Os movimentos dos afetos: afetividade e aprendizagem no contexto da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Carina Elias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22205
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo entender o universo afetivo que está compreendido dentro das relações que acontecem no cotidiano de uma sala de Educação Infantil a partir dos estudos de Henry Wallon, Vygotsky e outros autores que contribuem com as reflexões acerca das “experiências escolares”. Com essa investigação, buscou-se dar ênfase nos movimentos dos afetos que potencializam a aprendizagem e influenciam no desenvolvimento das crianças de forma integral. Assim, a primeira parte expõe os caminhos traçados para a o desenvolvimento da pesquisa. Na segunda parte o conceito de afetividade é estudado à luz da teoria walloniana onde é ressaltada a importância desta teoria para se entender como os laços são construídos nas relações entre os professores e as crianças e como o desenvolvimento social influência nesse processo. A terceira parte reflete sobre os movimentos dos afetos, tendo como referência narrativas oriundas de observações realizadas em uma turma de Educação Infantil. Por fim, na quarta parte são narradas e enfatizadas as experiências afetivas desencadeadas nos diálogos e brincadeiras entre as crianças e professoras, ressaltando a influência da mediação social
id UFF-2_2006f56b97ce4ea2b7ba8b67c777cd3e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22205
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Os movimentos dos afetos: afetividade e aprendizagem no contexto da educação infantilAfetividadeEducação infantilMediação socialPedagogiaAffectivityChild educationSocial mediationEsta pesquisa teve como objetivo entender o universo afetivo que está compreendido dentro das relações que acontecem no cotidiano de uma sala de Educação Infantil a partir dos estudos de Henry Wallon, Vygotsky e outros autores que contribuem com as reflexões acerca das “experiências escolares”. Com essa investigação, buscou-se dar ênfase nos movimentos dos afetos que potencializam a aprendizagem e influenciam no desenvolvimento das crianças de forma integral. Assim, a primeira parte expõe os caminhos traçados para a o desenvolvimento da pesquisa. Na segunda parte o conceito de afetividade é estudado à luz da teoria walloniana onde é ressaltada a importância desta teoria para se entender como os laços são construídos nas relações entre os professores e as crianças e como o desenvolvimento social influência nesse processo. A terceira parte reflete sobre os movimentos dos afetos, tendo como referência narrativas oriundas de observações realizadas em uma turma de Educação Infantil. Por fim, na quarta parte são narradas e enfatizadas as experiências afetivas desencadeadas nos diálogos e brincadeiras entre as crianças e professoras, ressaltando a influência da mediação socialThis research aimed to understand the affective universe that is understood within the relationships that take place in the daily life of an Early Childhood Education room from the studies of Henry Wallon, Vygotsky and other authors who contribute to the reflections about “school experiences”. With this investigation, we sought to emphasize the movements of affects that enhance learning and influence the development of children in an integral way. Thus, the first part sets out the paths outlined for the development of research. In the second part, the concept of affectivity is studied in the light of Wallonian theory, where the importance of this theory is emphasized in order to understand how bonds are built in the relationships between teachers and children and how social development influences this process. The third part reflects on the movements of affects, having as reference narratives from observations made in a class of Early Childhood Education. Finally, in the fourth part, the affective experiences triggered in the dialogues and games between children and teachers are narrated and emphasized, highlighting the influence of social mediationReis, Andréa CardosoSantana, Carina Elias2021-05-26T19:52:24Z2021-05-26T19:52:24Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22205http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T14:57:37Zoai:app.uff.br:1/22205Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-05T14:57:37Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os movimentos dos afetos: afetividade e aprendizagem no contexto da educação infantil
title Os movimentos dos afetos: afetividade e aprendizagem no contexto da educação infantil
spellingShingle Os movimentos dos afetos: afetividade e aprendizagem no contexto da educação infantil
Santana, Carina Elias
Afetividade
Educação infantil
Mediação social
Pedagogia
Affectivity
Child education
Social mediation
title_short Os movimentos dos afetos: afetividade e aprendizagem no contexto da educação infantil
title_full Os movimentos dos afetos: afetividade e aprendizagem no contexto da educação infantil
title_fullStr Os movimentos dos afetos: afetividade e aprendizagem no contexto da educação infantil
title_full_unstemmed Os movimentos dos afetos: afetividade e aprendizagem no contexto da educação infantil
title_sort Os movimentos dos afetos: afetividade e aprendizagem no contexto da educação infantil
author Santana, Carina Elias
author_facet Santana, Carina Elias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Andréa Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Carina Elias
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Educação infantil
Mediação social
Pedagogia
Affectivity
Child education
Social mediation
topic Afetividade
Educação infantil
Mediação social
Pedagogia
Affectivity
Child education
Social mediation
description Esta pesquisa teve como objetivo entender o universo afetivo que está compreendido dentro das relações que acontecem no cotidiano de uma sala de Educação Infantil a partir dos estudos de Henry Wallon, Vygotsky e outros autores que contribuem com as reflexões acerca das “experiências escolares”. Com essa investigação, buscou-se dar ênfase nos movimentos dos afetos que potencializam a aprendizagem e influenciam no desenvolvimento das crianças de forma integral. Assim, a primeira parte expõe os caminhos traçados para a o desenvolvimento da pesquisa. Na segunda parte o conceito de afetividade é estudado à luz da teoria walloniana onde é ressaltada a importância desta teoria para se entender como os laços são construídos nas relações entre os professores e as crianças e como o desenvolvimento social influência nesse processo. A terceira parte reflete sobre os movimentos dos afetos, tendo como referência narrativas oriundas de observações realizadas em uma turma de Educação Infantil. Por fim, na quarta parte são narradas e enfatizadas as experiências afetivas desencadeadas nos diálogos e brincadeiras entre as crianças e professoras, ressaltando a influência da mediação social
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-26T19:52:24Z
2021-05-26T19:52:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/22205
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838763481563136