A voz do sertão no romance da pedra do reino de Ariano Suassuna: a estética do cordel e a sagração sertaneja
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8837 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação consiste numa análise interpretativa do discurso do sertanejo que subjaz a obra Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971), de Ariano Suassuna. Nesta obra, Suassuna dá voz ao narrador-protagonista, Quaderna, cuja estrutura formal do discurso se baseia nos folhetos de cordel, princípio basilar da comunidade sertaneja de Quaderna. O discurso do sertanejo que conforma a narrativa da obra consiste numa apreensão que se dá em duas dimensões principais, a saber: (i) a narrativa de Quaderna apresenta uma crítica ao Brasil “Oficial” e às suas instituições, correlato da concepção europeia moderna de Estado Nação; e (ii) ela apresenta a viabilidade e positividade de uma comunidade sertaneja, sua dinâmica, simbologia e sentido, como expressão do Brasil “Real”. Nossa análise interpretativa se dá num diálogo entre a abordagem hermenêutico-fenomenológica de Paul Ricoeur e os princípios epistemológicos da sociologia de Gilberto Freyre. Com base nesse diálogo, o horizonte interdisciplinar que congrega sociologia e literatura apreende esta última como ferramenta epistemológica válida para compreensão sociológica. Acreditamos, com isso, poder contribuir para os estudos críticos sobre o sertanejo e, em geral, para os estudos do pensamento social brasileiro |
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A voz do sertão no romance da pedra do reino de Ariano Suassuna: a estética do cordel e a sagração sertanejaSertanejoPedra do ReinoTexto literárioEstado naçãoAnálise do discursoSuassuna, Ariano, 1927-2014SertanejoPedra do ReinoLiterary textNation-stateO objetivo desta dissertação consiste numa análise interpretativa do discurso do sertanejo que subjaz a obra Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971), de Ariano Suassuna. Nesta obra, Suassuna dá voz ao narrador-protagonista, Quaderna, cuja estrutura formal do discurso se baseia nos folhetos de cordel, princípio basilar da comunidade sertaneja de Quaderna. O discurso do sertanejo que conforma a narrativa da obra consiste numa apreensão que se dá em duas dimensões principais, a saber: (i) a narrativa de Quaderna apresenta uma crítica ao Brasil “Oficial” e às suas instituições, correlato da concepção europeia moderna de Estado Nação; e (ii) ela apresenta a viabilidade e positividade de uma comunidade sertaneja, sua dinâmica, simbologia e sentido, como expressão do Brasil “Real”. Nossa análise interpretativa se dá num diálogo entre a abordagem hermenêutico-fenomenológica de Paul Ricoeur e os princípios epistemológicos da sociologia de Gilberto Freyre. Com base nesse diálogo, o horizonte interdisciplinar que congrega sociologia e literatura apreende esta última como ferramenta epistemológica válida para compreensão sociológica. Acreditamos, com isso, poder contribuir para os estudos críticos sobre o sertanejo e, em geral, para os estudos do pensamento social brasileiroCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe objective of this dissertation is to undertake an interpretative analysis of the discourse of thesertanejo (Brazilian northeast backlander), as presented in the novel Romance d'A Pedra do Reino and the Prince of the Blood of the Vai-e-Volta (1971) by Ariano Suassuna. In this work, Suassuna gives voice to a first-person narrator, the protagonist Quaderna, whose discourse is formally structured around the chapbook literature style of Brazilian backlands (literatura de cordel), a basic feature of Quaderna’s sertanejo community. The sertanejo discourse that shapes the entire narrative of the novel comprehends two basic dimensions: (i) it constitutes a critique of the “official Brazil” and its institutions, an emulation of the modern European concept of nation-state; (ii) and it constitutes a lively presentation of a vibrant and viable sertanejo community, its dynamics, symbology and meaning, as an expression of the "real Brazil". Our interpretative task involves a major dialogue between Paul Ricoeur’s hermeneutic-phenomenological approach and Gilberto Freyre’s epistemological principles of sociology. In the context of such dialogue, the interdisciplinary concertation between sociology and literature renders the latter a pertinent epistemological tool for sociological understanding. In doing so, we believe to be able to contribute to the critical studies of the sertanejo and to the studies of Brazilian social thought, in generalFridman, Luis CarlosGuelman, Leonardo CaravanaBitter, DanielSant’Anna, Sabrina Marques ParrachoFelgueiras, Carmen Lúcia TavaresMorais, Juliana Rodrigues2019-03-19T15:14:52Z2019-03-19T15:14:52Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8837http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-14T16:18:18Zoai:app.uff.br:1/8837Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:28.903437Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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