Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22157 |
Resumo: | Ao longo dos anos, o ensino da geometria vem sendo pouco privilegiado nas escolas brasileiras em favorecimento da aritmética e álgebra. Quando se ensina geometria na Escola Básica, normalmente prevalece uma abordagem resumida a um conjunto de regras teóricas e desconectadas da realidade. Este fato vem contribuindo ao longo do tempo para uma mecanização dos processos geométricos, não valorizando a formação do pensamento crítico em geometria do aluno. Com a finalidade de mostrar aos estudantes outras formas de se enxergar a geometria, o presente trabalho propõe uma forma de introduzir alguns conceitos iniciais da geometria esférica na Educação Básica, contrapondo-os aos conceitos da geometria euclidiana e promovendo assim um primeiro contato dos alunos com uma geometria não-euclidiana. Para tal, nossa proposta contém um conjunto de materiais concretos manipulativos acompanhados por uma sequência didática escrita à luz do modelo de van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico |
id |
UFF-2_202cb165838d5e96caa0fcbeea798f97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22157 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básicaGeometriaGeometria não-euclidianaGeometria esféricaModelo de van HieleEnsino de geometriaEnsino fundamentalGeometria não-euclidianaTeoria de van HieleAo longo dos anos, o ensino da geometria vem sendo pouco privilegiado nas escolas brasileiras em favorecimento da aritmética e álgebra. Quando se ensina geometria na Escola Básica, normalmente prevalece uma abordagem resumida a um conjunto de regras teóricas e desconectadas da realidade. Este fato vem contribuindo ao longo do tempo para uma mecanização dos processos geométricos, não valorizando a formação do pensamento crítico em geometria do aluno. Com a finalidade de mostrar aos estudantes outras formas de se enxergar a geometria, o presente trabalho propõe uma forma de introduzir alguns conceitos iniciais da geometria esférica na Educação Básica, contrapondo-os aos conceitos da geometria euclidiana e promovendo assim um primeiro contato dos alunos com uma geometria não-euclidiana. Para tal, nossa proposta contém um conjunto de materiais concretos manipulativos acompanhados por uma sequência didática escrita à luz do modelo de van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico62 f.Crissaff, Lhaylla dos SantosGuimarães, Andrea GomesMerlo, Leandro ColauAbdón, Miriam Del MilagroSilveira, Nathália Carvalho Restier da2021-05-21T18:19:26Z2021-05-21T18:19:26Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVEIRA, Nathália Carvalho Restier da. Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22157Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-21T21:44:18Zoai:app.uff.br:1/22157Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-21T21:44:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica |
title |
Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica |
spellingShingle |
Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica Silveira, Nathália Carvalho Restier da Geometria Geometria não-euclidiana Geometria esférica Modelo de van Hiele Ensino de geometria Ensino fundamental Geometria não-euclidiana Teoria de van Hiele |
title_short |
Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica |
title_full |
Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica |
title_fullStr |
Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica |
title_full_unstemmed |
Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica |
title_sort |
Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica |
author |
Silveira, Nathália Carvalho Restier da |
author_facet |
Silveira, Nathália Carvalho Restier da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Crissaff, Lhaylla dos Santos Guimarães, Andrea Gomes Merlo, Leandro Colau Abdón, Miriam Del Milagro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Nathália Carvalho Restier da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Geometria não-euclidiana Geometria esférica Modelo de van Hiele Ensino de geometria Ensino fundamental Geometria não-euclidiana Teoria de van Hiele |
topic |
Geometria Geometria não-euclidiana Geometria esférica Modelo de van Hiele Ensino de geometria Ensino fundamental Geometria não-euclidiana Teoria de van Hiele |
description |
Ao longo dos anos, o ensino da geometria vem sendo pouco privilegiado nas escolas brasileiras em favorecimento da aritmética e álgebra. Quando se ensina geometria na Escola Básica, normalmente prevalece uma abordagem resumida a um conjunto de regras teóricas e desconectadas da realidade. Este fato vem contribuindo ao longo do tempo para uma mecanização dos processos geométricos, não valorizando a formação do pensamento crítico em geometria do aluno. Com a finalidade de mostrar aos estudantes outras formas de se enxergar a geometria, o presente trabalho propõe uma forma de introduzir alguns conceitos iniciais da geometria esférica na Educação Básica, contrapondo-os aos conceitos da geometria euclidiana e promovendo assim um primeiro contato dos alunos com uma geometria não-euclidiana. Para tal, nossa proposta contém um conjunto de materiais concretos manipulativos acompanhados por uma sequência didática escrita à luz do modelo de van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-05-21T18:19:26Z 2021-05-21T18:19:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVEIRA, Nathália Carvalho Restier da. Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22157 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, Nathália Carvalho Restier da. Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135395646832640 |