Sentidos e concepções de “profissionalização” nas medidas socioeducativas: análise das políticas de semiliberdade do estado do Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15544 |
Resumo: | Trata-se de pesquisa que visa compreender os sentidos e concepções de “profissionalização” nas políticas para os jovens em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade no estado do Rio de Janeiro. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica, documental e a realização de experiência de análise de campo. Inicialmente, efetuou-se o estudo da legislação nacional, principalmente da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). No âmbito dos documentos estaduais, foram analisados, sobretudo, o Plano de Atendimento Socioeducativo (PASE/2010) e o Projeto Político Institucional (PPI/2010), bem como o estudo dos documentos produzidos pelas unidades de semiliberdade, sendo eles, os Projetos Político Pedagógicos (PPP) e os Relatórios Pedagógicos mensais, referentes a março, abril e maio de 2019, de cada unidade de semiliberdade do estado. Em segundo lugar, realizou-se pesquisa de campo, através da participação nas reuniões de apresentação dos PPP das unidades de semiliberdade. Com base nas informações coletadas nos documentos das unidades e na pesquisa de campo, realizou-se uma cartografia das políticas de profissionalização na semiliberdade do estado do Rio de Janeiro. Dessa maneira, buscou-se refletir sobre as políticas de socioeducação e de educação profissional em âmbito nacional e estadual, dentro de uma perspectiva de análise histórico- crítica, buscando compreender as contradições existentes, especialmente em relação às políticas implementadas aos jovens do sistema socioeducativo. Além disso, refletimos sobre a dinâmica de realização dos cursos profissionalizantes, assim como das estratégias para a resolução das dificuldades encontradas pelas unidades de semiliberdade para garantir o direito à profissionalização dos jovens. Assim, esta pesquisa visa contribuir com o debate sobre as políticas de educação profissional para adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa no Brasil |
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Sentidos e concepções de “profissionalização” nas medidas socioeducativas: análise das políticas de semiliberdade do estado do Rio de JaneiroSistema socioeducativoSemiliberdadeProfissionalizaçãoPolíticas públicasProfissionalizaçãoPolítica públicaRio de Janeiro (Estado); política e governoSocial educacional systemSemi libertyProfessionalizationPublic policiesTrata-se de pesquisa que visa compreender os sentidos e concepções de “profissionalização” nas políticas para os jovens em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade no estado do Rio de Janeiro. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica, documental e a realização de experiência de análise de campo. Inicialmente, efetuou-se o estudo da legislação nacional, principalmente da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). No âmbito dos documentos estaduais, foram analisados, sobretudo, o Plano de Atendimento Socioeducativo (PASE/2010) e o Projeto Político Institucional (PPI/2010), bem como o estudo dos documentos produzidos pelas unidades de semiliberdade, sendo eles, os Projetos Político Pedagógicos (PPP) e os Relatórios Pedagógicos mensais, referentes a março, abril e maio de 2019, de cada unidade de semiliberdade do estado. Em segundo lugar, realizou-se pesquisa de campo, através da participação nas reuniões de apresentação dos PPP das unidades de semiliberdade. Com base nas informações coletadas nos documentos das unidades e na pesquisa de campo, realizou-se uma cartografia das políticas de profissionalização na semiliberdade do estado do Rio de Janeiro. Dessa maneira, buscou-se refletir sobre as políticas de socioeducação e de educação profissional em âmbito nacional e estadual, dentro de uma perspectiva de análise histórico- crítica, buscando compreender as contradições existentes, especialmente em relação às políticas implementadas aos jovens do sistema socioeducativo. Além disso, refletimos sobre a dinâmica de realização dos cursos profissionalizantes, assim como das estratégias para a resolução das dificuldades encontradas pelas unidades de semiliberdade para garantir o direito à profissionalização dos jovens. Assim, esta pesquisa visa contribuir com o debate sobre as políticas de educação profissional para adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa no BrasilThis is a research that aims to understand the sense and the conceptions of “professionalization” in the policies developed for youngsters serving social-educational measures of semi liberty in the state of Rio de Janeiro. The methodological procedure adopted was the documental and bibliographic research and the accomplishment of field analysis experience. To begin with, the national legislation has been studied, mainly the Federal Constitution, the Kid and Adolescent Statute (ECA – in Portuguese), the Law of Directives and Basis for National Education (LDB) and the National System of Social Educational Support (SINASE). Among state documents, principally, the Social Educational Plan (PASE/2010) and the Institutional Political Project (PPI/2010) were analysed, as well as the documents produced by the state semi liberty units. In second place, field research was developed through participation in meetings for semi liberty units PPP presentations. Based on the collected information from the units’ documents and on the field research, a cartography of professionalization policies for semi liberty in the state of Rio de Janeiro was developed. This way, a goal here is to reflect on the social and educational policies and professional education ones in national and state levels, in a historical-critical analysis perspective, trying to understand the existing contradictions, especially in relation to the policies implemented for youngsters in the social-educational system. Besides, we reflected on the dynamics of professionalizing courses accomplishment, and also the strategies for the resolution of difficulties found by the semi liberty units to guarantee youngsters the right to professionalization. Then, this research aims to contribute with the dabate on professional education policies for teenagers and youngsters serving social-educational measures in Brazil175 f.Julião, Elionaldo FernandesAbdalla, Janaina de Fátima SilvaFreitas, Adriano VargasBarbosa, Adriana Soares2020-10-28T14:03:09Z2020-10-28T14:03:09Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Adriana Soares. Sentidos e concepções de “profissionalização” nas medidas socioeducativas: análise das políticas de semiliberdade do estado do Rio de Janeiro. 2020. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15544http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T00:43:01Zoai:app.uff.br:1/15544Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:40.517920Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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