Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Nathália Carvalho Restier da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22157
Resumo: Ao longo dos anos, o ensino da geometria vem sendo pouco privilegiado nas escolas brasileiras em favorecimento da aritmética e álgebra. Quando se ensina geometria na Escola Básica, normalmente prevalece uma abordagem resumida a um conjunto de regras teóricas e desconectadas da realidade. Este fato vem contribuindo ao longo do tempo para uma mecanização dos processos geométricos, não valorizando a formação do pensamento crítico em geometria do aluno. Com a finalidade de mostrar aos estudantes outras formas de se enxergar a geometria, o presente trabalho propõe uma forma de introduzir alguns conceitos iniciais da geometria esférica na Educação Básica, contrapondo-os aos conceitos da geometria euclidiana e promovendo assim um primeiro contato dos alunos com uma geometria não-euclidiana. Para tal, nossa proposta contém um conjunto de materiais concretos manipulativos acompanhados por uma sequência didática escrita à luz do modelo de van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico
id UFF-2_202cb165838d5e96caa0fcbeea798f97
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22157
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básicaGeometriaGeometria não-euclidianaGeometria esféricaModelo de van HieleEnsino de geometriaEnsino fundamentalGeometria não-euclidianaTeoria de van HieleAo longo dos anos, o ensino da geometria vem sendo pouco privilegiado nas escolas brasileiras em favorecimento da aritmética e álgebra. Quando se ensina geometria na Escola Básica, normalmente prevalece uma abordagem resumida a um conjunto de regras teóricas e desconectadas da realidade. Este fato vem contribuindo ao longo do tempo para uma mecanização dos processos geométricos, não valorizando a formação do pensamento crítico em geometria do aluno. Com a finalidade de mostrar aos estudantes outras formas de se enxergar a geometria, o presente trabalho propõe uma forma de introduzir alguns conceitos iniciais da geometria esférica na Educação Básica, contrapondo-os aos conceitos da geometria euclidiana e promovendo assim um primeiro contato dos alunos com uma geometria não-euclidiana. Para tal, nossa proposta contém um conjunto de materiais concretos manipulativos acompanhados por uma sequência didática escrita à luz do modelo de van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico62 f.Crissaff, Lhaylla dos SantosGuimarães, Andrea GomesMerlo, Leandro ColauAbdón, Miriam Del MilagroSilveira, Nathália Carvalho Restier da2021-05-21T18:19:26Z2021-05-21T18:19:26Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVEIRA, Nathália Carvalho Restier da. Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22157Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-21T21:44:18Zoai:app.uff.br:1/22157Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-21T21:44:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica
title Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica
spellingShingle Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica
Silveira, Nathália Carvalho Restier da
Geometria
Geometria não-euclidiana
Geometria esférica
Modelo de van Hiele
Ensino de geometria
Ensino fundamental
Geometria não-euclidiana
Teoria de van Hiele
title_short Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica
title_full Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica
title_fullStr Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica
title_full_unstemmed Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica
title_sort Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica
author Silveira, Nathália Carvalho Restier da
author_facet Silveira, Nathália Carvalho Restier da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crissaff, Lhaylla dos Santos
Guimarães, Andrea Gomes
Merlo, Leandro Colau
Abdón, Miriam Del Milagro
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Nathália Carvalho Restier da
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Geometria não-euclidiana
Geometria esférica
Modelo de van Hiele
Ensino de geometria
Ensino fundamental
Geometria não-euclidiana
Teoria de van Hiele
topic Geometria
Geometria não-euclidiana
Geometria esférica
Modelo de van Hiele
Ensino de geometria
Ensino fundamental
Geometria não-euclidiana
Teoria de van Hiele
description Ao longo dos anos, o ensino da geometria vem sendo pouco privilegiado nas escolas brasileiras em favorecimento da aritmética e álgebra. Quando se ensina geometria na Escola Básica, normalmente prevalece uma abordagem resumida a um conjunto de regras teóricas e desconectadas da realidade. Este fato vem contribuindo ao longo do tempo para uma mecanização dos processos geométricos, não valorizando a formação do pensamento crítico em geometria do aluno. Com a finalidade de mostrar aos estudantes outras formas de se enxergar a geometria, o presente trabalho propõe uma forma de introduzir alguns conceitos iniciais da geometria esférica na Educação Básica, contrapondo-os aos conceitos da geometria euclidiana e promovendo assim um primeiro contato dos alunos com uma geometria não-euclidiana. Para tal, nossa proposta contém um conjunto de materiais concretos manipulativos acompanhados por uma sequência didática escrita à luz do modelo de van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-05-21T18:19:26Z
2021-05-21T18:19:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVEIRA, Nathália Carvalho Restier da. Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22157
Aluno de Graduação
identifier_str_mv SILVEIRA, Nathália Carvalho Restier da. Uma proposta introdutória da geometria esférica para a educação básica. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135395646832640