Jogo urbano: história local no ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Bruno Ornelas da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8823
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo demonstrar a possibilidade da utilização da história local como meio de facilitar a compreensão do conteúdo escolar de História. Foi escolhido como objeto de estudo para exemplificar a proposta abordada a cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Através da realização de um jogo que pode ser desenvolvido ao longo do ano letivo e que reúne a pesquisa de conteúdo sobre a história local, passando por uma comparação de fotografias sobre a cidade e um debate sobre as mesmas, culminando num jogo de cartas sobre a história local. Dessa forma, este trabalho procurou desenvolver nos estudantes o protagonismo, já que foram eles os grandes construtores das etapas do jogo, estabelecer o contato dos mesmos com a história do local que os cerca e incentivá-los a desenvolver o senso crítico através da observação do meio em que vivem. Foram utilizadas fontes bibliográficas que abordam e debates sobre assuntos como Memória, história local e a utilização de jogos no meio e no processo educativo. O jogo desenvolvido serve, então, como possibilidade de interligar o estudante com a história da cidade em que mora, colocando-o como observador e crítico de assuntos que abordam relacionados a mesma. Como protagonistas do processo eles tem a possibilidade de perceber as mudanças ocorridas, as permanências, as tensões políticas, econômicas e sociais envolvidas dentro da lógica histórica.
id UFF-2_1daf3faf5e087e69ca66c9526f996782
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8823
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Jogo urbano: história local no ensino de históriaEnsino de HistóriaHistória localMemóriaEspaço educativoFotografiasProtagonismo estudantilJogo educativohistory teachingHistoria localMemóriaJogo educativoFotografiasEstudanteEnsino de históriaAprendizagemNiterói (RJ)Local historymemoryeducational spacephotosstudent protagonismEducational gameEsta dissertação tem por objetivo demonstrar a possibilidade da utilização da história local como meio de facilitar a compreensão do conteúdo escolar de História. Foi escolhido como objeto de estudo para exemplificar a proposta abordada a cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Através da realização de um jogo que pode ser desenvolvido ao longo do ano letivo e que reúne a pesquisa de conteúdo sobre a história local, passando por uma comparação de fotografias sobre a cidade e um debate sobre as mesmas, culminando num jogo de cartas sobre a história local. Dessa forma, este trabalho procurou desenvolver nos estudantes o protagonismo, já que foram eles os grandes construtores das etapas do jogo, estabelecer o contato dos mesmos com a história do local que os cerca e incentivá-los a desenvolver o senso crítico através da observação do meio em que vivem. Foram utilizadas fontes bibliográficas que abordam e debates sobre assuntos como Memória, história local e a utilização de jogos no meio e no processo educativo. O jogo desenvolvido serve, então, como possibilidade de interligar o estudante com a história da cidade em que mora, colocando-o como observador e crítico de assuntos que abordam relacionados a mesma. Como protagonistas do processo eles tem a possibilidade de perceber as mudanças ocorridas, as permanências, as tensões políticas, econômicas e sociais envolvidas dentro da lógica histórica.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation aims to demonstrate the possibility of using local history as a means to facilitate the understanding of the school content of History. It was chosen as an object of study to exemplify the proposal addressed to the city of Niterói, in the state of Rio de Janeiro. Through a game that can be developed throughout the school year and that brings together content research on local history, a comparison of photographs about the city and a debate about them, culminating in a card game about the city. Local history. In this way, this work tried to develop in the students the protagonism, since they were the great constructors of the stages of the game, to establish their contact with the history of the place that surrounds them and to encourage them to develop the critical sense through the observation of the In which they live. Bibliographic sources have been used that address and debate on subjects such as Memory, local history and the use of games in the middle and in the educational process. The game developed serves as a possibility to connect the student with the history of the city where he lives, placing him as an observer and critic of issues that deal with it. As protagonists of the process they have the possibility to perceive the changes that have occurred, the permanences, the political, economic and social tensions involved within the historical logic.84f.Mendonça, Paulo Knauss deCosta, Carina MartinsFerreira, Marieta MoraesCunha, Bruno Ornelas da2019-03-18T12:42:30Z2019-03-18T12:42:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8823Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-20T01:42:43Zoai:app.uff.br:1/8823Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:29.851350Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo urbano: história local no ensino de história
title Jogo urbano: história local no ensino de história
spellingShingle Jogo urbano: história local no ensino de história
Cunha, Bruno Ornelas da
Ensino de História
História local
Memória
Espaço educativo
Fotografias
Protagonismo estudantil
Jogo educativo
history teaching
Historia local
Memória
Jogo educativo
Fotografias
Estudante
Ensino de história
Aprendizagem
Niterói (RJ)
Local history
memory
educational space
photos
student protagonism
Educational game
title_short Jogo urbano: história local no ensino de história
title_full Jogo urbano: história local no ensino de história
title_fullStr Jogo urbano: história local no ensino de história
title_full_unstemmed Jogo urbano: história local no ensino de história
title_sort Jogo urbano: história local no ensino de história
author Cunha, Bruno Ornelas da
author_facet Cunha, Bruno Ornelas da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Paulo Knauss de
Costa, Carina Martins
Ferreira, Marieta Moraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Bruno Ornelas da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
História local
Memória
Espaço educativo
Fotografias
Protagonismo estudantil
Jogo educativo
history teaching
Historia local
Memória
Jogo educativo
Fotografias
Estudante
Ensino de história
Aprendizagem
Niterói (RJ)
Local history
memory
educational space
photos
student protagonism
Educational game
topic Ensino de História
História local
Memória
Espaço educativo
Fotografias
Protagonismo estudantil
Jogo educativo
history teaching
Historia local
Memória
Jogo educativo
Fotografias
Estudante
Ensino de história
Aprendizagem
Niterói (RJ)
Local history
memory
educational space
photos
student protagonism
Educational game
description Esta dissertação tem por objetivo demonstrar a possibilidade da utilização da história local como meio de facilitar a compreensão do conteúdo escolar de História. Foi escolhido como objeto de estudo para exemplificar a proposta abordada a cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Através da realização de um jogo que pode ser desenvolvido ao longo do ano letivo e que reúne a pesquisa de conteúdo sobre a história local, passando por uma comparação de fotografias sobre a cidade e um debate sobre as mesmas, culminando num jogo de cartas sobre a história local. Dessa forma, este trabalho procurou desenvolver nos estudantes o protagonismo, já que foram eles os grandes construtores das etapas do jogo, estabelecer o contato dos mesmos com a história do local que os cerca e incentivá-los a desenvolver o senso crítico através da observação do meio em que vivem. Foram utilizadas fontes bibliográficas que abordam e debates sobre assuntos como Memória, história local e a utilização de jogos no meio e no processo educativo. O jogo desenvolvido serve, então, como possibilidade de interligar o estudante com a história da cidade em que mora, colocando-o como observador e crítico de assuntos que abordam relacionados a mesma. Como protagonistas do processo eles tem a possibilidade de perceber as mudanças ocorridas, as permanências, as tensões políticas, econômicas e sociais envolvidas dentro da lógica histórica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-03-18T12:42:30Z
2019-03-18T12:42:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/8823
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8823
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823671298228224