A bibliometria aplicada nos trabalhos de conclusão de curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Pinto da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho, Talia Raquel Oliveira, Borges, Vanusa Jardim, Silva, Marcelo Pinheiro da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15632
Resumo: Este artigo mostra os resultados de uma pesquisa acadêmica realizada no âmbito da Iniciação Científica no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. O estudo tratou da aplicação da técnica bibliométrica nos Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação defendidos no período de 2013 a 2016, momento bastante oportuno, inclusive para avaliar alguns itens do Projeto Político Pedagógico vigente, considerando que neste mesmo período, graduaram-se as primeiras turmas após a implementação do novo currículo e os resultados podem contribuir às diretrizes do documento norteador. Das monografias foram extraídos os elementos descritivos que foram submetidos à análise bibliométrica da qual apontou a Biblioteca Universitária como sendo um dos temas mais estudados no curso até a produção desse artigo. Compõe o referencial teórico, a importância da Iniciação Científica, a aplicação da Bibliometria para mensurar e contextualizar os dados das produções científicas, nesse caso, as monografias do curso, bem como, das etapas executadas para a realização dessa pesquisa. Ademais, apresentam-se os procedimentos metodológicos, mediante os objetivos exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa. Finaliza, apresentando a Biblioteca Universitária como tema mais estudado e os autores mais citados nesse termo, assim como, demonstra a relevância dos estudos oriundos da graduação, das motivações que o impulsionam e das relações entre ensino e pesquisa nas práticas pedagógicas e acadêmicas do curso.
id UFF-2_20ce845d649153070ffb512865595fd5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15632
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A bibliometria aplicada nos trabalhos de conclusão de curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do AmazonasThe bibliometry applied in undergraduation thesis of Librarianship course of the Federal University of AmazonasTrabalhos de conclusão de cursoIniciação CientíficaBiblioteconomiaBibliometriaBiblioteca universitáriaUndergraduation thesisResearch scientific juniorLibrarianshipBibliometric analysisUniversity libraryEste artigo mostra os resultados de uma pesquisa acadêmica realizada no âmbito da Iniciação Científica no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. O estudo tratou da aplicação da técnica bibliométrica nos Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação defendidos no período de 2013 a 2016, momento bastante oportuno, inclusive para avaliar alguns itens do Projeto Político Pedagógico vigente, considerando que neste mesmo período, graduaram-se as primeiras turmas após a implementação do novo currículo e os resultados podem contribuir às diretrizes do documento norteador. Das monografias foram extraídos os elementos descritivos que foram submetidos à análise bibliométrica da qual apontou a Biblioteca Universitária como sendo um dos temas mais estudados no curso até a produção desse artigo. Compõe o referencial teórico, a importância da Iniciação Científica, a aplicação da Bibliometria para mensurar e contextualizar os dados das produções científicas, nesse caso, as monografias do curso, bem como, das etapas executadas para a realização dessa pesquisa. Ademais, apresentam-se os procedimentos metodológicos, mediante os objetivos exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa. Finaliza, apresentando a Biblioteca Universitária como tema mais estudado e os autores mais citados nesse termo, assim como, demonstra a relevância dos estudos oriundos da graduação, das motivações que o impulsionam e das relações entre ensino e pesquisa nas práticas pedagógicas e acadêmicas do curso.SimThis article shows the results of an academic research carried out within the scope of the Scientific Initiation Program in the Librarianship Course of the Universidade Federal do Amazonas (UFAM). The study dealt with the application of the bibliometric technique in the undergraduation final paper, defended in the period from 2013 to 2016, a very opportune moment, including to evaluate some items of the current Political Pedagogical Project, considering that in this same period, the first classes after the implementation of the new curriculum and the results can contribute to guideline document guidelines. From the monographs were extracted the descriptive elements that were submitted to the bibliometric analysis of which the University Library pointed to being one of the most studied subjects in the course until the production of this article. It compiles the theoretical reference, the importance of the Scientific Initiation Program, the application of Bibliometrics to measure and contextualize the data of the scientific productions, in this case, the monographs of the course, as well as, the steps taken to carry out this research. In addition, the methodological procedures are presented, through the exploratory and descriptive objectives, with a quantitative approach. It concludes by presenting the University Library as the most studied topic and the most cited authors in this term, as well as showing the relevance of undergraduate studies, the motivations that motivate it and the relationship between teaching and research in the pedagogical and academic practices of the course.Angra dos Reis2020-10-30T17:25:53Z2020-10-30T17:25:53Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15632N/ACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Juliana Pinto daCarvalho, Talia Raquel OliveiraBorges, Vanusa JardimSilva, Marcelo Pinheiro daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-16T21:31:26Zoai:app.uff.br:1/15632Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-12-16T21:31:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A bibliometria aplicada nos trabalhos de conclusão de curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas
The bibliometry applied in undergraduation thesis of Librarianship course of the Federal University of Amazonas
title A bibliometria aplicada nos trabalhos de conclusão de curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas
spellingShingle A bibliometria aplicada nos trabalhos de conclusão de curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas
Silva, Juliana Pinto da
Trabalhos de conclusão de curso
Iniciação Científica
Biblioteconomia
Bibliometria
Biblioteca universitária
Undergraduation thesis
Research scientific junior
Librarianship
Bibliometric analysis
University library
title_short A bibliometria aplicada nos trabalhos de conclusão de curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas
title_full A bibliometria aplicada nos trabalhos de conclusão de curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas
title_fullStr A bibliometria aplicada nos trabalhos de conclusão de curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas
title_full_unstemmed A bibliometria aplicada nos trabalhos de conclusão de curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas
title_sort A bibliometria aplicada nos trabalhos de conclusão de curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas
author Silva, Juliana Pinto da
author_facet Silva, Juliana Pinto da
Carvalho, Talia Raquel Oliveira
Borges, Vanusa Jardim
Silva, Marcelo Pinheiro da
author_role author
author2 Carvalho, Talia Raquel Oliveira
Borges, Vanusa Jardim
Silva, Marcelo Pinheiro da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana Pinto da
Carvalho, Talia Raquel Oliveira
Borges, Vanusa Jardim
Silva, Marcelo Pinheiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalhos de conclusão de curso
Iniciação Científica
Biblioteconomia
Bibliometria
Biblioteca universitária
Undergraduation thesis
Research scientific junior
Librarianship
Bibliometric analysis
University library
topic Trabalhos de conclusão de curso
Iniciação Científica
Biblioteconomia
Bibliometria
Biblioteca universitária
Undergraduation thesis
Research scientific junior
Librarianship
Bibliometric analysis
University library
description Este artigo mostra os resultados de uma pesquisa acadêmica realizada no âmbito da Iniciação Científica no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. O estudo tratou da aplicação da técnica bibliométrica nos Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação defendidos no período de 2013 a 2016, momento bastante oportuno, inclusive para avaliar alguns itens do Projeto Político Pedagógico vigente, considerando que neste mesmo período, graduaram-se as primeiras turmas após a implementação do novo currículo e os resultados podem contribuir às diretrizes do documento norteador. Das monografias foram extraídos os elementos descritivos que foram submetidos à análise bibliométrica da qual apontou a Biblioteca Universitária como sendo um dos temas mais estudados no curso até a produção desse artigo. Compõe o referencial teórico, a importância da Iniciação Científica, a aplicação da Bibliometria para mensurar e contextualizar os dados das produções científicas, nesse caso, as monografias do curso, bem como, das etapas executadas para a realização dessa pesquisa. Ademais, apresentam-se os procedimentos metodológicos, mediante os objetivos exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa. Finaliza, apresentando a Biblioteca Universitária como tema mais estudado e os autores mais citados nesse termo, assim como, demonstra a relevância dos estudos oriundos da graduação, das motivações que o impulsionam e das relações entre ensino e pesquisa nas práticas pedagógicas e acadêmicas do curso.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-10-30T17:25:53Z
2020-10-30T17:25:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/15632
N/A
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15632
identifier_str_mv N/A
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135453170663424