O estágio supervisionado na formação de arquivistas: um estudo de caso no curso de graduação em arquivologia de uma instituição federal de ensino superior no estado do rio de janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Claudia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5511
Resumo: O presente estudo objetiva analisar as contribuições e deficiências do programa de estágio supervisionado para a formação do profissional arquivista. Aborda por meio de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas os alunos matriculados no curso de bacharelado em Arquivologia de uma Instituição Federal de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro que integralizaram 80% ou mais da carga horária mínima prevista para conclusão do curso no segundo semestre de 2017. Conclui que o programa de estágio supervisionado é a porta de entrada do graduando para o mercado de trabalho e não pode ser visto como uma atividade realizada apenas para cumprir uma exigência curricular. Afirma que um maior entrosamento entre as instituições de nível superior e as empresas que oferecem o estágio pode trazer benefícios para o programa. Também o estudo sugere estratégias para a melhoria do programa de estágio supervisionado, tais como a realização de visitas a instituições que executem ou tenham executado projetos arquivísticos relevantes e a realização de seminários que tragam os profissionais arquivistas atuantes no mercado de trabalho para conversar com os alunos na universidade.
id UFF-2_22c34dc60821cfb19f8954f170455f95
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5511
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O estágio supervisionado na formação de arquivistas: um estudo de caso no curso de graduação em arquivologia de uma instituição federal de ensino superior no estado do rio de janeiroArquivologiaEstágio supervisionadoFormação arquivísticaArquivologiaEstágio supervisionadoMercado de trabalhoArchivologySupervised internshipArchival trainingO presente estudo objetiva analisar as contribuições e deficiências do programa de estágio supervisionado para a formação do profissional arquivista. Aborda por meio de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas os alunos matriculados no curso de bacharelado em Arquivologia de uma Instituição Federal de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro que integralizaram 80% ou mais da carga horária mínima prevista para conclusão do curso no segundo semestre de 2017. Conclui que o programa de estágio supervisionado é a porta de entrada do graduando para o mercado de trabalho e não pode ser visto como uma atividade realizada apenas para cumprir uma exigência curricular. Afirma que um maior entrosamento entre as instituições de nível superior e as empresas que oferecem o estágio pode trazer benefícios para o programa. Também o estudo sugere estratégias para a melhoria do programa de estágio supervisionado, tais como a realização de visitas a instituições que executem ou tenham executado projetos arquivísticos relevantes e a realização de seminários que tragam os profissionais arquivistas atuantes no mercado de trabalho para conversar com os alunos na universidade.This study aims to verify the contributions and deficiencies of the supervised internship program in the training of archivists. It applies a questionnaire containing open and closed questions, to the students enrolled in the bachelor's degree in Archivology of a Federal Institution of Higher Education located in the State of Rio de Janeiro that paid 80% or more of the minimum workload expected to complete the course in the second half of 2017. It concludes that the supervised internship program is the gateway of the graduating to the job market and can’t be seen as an activity performed only to meet a curricular requirement. It states that a closer link between higher education institutions and companies offering internships can bring benefits to the program. The study also suggested improvements to the supervised internship program, such as visits to institutions that performs or have performed relevant archival projects, and seminars that brings professionals of the labor market to talk with students in the university.Universidade Federal FluminenseNiteróiReis, Augusto da CunhaMéxas, Mirian PicininiSouza, Cristina Gomes deDias, Ana Claudia2018-01-16T12:27:39Z2018-01-16T12:27:39Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5511Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:21:31Zoai:app.uff.br:1/5511Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:21:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio supervisionado na formação de arquivistas: um estudo de caso no curso de graduação em arquivologia de uma instituição federal de ensino superior no estado do rio de janeiro
title O estágio supervisionado na formação de arquivistas: um estudo de caso no curso de graduação em arquivologia de uma instituição federal de ensino superior no estado do rio de janeiro
spellingShingle O estágio supervisionado na formação de arquivistas: um estudo de caso no curso de graduação em arquivologia de uma instituição federal de ensino superior no estado do rio de janeiro
Dias, Ana Claudia
Arquivologia
Estágio supervisionado
Formação arquivística
Arquivologia
Estágio supervisionado
Mercado de trabalho
Archivology
Supervised internship
Archival training
title_short O estágio supervisionado na formação de arquivistas: um estudo de caso no curso de graduação em arquivologia de uma instituição federal de ensino superior no estado do rio de janeiro
title_full O estágio supervisionado na formação de arquivistas: um estudo de caso no curso de graduação em arquivologia de uma instituição federal de ensino superior no estado do rio de janeiro
title_fullStr O estágio supervisionado na formação de arquivistas: um estudo de caso no curso de graduação em arquivologia de uma instituição federal de ensino superior no estado do rio de janeiro
title_full_unstemmed O estágio supervisionado na formação de arquivistas: um estudo de caso no curso de graduação em arquivologia de uma instituição federal de ensino superior no estado do rio de janeiro
title_sort O estágio supervisionado na formação de arquivistas: um estudo de caso no curso de graduação em arquivologia de uma instituição federal de ensino superior no estado do rio de janeiro
author Dias, Ana Claudia
author_facet Dias, Ana Claudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Augusto da Cunha
Méxas, Mirian Picinini
Souza, Cristina Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Arquivologia
Estágio supervisionado
Formação arquivística
Arquivologia
Estágio supervisionado
Mercado de trabalho
Archivology
Supervised internship
Archival training
topic Arquivologia
Estágio supervisionado
Formação arquivística
Arquivologia
Estágio supervisionado
Mercado de trabalho
Archivology
Supervised internship
Archival training
description O presente estudo objetiva analisar as contribuições e deficiências do programa de estágio supervisionado para a formação do profissional arquivista. Aborda por meio de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas os alunos matriculados no curso de bacharelado em Arquivologia de uma Instituição Federal de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro que integralizaram 80% ou mais da carga horária mínima prevista para conclusão do curso no segundo semestre de 2017. Conclui que o programa de estágio supervisionado é a porta de entrada do graduando para o mercado de trabalho e não pode ser visto como uma atividade realizada apenas para cumprir uma exigência curricular. Afirma que um maior entrosamento entre as instituições de nível superior e as empresas que oferecem o estágio pode trazer benefícios para o programa. Também o estudo sugere estratégias para a melhoria do programa de estágio supervisionado, tais como a realização de visitas a instituições que executem ou tenham executado projetos arquivísticos relevantes e a realização de seminários que tragam os profissionais arquivistas atuantes no mercado de trabalho para conversar com os alunos na universidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-01-16T12:27:39Z
2018-01-16T12:27:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5511
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5511
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1825433343234146304