A adoção de e-books científicos na área de administração: estudo de caso da biblioteca Prof. Emérito Agrícola Bethlem - Instituto COPPEAD/UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Andresa Assis de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10878
Resumo: Esta pesquisa aborda a inserção de coleção de e-books científicos na Área de Administração, em uma biblioteca universitária, tendo como campo empírico a Biblioteca Prof. Emérito Agrícola Bethlem, do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio dos métodos: estudo de caso, observação direta e pesquisa documental. A investigação relaciona o e-book com o conceito de “objeto técnico-científico-informacional” e elenca os atores sociais e suas respectivas relações com o e-book científico. Nesta pesquisa foi realizada uma análise das bibliografias básicas dos cursos stricto sensu do Instituto COPPEAD, demonstrando a indisponibilidade da maioria dos títulos indicados, na versão de e-book e a restrição de venda de muitos títulos a pessoas físicas. O estudo examina as implicações para a aquisição de e-books, elencando os modelos de negócio oferecidos a bibliotecas e apresenta as peculiaridades para o uso dos e-books. A pesquisa discute os impactos dos e-books nas práticas e políticas documentárias das bibliotecas universitárias, destacando a importância de uma específica política de aquisição de e-books. A investigação apresenta o cenário internacional da aquisição e disseminação dos e-books nas bibliotecas universitárias e faz um breve comparativo com a realidade brasileira. A legislação brasileira pertinente na disponibilidade dos e-books é apresentada, assim como as especificidades jurídicas impostas a universidades, no que tange à aquisição. A pesquisa apresenta dois gargalos, econômico e jurídico, para a adoção de uma coleção de e-books, como fatores externos às bibliotecas universitárias. No decorrer do estudo, destaca-se a agilidade na disseminação do e-book e a potencialidade do uso dos e-books na comunicação científica e no atendimento das necessidades de informação dos usuários das bibliotecas.
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