Ajoelhou tem que rezar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lana Lage da Gama
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12150
Resumo: Nos séculos XVII e XVIII, muitos padres aproveitavam o momento da confissão para assediar sexualmente as mulheres Não foi para fazer uma simples visita que Antonio Francisco de Barros procurou Manoel Martins de Carvalho, um representante da Inquisição portuguesana Capitania de Goiás, em outubro de 1791. Mais do que isso, ele queria denunciar o padre José Correia de Queirós ao comissário do Santo Ofício por ter "solicitado" sua filha durante a desobriga da Quaresma-nesse período, isto é, nos quarenta dias entre a quarta-feira de Cinzas e o domingo de Páscoa, todos os católicos deviam cumprir a obrigação de se confessar. "Resistindo-lhe a penitente", explicava Barros, "ele a quis violentar, com desordenado e furioso ímpeto de que resultou grande escândalo às pessoas que o presenciaram". Os dois ficaram a sós num cômodo da casa de Antonio, e, ao ouvir os gritos de Maria Francisca, as pessoas a acudiram e encontraram o confessor "atracado na moça com tão cega fúria que lhe rasgou a saia"
id UFF-2_1dd7b007234d6006da41820c92392a46
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12150
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ajoelhou tem que rezarAssédioIgreja CatólicaAssédio - Igreja CatólicaNos séculos XVII e XVIII, muitos padres aproveitavam o momento da confissão para assediar sexualmente as mulheres Não foi para fazer uma simples visita que Antonio Francisco de Barros procurou Manoel Martins de Carvalho, um representante da Inquisição portuguesana Capitania de Goiás, em outubro de 1791. Mais do que isso, ele queria denunciar o padre José Correia de Queirós ao comissário do Santo Ofício por ter "solicitado" sua filha durante a desobriga da Quaresma-nesse período, isto é, nos quarenta dias entre a quarta-feira de Cinzas e o domingo de Páscoa, todos os católicos deviam cumprir a obrigação de se confessar. "Resistindo-lhe a penitente", explicava Barros, "ele a quis violentar, com desordenado e furioso ímpeto de que resultou grande escândalo às pessoas que o presenciaram". Os dois ficaram a sós num cômodo da casa de Antonio, e, ao ouvir os gritos de Maria Francisca, as pessoas a acudiram e encontraram o confessor "atracado na moça com tão cega fúria que lhe rasgou a saia"SimNiterói2019-11-12T21:25:01Z2019-11-12T21:25:01Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, Lana Lage da Gama. Ajoelhou tem que rezar. Revista de História da Biblioteca Nacional, v. 69, p. 58-61, 2011.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12150N/ARevista de História da Biblioteca Nacional, v. 69, p. 58-61, 2011.openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Lana Lage da Gamaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-04T19:44:57Zoai:app.uff.br:1/12150Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:40.229974Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ajoelhou tem que rezar
title Ajoelhou tem que rezar
spellingShingle Ajoelhou tem que rezar
Lima, Lana Lage da Gama
Assédio
Igreja Católica
Assédio - Igreja Católica
title_short Ajoelhou tem que rezar
title_full Ajoelhou tem que rezar
title_fullStr Ajoelhou tem que rezar
title_full_unstemmed Ajoelhou tem que rezar
title_sort Ajoelhou tem que rezar
author Lima, Lana Lage da Gama
author_facet Lima, Lana Lage da Gama
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lana Lage da Gama
dc.subject.por.fl_str_mv Assédio
Igreja Católica
Assédio - Igreja Católica
topic Assédio
Igreja Católica
Assédio - Igreja Católica
description Nos séculos XVII e XVIII, muitos padres aproveitavam o momento da confissão para assediar sexualmente as mulheres Não foi para fazer uma simples visita que Antonio Francisco de Barros procurou Manoel Martins de Carvalho, um representante da Inquisição portuguesana Capitania de Goiás, em outubro de 1791. Mais do que isso, ele queria denunciar o padre José Correia de Queirós ao comissário do Santo Ofício por ter "solicitado" sua filha durante a desobriga da Quaresma-nesse período, isto é, nos quarenta dias entre a quarta-feira de Cinzas e o domingo de Páscoa, todos os católicos deviam cumprir a obrigação de se confessar. "Resistindo-lhe a penitente", explicava Barros, "ele a quis violentar, com desordenado e furioso ímpeto de que resultou grande escândalo às pessoas que o presenciaram". Os dois ficaram a sós num cômodo da casa de Antonio, e, ao ouvir os gritos de Maria Francisca, as pessoas a acudiram e encontraram o confessor "atracado na moça com tão cega fúria que lhe rasgou a saia"
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-11-12T21:25:01Z
2019-11-12T21:25:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Lana Lage da Gama. Ajoelhou tem que rezar. Revista de História da Biblioteca Nacional, v. 69, p. 58-61, 2011.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12150
N/A
identifier_str_mv LIMA, Lana Lage da Gama. Ajoelhou tem que rezar. Revista de História da Biblioteca Nacional, v. 69, p. 58-61, 2011.
N/A
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista de História da Biblioteca Nacional, v. 69, p. 58-61, 2011.
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823710180474880