Todos pela educação? uma construção de sentidos sobre educação em uma esfera empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Andreia Araujo de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15828
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a construção de sentidos na educação básica pública brasileira a partir de um texto do Todos Pela Educação (doravante TPE). O documento é o “Todos Pela Educação Rumo a 2022”. A seleção do corpus considerou o fato de esse ser um documento que se apresenta como “guia” para mudar a educação no país e que pretende ser incorporado pela sociedade por meio de suas 5 metas. Recorrendo à Análise de Discurso (AD) de base enunciativa, nos ancoramos nas noções de Cenografia (MAINGUENEAU, 2013), pautada na Teoria da Enunciação (BENVENISTE, 1976) e Governamentalidade (FOUCAULT, 2008b). O trabalho se divide em três capítulos: o capítulo um apresenta o percurso teórico-metodológico que busca problematizar uma construção discursiva sobre educação. O capítulo dois se subdivide em três itens e apresenta a construção de um contexto para o surgimento de um movimento com as características do TPE. O capítulo três se subdivide em três itens e apresenta o surgimento do TPE, a base de seu projeto educacional, que se fundamenta em 5 metas, 5 bandeiras e 5 atitudes e a análise do corpus da pesquisa, buscando os sentidos sobre educação no documento. Para além disso, trouxemos nossas considerações finais. Em síntese, a pesquisa mostrou que o discurso empresarial do TPE produz sentidos sobre a educação em uma perspectiva neoliberal, com o apagamento do poder público e dos efeitos de todo contexto político-econômico que a globalização causou. Essa produção de sentidos constrói um enunciador autorizado e legitimado para resolver todos os problemas da educação básica pública brasileira
id UFF-2_20d52e403b9772ebcb8633be930bfc2d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15828
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Todos pela educação? uma construção de sentidos sobre educação em uma esfera empresarialEducação básica públicaTPEAnálise do discursoLegislação educacionalAnálise do discursoLinguística aplicadaEducação básicaPolítica educacionalEducación básica públicaTPEAnálisis del discursoLegislación nacionalEsta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a construção de sentidos na educação básica pública brasileira a partir de um texto do Todos Pela Educação (doravante TPE). O documento é o “Todos Pela Educação Rumo a 2022”. A seleção do corpus considerou o fato de esse ser um documento que se apresenta como “guia” para mudar a educação no país e que pretende ser incorporado pela sociedade por meio de suas 5 metas. Recorrendo à Análise de Discurso (AD) de base enunciativa, nos ancoramos nas noções de Cenografia (MAINGUENEAU, 2013), pautada na Teoria da Enunciação (BENVENISTE, 1976) e Governamentalidade (FOUCAULT, 2008b). O trabalho se divide em três capítulos: o capítulo um apresenta o percurso teórico-metodológico que busca problematizar uma construção discursiva sobre educação. O capítulo dois se subdivide em três itens e apresenta a construção de um contexto para o surgimento de um movimento com as características do TPE. O capítulo três se subdivide em três itens e apresenta o surgimento do TPE, a base de seu projeto educacional, que se fundamenta em 5 metas, 5 bandeiras e 5 atitudes e a análise do corpus da pesquisa, buscando os sentidos sobre educação no documento. Para além disso, trouxemos nossas considerações finais. Em síntese, a pesquisa mostrou que o discurso empresarial do TPE produz sentidos sobre a educação em uma perspectiva neoliberal, com o apagamento do poder público e dos efeitos de todo contexto político-econômico que a globalização causou. Essa produção de sentidos constrói um enunciador autorizado e legitimado para resolver todos os problemas da educação básica pública brasileiraEsta investigación objetivó reflexionar sobre la construcción de sentidos en la educación básica pública brasileña por medio de un texto del Todos Pela Educação (doravante TPE). El documento es el “Todos Pela Educação Rumo a 2022”. La selección del corpus consideró ser ese un documento que se presenta como “guía” para cambiar la educación en el país y que pretende ser incorporado por la sociedad por medio de sus 5 metas. Considerando el Análisis del Discurso (AD) de base enunciativa, nos basamos en las nociones teóricas de Cenografia (MAINGUENEAU, 2013), pautada en la Teoría de la Enunciación (BENVENISTE, 1976) e Governamentalidade (FOUCAULT, 2008b). La investigación se divide en tres capítulos: el capítulo uno presenta el recorrido teórico-metodológico que busca problematizar una construcción discursiva sobre educación. El capítulo dos se subdivide en tres ítems y presenta la construcción de un contexto para el surgimiento de un movimiento con las características del TPE. El capítulo tres se subdivide en tres ítems y presenta el surgimiento del TPE, la base de su proyecto educacional, que se fundamenta en 5 metas, 5 banderas y 5 actitudes y el análisis del corpus de la investigación, buscando los sentidos sobre educación en el documento. Además, trajimos nuestras consideraciones finales. En síntesis, la investigación mostró que el discurso empresarial del TPE produce sentidos sobre educación en una perspectiva neoliberal, con el apagamiento del poder público y dos efectos de todo contexto político-económico que la globalización causó. Esa producción de sentidos construye un enunciador autorizado y legitimado para resolver todos los problemas de la educación básica pública brasileña157 f.Daher, Del CarmenAntunes, VivianeVargens, DayalaCarvalho, Andreia Araujo de2020-11-09T17:37:12Z2020-11-09T17:37:12Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15828CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-09T23:16:12Zoai:app.uff.br:1/15828Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-09T23:16:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Todos pela educação? uma construção de sentidos sobre educação em uma esfera empresarial
title Todos pela educação? uma construção de sentidos sobre educação em uma esfera empresarial
spellingShingle Todos pela educação? uma construção de sentidos sobre educação em uma esfera empresarial
Carvalho, Andreia Araujo de
Educação básica pública
TPE
Análise do discurso
Legislação educacional
Análise do discurso
Linguística aplicada
Educação básica
Política educacional
Educación básica pública
TPE
Análisis del discurso
Legislación nacional
title_short Todos pela educação? uma construção de sentidos sobre educação em uma esfera empresarial
title_full Todos pela educação? uma construção de sentidos sobre educação em uma esfera empresarial
title_fullStr Todos pela educação? uma construção de sentidos sobre educação em uma esfera empresarial
title_full_unstemmed Todos pela educação? uma construção de sentidos sobre educação em uma esfera empresarial
title_sort Todos pela educação? uma construção de sentidos sobre educação em uma esfera empresarial
author Carvalho, Andreia Araujo de
author_facet Carvalho, Andreia Araujo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daher, Del Carmen
Antunes, Viviane
Vargens, Dayala
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Andreia Araujo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica pública
TPE
Análise do discurso
Legislação educacional
Análise do discurso
Linguística aplicada
Educação básica
Política educacional
Educación básica pública
TPE
Análisis del discurso
Legislación nacional
topic Educação básica pública
TPE
Análise do discurso
Legislação educacional
Análise do discurso
Linguística aplicada
Educação básica
Política educacional
Educación básica pública
TPE
Análisis del discurso
Legislación nacional
description Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a construção de sentidos na educação básica pública brasileira a partir de um texto do Todos Pela Educação (doravante TPE). O documento é o “Todos Pela Educação Rumo a 2022”. A seleção do corpus considerou o fato de esse ser um documento que se apresenta como “guia” para mudar a educação no país e que pretende ser incorporado pela sociedade por meio de suas 5 metas. Recorrendo à Análise de Discurso (AD) de base enunciativa, nos ancoramos nas noções de Cenografia (MAINGUENEAU, 2013), pautada na Teoria da Enunciação (BENVENISTE, 1976) e Governamentalidade (FOUCAULT, 2008b). O trabalho se divide em três capítulos: o capítulo um apresenta o percurso teórico-metodológico que busca problematizar uma construção discursiva sobre educação. O capítulo dois se subdivide em três itens e apresenta a construção de um contexto para o surgimento de um movimento com as características do TPE. O capítulo três se subdivide em três itens e apresenta o surgimento do TPE, a base de seu projeto educacional, que se fundamenta em 5 metas, 5 bandeiras e 5 atitudes e a análise do corpus da pesquisa, buscando os sentidos sobre educação no documento. Para além disso, trouxemos nossas considerações finais. Em síntese, a pesquisa mostrou que o discurso empresarial do TPE produz sentidos sobre a educação em uma perspectiva neoliberal, com o apagamento do poder público e dos efeitos de todo contexto político-econômico que a globalização causou. Essa produção de sentidos constrói um enunciador autorizado e legitimado para resolver todos os problemas da educação básica pública brasileira
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-09T17:37:12Z
2020-11-09T17:37:12Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/15828
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838836820017152