Situação-problema de cliente com ferida neoplásica: contribuições para a prática e ensino de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Amaralina Pimenta
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6371
Resumo: As feridas neoplásicas, progressivamente, desenvolvem úlceras de aspecto visual desagradável, odores intoleráveis, tornam-se friáveis, dolorosas, secretivas, sangram facilmente, desfiguram o corpo e provocam distúrbio da autoimagem, desgaste psicológico por sensação de desamparo, humilhação e isolamento. Estas situações difíceis geram problemas fisiológicos, psicológicos, de segurança, espiritual e, por vezes, a aceitação das condições clínicas em que se encontram. O ideal então é identificar os problemas do cliente e elaborar o cuidado individualizado segundo as “situações” existentes. Nesta nuança, a educação em Enfermagem prepara e legitima sujeitos para este trabalho através de estratégias de ensino com potencial para o crescimento profissional contextualizado. Defende-se que “a Metodologia de Resolução de Situações-Problema foi escolhida como a mais acertada para a concretização do processo de formar profissionais com pensamento crítico-reflexivo e preparado para adequada resolução dos problemas dos clientes. Portanto, tem-se como objetivos: desenvolver a Metodologia de Resolução de Situações-Problema com destaques relevantes para o ensino e para assistência de Enfermagem a clientes com feridas neoplásicas; elaborar situação-problema de cliente com ferida neoplásica; discutir soluções de enfermagem a partir de uma estratégia pedagógica, com base na Metodologia de Resolução de Situações-Problema; e desenvolver material didático para construção e resolução de situações-problema de clientes com feridas neoplásicas. Metodologia: abordagem qualitativa, de cunho descritivo, pela proposta principal de elaborar situação-problema de cliente com ferida neoplásica, na perspectiva da formação em Enfermagem. O caminho metodológico tomou como referência a Metodologia de Resolução de Situações-Problema, que compreende os “momentos significativos” para aprendizagem e a estratégia pedagógica desenvolvida para discussão de situações-problema com foco no ensino. Para a construção dos dados, utilizou-se fontes da literatura, como livros, artigos, revistas sobre a temática; e ainda, elementos pertinentes da práxis da pesquisadora. Resultados: realizada a construção da situação-problema hipotética de cliente com ferida neoplásica, com base no roteiro elaborado a fim de guiar a construção de situações-problema. Após construídas, foram apresentadas questões pedagógicas sobre a situação-problema; em seguida, deu-se a identificação e classificação dos problemas das situações descritas; e posteriormente, analisadas soluções de Enfermagem para os problemas do cliente com feridas neoplásicas. Os achados foram analisados à luz do referencial teórico admitido cujo elemento crucial é a correta identificação dos problemas de enfermagem para sua resolução e aplicação acertada à prática. Conclusão: ao elaborar a situação-problema de cliente com ferida neoplásica e abordar os problemas de Enfermagem identificados na situação, com base em uma estratégia pedagógica situacional e problematizadora, demonstrou-se a possibilidade de aprimorar o exercício da criatividade, da observação atenta e crítica, do questionamento, da capacidade investigativa, da reflexão sobre as dimensões afetadas da cliente e do raciocínio para a resolução dos problemas, tal como foi exercitado pela pesquisadora. Ademais, com os elementos pedagógicos apresentados, privilegia-se a participação dos estudantes, estimulando a construção de perguntas problematizadoras em detrimento de fornecer as respostas prontas, bem como a lida com incertezas realísticas na prática do enfermeiro, e não somente soluções previstas fora da complexidade dos contextos sociais, estimulando as características criativas e inovadoras dos docentes, estudantes de enfermagem e enfermeiros que atuam com os clientes com ferida neoplásica
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O ideal então é identificar os problemas do cliente e elaborar o cuidado individualizado segundo as “situações” existentes. Nesta nuança, a educação em Enfermagem prepara e legitima sujeitos para este trabalho através de estratégias de ensino com potencial para o crescimento profissional contextualizado. Defende-se que “a Metodologia de Resolução de Situações-Problema foi escolhida como a mais acertada para a concretização do processo de formar profissionais com pensamento crítico-reflexivo e preparado para adequada resolução dos problemas dos clientes. Portanto, tem-se como objetivos: desenvolver a Metodologia de Resolução de Situações-Problema com destaques relevantes para o ensino e para assistência de Enfermagem a clientes com feridas neoplásicas; elaborar situação-problema de cliente com ferida neoplásica; discutir soluções de enfermagem a partir de uma estratégia pedagógica, com base na Metodologia de Resolução de Situações-Problema; e desenvolver material didático para construção e resolução de situações-problema de clientes com feridas neoplásicas. Metodologia: abordagem qualitativa, de cunho descritivo, pela proposta principal de elaborar situação-problema de cliente com ferida neoplásica, na perspectiva da formação em Enfermagem. O caminho metodológico tomou como referência a Metodologia de Resolução de Situações-Problema, que compreende os “momentos significativos” para aprendizagem e a estratégia pedagógica desenvolvida para discussão de situações-problema com foco no ensino. Para a construção dos dados, utilizou-se fontes da literatura, como livros, artigos, revistas sobre a temática; e ainda, elementos pertinentes da práxis da pesquisadora. Resultados: realizada a construção da situação-problema hipotética de cliente com ferida neoplásica, com base no roteiro elaborado a fim de guiar a construção de situações-problema. Após construídas, foram apresentadas questões pedagógicas sobre a situação-problema; em seguida, deu-se a identificação e classificação dos problemas das situações descritas; e posteriormente, analisadas soluções de Enfermagem para os problemas do cliente com feridas neoplásicas. Os achados foram analisados à luz do referencial teórico admitido cujo elemento crucial é a correta identificação dos problemas de enfermagem para sua resolução e aplicação acertada à prática. Conclusão: ao elaborar a situação-problema de cliente com ferida neoplásica e abordar os problemas de Enfermagem identificados na situação, com base em uma estratégia pedagógica situacional e problematizadora, demonstrou-se a possibilidade de aprimorar o exercício da criatividade, da observação atenta e crítica, do questionamento, da capacidade investigativa, da reflexão sobre as dimensões afetadas da cliente e do raciocínio para a resolução dos problemas, tal como foi exercitado pela pesquisadora. Ademais, com os elementos pedagógicos apresentados, privilegia-se a participação dos estudantes, estimulando a construção de perguntas problematizadoras em detrimento de fornecer as respostas prontas, bem como a lida com incertezas realísticas na prática do enfermeiro, e não somente soluções previstas fora da complexidade dos contextos sociais, estimulando as características criativas e inovadoras dos docentes, estudantes de enfermagem e enfermeiros que atuam com os clientes com ferida neoplásicaNeoplastic wounds progressively develop ulcers of unpleasant visual appearance, intolerable odors, become friable, painful, secretive, bleed easily, disfigure the body and cause disruption of self-image, psychological distress due to feelings of helplessness, humiliation and isolation. These difficult situations generate physiological, psychological, safety, spiritual problems and, sometimes, acceptance of the clinical conditions in which they are. The ideal is to identify the client's problems and to elaborate individualized care according to the existing "situations". In this nuance, Nursing education prepares and legitimates subjects for this work through teaching strategies with potential for contextualized professional growth. It is argued that "the Situation-Problem-Solving Methodology was chosen as the most appropriate for the realization of the process of training professionals with critical-reflexive thinking and prepared to adequately solve clients' problems. Therefore, we have as objectives: to develop the Methodology of Problem-Situation Resolution with relevant highlights for teaching and Nursing assistance to clients with neoplastic wounds; to elaborate problem-situation of client with neoplastic wound; to discuss nursing solutions based on a pedagogical strategy, based on the Problem-Solving Methodology; and develop didactic material for the construction and resolution of problem situations of clients with neoplastic wounds. Methodology: qualitative approach, descriptive, by the main proposal to elaborate problem-situation of client with neoplastic wound, from the perspective of Nursing training. The methodological path used as a reference the Situation-Problem-Solving Methodology, which includes the "significant moments" for learning and the pedagogical strategy developed to discuss problem situations with a focus on teaching. For data construction, literature sources were used, such as books, articles, journals on the subject; and also pertinent elements of the praxis of the researcher. Results: the construction of the hypothetical problem situation of a client with neoplastic wound was carried out, based on the script developed in order to guide the construction of problem situations. After construction, pedagogical questions about the problem situation were presented; then the identification and classification of the problems of the situations described were given; and later, analyzed Nursing solutions for the client's problems with neoplastic wounds. The findings were analyzed in the light of the admitted theoretical framework whose crucial element is the correct identification of nursing problems for their resolution and correct application to the practice. Conclusion: when elaborating the client's problem situation with neoplastic wound and approaching the Nursing problems identified in the situation, based on a situational and problematizing pedagogical strategy, the possibility of improving the exercise of creativity, critical and critical observation was demonstrated , the questioning, the investigative capacity, the reflection on the affected dimensions of the client and the reasoning for the resolution of the problems, as it was exercised by the researcher. In addition, with the pedagogical elements presented, student participation is favored, stimulating the construction of problematizing questions to the detriment of providing the ready answers, as well as dealing with realistic uncertainties in the practice of the nurse, and not only solutions planned out of complexity of the social contexts, stimulating the creative and innovative characteristics of teachers, nursing students and nurses who work with clients with neoplastic woundQueluci, Gisella de CarvalhoCarvalho, Vilma deTavares, Cláudia Mara de MeloTonini, TeresaTavares, Cláudia Mara de MeloMuniz, Amaralina Pimenta2018-04-20T19:09:57Z2018-04-20T19:09:57Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMUNIZ, Amaralina Pimenta. Situação-problema de cliente com ferida neoplásica: contribuições para a prática e ensino de enfermagem. 2017. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2017https://app.uff.br/riuff/handle/1/6371http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T03:57:47Zoai:app.uff.br:1/6371Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:09.045981Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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