Perspectiva decolonial no ensino de química: contribuições para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Igor Lucio Louchard de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31535
Resumo: Esse estudo teve por objetivo a elaboração de um material didático-instrucional, que visa auxiliar professores(as) a saírem de um lugar comum nas suas práticas pedagógicas, através da implementação de aulas que contemplem uma visão decolonial e contra-hegemônica do Ensino de Química, no sentido de trazer luz à epistemes historicamente marginalizadas pelo colonialismo estabelecido. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, visando compreender conceitos que pudessem auxiliar na produção desse material, e trazer embasamento teórico à produção do Produto Educacional propriamente dito. Dentre os principais conceitos, destacam-se As Epistemologias do Sul, o Racismo Epistêmico, Linha Abissal, Epistemicídio, Desobediência Epistêmica, entre outros. Além disso, entendendo que um trabalho com viés decolonial não poderia ser desenvolvido sem a participação de outros(as) professores(as), com suas visões de mundo e de educação particulares, participaram como sujeitos da pesquisa 16 professores(as) de diferentes áreas de conhecimento. Estes profissionais responderam a um questionário elaborado nesse trabalho, usando como ferramenta o Google Forms, cujo objetivo foi identificar diferentes olhares e vivências sobre o tema e sua inserção no ensino, levando em consideração as especificidades da formação e atividade docente, no sentido de contribuir para a elaboração do produto educacional. Os resultados apontam que o tema decolonialidade, e todas as implicações relacionadas ao assunto, são pouco exploradas nos cursos de licenciatura nas áreas de Ciências da Natureza, e consequentemente nas salas de aula desses(as) professores(as). Dessa forma, foi desenvolvido um Produto Educacional, intitulado Construindo Caminhos Para um Ensino de Química Decolonial, que contém um Minicurso construído a partir da colaboração dos sujeitos da pesquisa, e voltado para a formação inicial e continuada de professores(as) de Química, podendo ser adaptado para outras disciplinas. Tal material poderá sofrer modificações ou adaptações de acordo com as especificidades inerentes à sua aplicação, tais como tempo de execução, espaço físico disponível, número de participantes do Minicurso, dentre outros fatores.
id UFF-2_23505f2ae5acca4c06af76a5635caf3f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31535
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Perspectiva decolonial no ensino de química: contribuições para a formação docenteEnsino de químicaEpistemologias decoloniaisMinicursoEnsino de ciências naturaisDecolonialidadeProcesso de ensino-aprendizagemMaterial didáticoChemistry teachingDeocolonial epistemologiesMinicourseEsse estudo teve por objetivo a elaboração de um material didático-instrucional, que visa auxiliar professores(as) a saírem de um lugar comum nas suas práticas pedagógicas, através da implementação de aulas que contemplem uma visão decolonial e contra-hegemônica do Ensino de Química, no sentido de trazer luz à epistemes historicamente marginalizadas pelo colonialismo estabelecido. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, visando compreender conceitos que pudessem auxiliar na produção desse material, e trazer embasamento teórico à produção do Produto Educacional propriamente dito. Dentre os principais conceitos, destacam-se As Epistemologias do Sul, o Racismo Epistêmico, Linha Abissal, Epistemicídio, Desobediência Epistêmica, entre outros. Além disso, entendendo que um trabalho com viés decolonial não poderia ser desenvolvido sem a participação de outros(as) professores(as), com suas visões de mundo e de educação particulares, participaram como sujeitos da pesquisa 16 professores(as) de diferentes áreas de conhecimento. Estes profissionais responderam a um questionário elaborado nesse trabalho, usando como ferramenta o Google Forms, cujo objetivo foi identificar diferentes olhares e vivências sobre o tema e sua inserção no ensino, levando em consideração as especificidades da formação e atividade docente, no sentido de contribuir para a elaboração do produto educacional. Os resultados apontam que o tema decolonialidade, e todas as implicações relacionadas ao assunto, são pouco exploradas nos cursos de licenciatura nas áreas de Ciências da Natureza, e consequentemente nas salas de aula desses(as) professores(as). Dessa forma, foi desenvolvido um Produto Educacional, intitulado Construindo Caminhos Para um Ensino de Química Decolonial, que contém um Minicurso construído a partir da colaboração dos sujeitos da pesquisa, e voltado para a formação inicial e continuada de professores(as) de Química, podendo ser adaptado para outras disciplinas. Tal material poderá sofrer modificações ou adaptações de acordo com as especificidades inerentes à sua aplicação, tais como tempo de execução, espaço físico disponível, número de participantes do Minicurso, dentre outros fatores.The aim of this study was to develop a didactic-instructional material, which aims to help teachers to leave a common place in their pedagogical practices, through the implementation of classes that contemplate a decolonial and counter-hegemonic vision of Chemistry Teaching , in the sense of bringing light to epistemes historically marginalized by established colonialism. In this sense, a qualitative research was carried out, aiming to understand concepts that could help in the production of this material, and bring theoretical basis to the production of the Educational Product itself. Among the main concepts, the epistemologies of the South, Epistemic Racism, Abyssal Line, Epistemicide, Epistemic Disobedience, among others, stand out. In addition, understanding that work with a decolonial bias could not be developed without the participation of other teachers, with their particular worldviews and education, 16 teachers from different areas participated as research subjects. of knowledge. These professionals answered a questionnaire prepared in this work, using Google Forms as a tool, whose objective was to identify different perspectives and experiences on the subject and its insertion in teaching, taking into account the specificities of teaching training and activity, in order to contribute to the elaboration of the educational product. The results indicate that the theme of decoloniality, and all the implications related to the subject, are little explored in undergraduate courses in the areas of Natural Sciences, and consequently in the classrooms of these teachers. In this way, an Educational Product was developed, entitled Construindo Caminhos Para um Ensino de Química Decolonial, which contains a Mini-course built from the collaboration of the research subjects, and aimed at the initial and continued training of Chemistryteachers, be adapted to other disciplines. Such material may undergo modifications or adaptations according to the specificities inherent to its application, such as execution time, physical space available, number of participants in the Mini-course, among other factors70 f.Cova, Rose Mary LatiniBampi, Maria Luísa FurlinFarias, Florence Moellman Cordeiro deAraujo, Igor Lucio Louchard de2023-12-19T13:53:15Z2023-12-19T13:53:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfARAUJO, Igor Lucio Louchard de. Perspectiva decolonial no ensino de química: contribuições para a formação docente. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31535CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-19T13:53:19Zoai:app.uff.br:1/31535Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:12.150686Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva decolonial no ensino de química: contribuições para a formação docente
title Perspectiva decolonial no ensino de química: contribuições para a formação docente
spellingShingle Perspectiva decolonial no ensino de química: contribuições para a formação docente
Araujo, Igor Lucio Louchard de
Ensino de química
Epistemologias decoloniais
Minicurso
Ensino de ciências naturais
Decolonialidade
Processo de ensino-aprendizagem
Material didático
Chemistry teaching
Deocolonial epistemologies
Minicourse
title_short Perspectiva decolonial no ensino de química: contribuições para a formação docente
title_full Perspectiva decolonial no ensino de química: contribuições para a formação docente
title_fullStr Perspectiva decolonial no ensino de química: contribuições para a formação docente
title_full_unstemmed Perspectiva decolonial no ensino de química: contribuições para a formação docente
title_sort Perspectiva decolonial no ensino de química: contribuições para a formação docente
author Araujo, Igor Lucio Louchard de
author_facet Araujo, Igor Lucio Louchard de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cova, Rose Mary Latini
Bampi, Maria Luísa Furlin
Farias, Florence Moellman Cordeiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Igor Lucio Louchard de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Epistemologias decoloniais
Minicurso
Ensino de ciências naturais
Decolonialidade
Processo de ensino-aprendizagem
Material didático
Chemistry teaching
Deocolonial epistemologies
Minicourse
topic Ensino de química
Epistemologias decoloniais
Minicurso
Ensino de ciências naturais
Decolonialidade
Processo de ensino-aprendizagem
Material didático
Chemistry teaching
Deocolonial epistemologies
Minicourse
description Esse estudo teve por objetivo a elaboração de um material didático-instrucional, que visa auxiliar professores(as) a saírem de um lugar comum nas suas práticas pedagógicas, através da implementação de aulas que contemplem uma visão decolonial e contra-hegemônica do Ensino de Química, no sentido de trazer luz à epistemes historicamente marginalizadas pelo colonialismo estabelecido. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, visando compreender conceitos que pudessem auxiliar na produção desse material, e trazer embasamento teórico à produção do Produto Educacional propriamente dito. Dentre os principais conceitos, destacam-se As Epistemologias do Sul, o Racismo Epistêmico, Linha Abissal, Epistemicídio, Desobediência Epistêmica, entre outros. Além disso, entendendo que um trabalho com viés decolonial não poderia ser desenvolvido sem a participação de outros(as) professores(as), com suas visões de mundo e de educação particulares, participaram como sujeitos da pesquisa 16 professores(as) de diferentes áreas de conhecimento. Estes profissionais responderam a um questionário elaborado nesse trabalho, usando como ferramenta o Google Forms, cujo objetivo foi identificar diferentes olhares e vivências sobre o tema e sua inserção no ensino, levando em consideração as especificidades da formação e atividade docente, no sentido de contribuir para a elaboração do produto educacional. Os resultados apontam que o tema decolonialidade, e todas as implicações relacionadas ao assunto, são pouco exploradas nos cursos de licenciatura nas áreas de Ciências da Natureza, e consequentemente nas salas de aula desses(as) professores(as). Dessa forma, foi desenvolvido um Produto Educacional, intitulado Construindo Caminhos Para um Ensino de Química Decolonial, que contém um Minicurso construído a partir da colaboração dos sujeitos da pesquisa, e voltado para a formação inicial e continuada de professores(as) de Química, podendo ser adaptado para outras disciplinas. Tal material poderá sofrer modificações ou adaptações de acordo com as especificidades inerentes à sua aplicação, tais como tempo de execução, espaço físico disponível, número de participantes do Minicurso, dentre outros fatores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19T13:53:15Z
2023-12-19T13:53:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Igor Lucio Louchard de. Perspectiva decolonial no ensino de química: contribuições para a formação docente. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31535
identifier_str_mv ARAUJO, Igor Lucio Louchard de. Perspectiva decolonial no ensino de química: contribuições para a formação docente. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823574291316736