Teaching
Experimentation
Virtual Laboratory
topic Ensino de Física
Experimentação
Laboratório Virtual
Física experimental
Physics Teaching
Experimentation
Virtual Laboratory
description A física é o campo da ciência natural que estuda os fenômenos que ocorrem no curso do espaço e do tempo, sabemos que ela apresenta um caráter essencialmente experimental. Sendo assim, lançar mão dessa característica, como estratégia pedagógica, pode torná-la mais facilmente compreensível. A física experimental, como uma classe de disciplinas e subdisciplinas, tem como objetivo a observação de fenômenos físicos e a coleta de dados para a verificação das leis que regem o universo. O objetivo deste trabalho consiste em propor experimentos para o estudo do atrito, com ênfase na determinação dos coeficientes de atrito estático e de atrito cinético. Todos os três experimentos propostos foram idealizados com materiais prontamente disponíveis e de baixo custo. O primeiro experimento envolve o estudo da força peso e no segundo e terceiro trabalhamos conceitos de atrito estático e seu coeficiente. Por fim, sugerimos atividades que abrangem o movimento e atrito, explorando as possibilidades diversas viabilizadas por um laboratório virtual.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-19T13:07:32Z
2024-01-19T13:07:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARINHO, Gabriel Lopes Maziero. O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31982
identifier_str_mv MARINHO, Gabriel Lopes Maziero. O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823720133558272