"Há sujeito no autismo?": a síndrome autística e a psicanálise contemporânea na pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Texeira, Ian Paschoal da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28718
Resumo: O presente trabalho foi entregue como requisito parcial à conclusão da graduação em Psicologia da UFF – Volta Redonda, e para a obtenção do título de Bacharel em Psicologia. O objetivo deste trabalho consiste em trazer, através da bibliografia psicanalítica, uma exposição acerca dos modelos de tratamento atuais mais comuns à Síndrome Autística e suas relações com a psicopatologia contemporânea e o sofrimento psíquico destes indivíduos durante a pandemia do vírus SARS-CoV-2. Além disso, irá explicitar a formação histórica do diagnóstico de autismo desde sua apresentação à literatura psiquiátrica pelo médico suíço Eugen Bleuler (1911/1960) até a contemporaneidade, como forma de localizar historicamente o autismo. A pandemia de COVID-19 expôs à pesquisa em psicologia uma diversidade de problemáticas em torno da saúde mental em condições de emergência humanitária – como o isolamento social, crise econômica e o luto –, e, com isso, a demanda para o cuidado de indivíduos autistas afetados por elas. É através da proposta de Laznik (2011; 2016), que iniciamos uma relação aos ensinos dos seminários de Lacan para pensar a formação e estruturação psíquica do autismo, de forma a explicitar suas sintomatologias e formação egóica, relacionando-as ao sofrimento causado pela emergência humanitária da pandemia de COVID-19
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