Políticas públicas de educação inclusiva na escola pública: minhas experiências na iniciação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Bruno Pereira Batista de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23713
Resumo: Esta monografia, resultante de minhas experiências como bolsista de Iniciação Científica (CNPq) se insere nos Projetos de Pesquisa “Observatório Municipal de Educação Inclusiva: estudo em Rede Pedagógica nas Escolas Públicas de Niterói” e “Políticas Públicas de Educação Especial: experiências de formação docente e inclusão na escola pública”, sob coordenação e orientação da Profa. Dra. Valdelúcia Alves da Costa (UFF), bem como se vincula ao Projeto de Pesquisa (CNPq) “Violência Escolar: discriminação, bullying e Responsabilidade”, coordenado nacional e internacionalmente pelo Prof. Dr. José Leon Crochíck (USP) e regionalmente por minha orientadora Profa. Dra. Valdelúcia Alves da Costa (UFF). Neste estudo apresentamos as práticas pedagógicas e atitudes de professoras em relação aos alunos com deficiência considerados em situação de inclusão nas escolas municipais de Niterói; quais as experiências dos docentes nas salas de aula inclusivas e nas salas de recursos multifuncionais; e, também, apresentamos as metodologias inclusivas e democráticas que possibilitam a minimização e/ou superação da manifestação do preconceito em sala de aula. Estes estudos foram desenvolvidos entre os anos de 2016 a 2020 em escolas públicas da rede municipal de ensino, no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos revelaram a importância de uma formação docente para desenvolvimento das práticas pedagógicas inclusivas, bem como para que as salas de recursos multifuncionais sejam espaços de apoio à inclusão escolar nas classes comuns e, por fim, são apresentadas possibilidades de atuação docente e organização para a escola pública se constituir democrática e emancipadora para alunos considerados em situação de inclusão.
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