Experiência, linguagem, pesquisa e prática de ensino em ciências sociais: a vida ainda "treme"?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9842 |
Resumo: | Educação, experiência, linguagem e leitura são os temas de Jorge Larrosa abordados nesse trabalho. Quando o autor pensa em educação, pensa em ler, em escrever, em pensar, em conversar de forma aberta e sincera, como o descampamento de um espaço que surge para esse intento. Em contrapartida, as experiências por mim vividas nos estágios obrigatórios das disciplinas de Prática de Pesquisa e Ensino em Ciências Sociais mostraram-me que nas escolas públicas estaduais não há intenção ou recepção para tais espaços. Tampouco na(s) Universide(s), nos cursos onde o objetivo é pensar a Educação. Uso as palavras de Larrosa para expressar o que a minha linguagem ainda não domina. Uso as minhas palavras para expressar as minhas experiências, ainda que minha linguagem não de conta de todas elas |
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Experiência, linguagem, pesquisa e prática de ensino em ciências sociais: a vida ainda "treme"?LinguagemEducaçãoExperiênciaVidaEducaçãoLinguagemLeituraEscritaLanguageEducationExperienceLifeEducação, experiência, linguagem e leitura são os temas de Jorge Larrosa abordados nesse trabalho. Quando o autor pensa em educação, pensa em ler, em escrever, em pensar, em conversar de forma aberta e sincera, como o descampamento de um espaço que surge para esse intento. Em contrapartida, as experiências por mim vividas nos estágios obrigatórios das disciplinas de Prática de Pesquisa e Ensino em Ciências Sociais mostraram-me que nas escolas públicas estaduais não há intenção ou recepção para tais espaços. Tampouco na(s) Universide(s), nos cursos onde o objetivo é pensar a Educação. Uso as palavras de Larrosa para expressar o que a minha linguagem ainda não domina. Uso as minhas palavras para expressar as minhas experiências, ainda que minha linguagem não de conta de todas elasEducation, experience, language and reading are the issues addressed in this work through Jorge Larrosa’s words. When the author thinks about education, he thinks of reading, writing, thinking and talking openly and sincerely, as an open field, as a space that appears for this purpose. In contrast, the experiences I lived in the internships during the teacher training time in the Faculty of Education in Social Sciences, showed me that in the public schools there is no intention or reception to such spaces. Nor at the Universities, or at least in the courses which the goal is to think about education. I use the words of Larrosa to express what my language has not yet mastered. I use my words to express my experiences, even though my language does not account for all of themPetry, Hélène CecileGonçalves, Renata de SáMello, Marisol Barenco Corrêa dePinto, Natacha Ribeiro de Souza2019-06-06T19:04:01Z2019-06-06T19:04:01Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9842Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T16:56:07Zoai:app.uff.br:1/9842Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:21.048137Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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