Mulher-mãe de deficiente e seus múltiplos papéis sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belido, Dayse Lucide Peres
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9357
Resumo: A presente monografia faz uma abordagem sobre o tema: Mulher-mãe de deficiente e seus múltiplos papéis sociais. A sobrecarga da mulher-mãe de deficiente foi o aspecto marcadamente presente no contexto da Associação de Pais de Pessoas Especiais – APAPE, observado durante o estágio realizado nessa instituição. Para estudar o tema, buscou-se analisar a dimensão cultural do preconceito, onde se configura a construção histórica reforçando o papel da mulher de forma depreciativa no cenário familiar e social. Desta forma, buscamos entender que a família desempenha um papel preponderante nesse processo, pois esse lugar onde os indivíduos se abrigam através de laços consangüíneos [sic] ou não, as relações de sociabilidade se dão, desde a família patriarcal, perpassando por vários arranjos diferentes e evolutivos em sua composição. Procuraram-se evidenciar as lutas feministas como forma de ascensão da mulher, saindo do papel de cuidadora do lar e dando-lhe condições de apropriar-se do trabalho em várias esferas, conquistando seu espaço em busca de igualdades de direitos. Ênfase é dada às relações mulher-mãe de deficiente, onde a grande responsabilidade de cuidar desse ser é imposta a ela, naturalizando-se, assim sua obrigação. Apreendemos essas mulheres mães de deficientes como sujeitos históricos no processo de superação de barreiras e preconceitos em nossa sociedade.
id UFF-2_2362449187242c9bfd7506b95a24c8a5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9357
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Mulher-mãe de deficiente e seus múltiplos papéis sociaisMulherMãeFamíliaDeficientePreconceitoMulherMãeFamíliaDeficientePreconceitoMãeMulherPessoa com deficiênciaRelação familiarServiço socialA presente monografia faz uma abordagem sobre o tema: Mulher-mãe de deficiente e seus múltiplos papéis sociais. A sobrecarga da mulher-mãe de deficiente foi o aspecto marcadamente presente no contexto da Associação de Pais de Pessoas Especiais – APAPE, observado durante o estágio realizado nessa instituição. Para estudar o tema, buscou-se analisar a dimensão cultural do preconceito, onde se configura a construção histórica reforçando o papel da mulher de forma depreciativa no cenário familiar e social. Desta forma, buscamos entender que a família desempenha um papel preponderante nesse processo, pois esse lugar onde os indivíduos se abrigam através de laços consangüíneos [sic] ou não, as relações de sociabilidade se dão, desde a família patriarcal, perpassando por vários arranjos diferentes e evolutivos em sua composição. Procuraram-se evidenciar as lutas feministas como forma de ascensão da mulher, saindo do papel de cuidadora do lar e dando-lhe condições de apropriar-se do trabalho em várias esferas, conquistando seu espaço em busca de igualdades de direitos. Ênfase é dada às relações mulher-mãe de deficiente, onde a grande responsabilidade de cuidar desse ser é imposta a ela, naturalizando-se, assim sua obrigação. Apreendemos essas mulheres mães de deficientes como sujeitos históricos no processo de superação de barreiras e preconceitos em nossa sociedade.Souza, Rosany Barcellos deSouza, Rosany Barcellos deFaes, Ivana ArquejadaLeal, Laís Tinoco NogueiraBelido, Dayse Lucide Peres2019-05-02T13:34:38Z2019-05-02T13:34:38Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9357Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-03T19:58:11Zoai:app.uff.br:1/9357Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-03T19:58:11Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulher-mãe de deficiente e seus múltiplos papéis sociais
title Mulher-mãe de deficiente e seus múltiplos papéis sociais
spellingShingle Mulher-mãe de deficiente e seus múltiplos papéis sociais
Belido, Dayse Lucide Peres
Mulher
Mãe
Família
Deficiente
Preconceito
Mulher
Mãe
Família
Deficiente
Preconceito
Mãe
Mulher
Pessoa com deficiência
Relação familiar
Serviço social
title_short Mulher-mãe de deficiente e seus múltiplos papéis sociais
title_full Mulher-mãe de deficiente e seus múltiplos papéis sociais
title_fullStr Mulher-mãe de deficiente e seus múltiplos papéis sociais
title_full_unstemmed Mulher-mãe de deficiente e seus múltiplos papéis sociais
title_sort Mulher-mãe de deficiente e seus múltiplos papéis sociais
author Belido, Dayse Lucide Peres
author_facet Belido, Dayse Lucide Peres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Rosany Barcellos de
Souza, Rosany Barcellos de
Faes, Ivana Arquejada
Leal, Laís Tinoco Nogueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Belido, Dayse Lucide Peres
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Mãe
Família
Deficiente
Preconceito
Mulher
Mãe
Família
Deficiente
Preconceito
Mãe
Mulher
Pessoa com deficiência
Relação familiar
Serviço social
topic Mulher
Mãe
Família
Deficiente
Preconceito
Mulher
Mãe
Família
Deficiente
Preconceito
Mãe
Mulher
Pessoa com deficiência
Relação familiar
Serviço social
description A presente monografia faz uma abordagem sobre o tema: Mulher-mãe de deficiente e seus múltiplos papéis sociais. A sobrecarga da mulher-mãe de deficiente foi o aspecto marcadamente presente no contexto da Associação de Pais de Pessoas Especiais – APAPE, observado durante o estágio realizado nessa instituição. Para estudar o tema, buscou-se analisar a dimensão cultural do preconceito, onde se configura a construção histórica reforçando o papel da mulher de forma depreciativa no cenário familiar e social. Desta forma, buscamos entender que a família desempenha um papel preponderante nesse processo, pois esse lugar onde os indivíduos se abrigam através de laços consangüíneos [sic] ou não, as relações de sociabilidade se dão, desde a família patriarcal, perpassando por vários arranjos diferentes e evolutivos em sua composição. Procuraram-se evidenciar as lutas feministas como forma de ascensão da mulher, saindo do papel de cuidadora do lar e dando-lhe condições de apropriar-se do trabalho em várias esferas, conquistando seu espaço em busca de igualdades de direitos. Ênfase é dada às relações mulher-mãe de deficiente, onde a grande responsabilidade de cuidar desse ser é imposta a ela, naturalizando-se, assim sua obrigação. Apreendemos essas mulheres mães de deficientes como sujeitos históricos no processo de superação de barreiras e preconceitos em nossa sociedade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-05-02T13:34:38Z
2019-05-02T13:34:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9357
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9357
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838734709686272