O jogo tabuleiro como ferramenta educativa: uma forma alternativa interdisciplinar na abordagem do tema drogas na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Camila Dias
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12609
Resumo: Abordar a temática das drogas (lícitas e ilícitas) em meio à complexidade da sociedade atual é um desafio. O ato de (re)pensar a abordagem do tema tem sido muito discutido ao redor do mundo, após mudanças sobre as leis de consumo, compra e venda em diversos países. Ainda é notável a forma atribulada em que o tom da conversa está em nosso país, já que nossa sociedade ainda é muito influenciada por julgamentos de valor quando se trata deste assunto que vem sendo palco de alguns avanços lentos, como a discussão e a votação sobre a descriminalização do porte de drogas em nosso país no Supremo Tribunal Federal que, a exemplo disso, foi adiada em setembro de 2015. O intuito deste trabalho é trazer à cena formas não-repressivas de abordagens sobre o tema das drogas nas escolas, através da aplicação de um jogo elaborado durante minha graduação. A escola, por ser considerada uma segunda casa durante a vida dos alunos, exerce um papel social legitimador de peso para a formação de criticidade diante de “situações-dilema”. Sendo assim, deveria ser a principal instituição a se preocupa primeiramente em praticar um discurso não-repressivo e acolhedor. O foco principal da pesquisa está intimamente relacionado com a necessidade de um rompimento com a forma marginalizada com que a sociedade brasileira enxerga o usuário de drogas ilícitas, assim como banaliza as demais discussões acerca dos direitos destes, além de conturbar suas relações sociais com outras pessoas. A inserção de uma outra forma educativa para contemplar estas demandas no universo escolar tem pressa, tendo em vista os diversos casos de violência resultantes da guerra às drogas em escolas de comunidades
id UFF-2_23a05e3be16a08679682005ed4d82851
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12609
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O jogo tabuleiro como ferramenta educativa: uma forma alternativa interdisciplinar na abordagem do tema drogas na escolaDrogasEscolaJogo educativoFerramentas educativasDrogasEscolaJogo educativoFerramentas educativasDrugsSchoolEducational gameEducational toolsAbordar a temática das drogas (lícitas e ilícitas) em meio à complexidade da sociedade atual é um desafio. O ato de (re)pensar a abordagem do tema tem sido muito discutido ao redor do mundo, após mudanças sobre as leis de consumo, compra e venda em diversos países. Ainda é notável a forma atribulada em que o tom da conversa está em nosso país, já que nossa sociedade ainda é muito influenciada por julgamentos de valor quando se trata deste assunto que vem sendo palco de alguns avanços lentos, como a discussão e a votação sobre a descriminalização do porte de drogas em nosso país no Supremo Tribunal Federal que, a exemplo disso, foi adiada em setembro de 2015. O intuito deste trabalho é trazer à cena formas não-repressivas de abordagens sobre o tema das drogas nas escolas, através da aplicação de um jogo elaborado durante minha graduação. A escola, por ser considerada uma segunda casa durante a vida dos alunos, exerce um papel social legitimador de peso para a formação de criticidade diante de “situações-dilema”. Sendo assim, deveria ser a principal instituição a se preocupa primeiramente em praticar um discurso não-repressivo e acolhedor. O foco principal da pesquisa está intimamente relacionado com a necessidade de um rompimento com a forma marginalizada com que a sociedade brasileira enxerga o usuário de drogas ilícitas, assim como banaliza as demais discussões acerca dos direitos destes, além de conturbar suas relações sociais com outras pessoas. A inserção de uma outra forma educativa para contemplar estas demandas no universo escolar tem pressa, tendo em vista os diversos casos de violência resultantes da guerra às drogas em escolas de comunidadesApproching the issue of drugs (licit and illicit) amid the complexity of the current society is a challenge. The act of rethinking an approach to the subject has been much discussed by the world, after changes in laws of consumption, purchase and selling in several countries. It is still remarkable how troubled the tone of the conversation is in our country, since our society is still heavily influenced by judgments of value when it comes to this subject that has been the scene of some slow progress, such as the discussion and voting on decriminalization of the possession of drugs in our country in the Federal Supreme Court, which, for example, was postponed in September 2015. The purpose of this dissertation is to spot non-repressive forms of approaches on the subject of drugs in schools, through the application of a game developed during my graduation. As the school is considered a second home to students, it plays a significant legitimizing social role for the formation of criticality in the face of dilemma situations. Therefore, the school should be the main institution to focus first on practicing a nonrepressive and welcoming speech. The emphasis of the research is closely related to the need for a break with the marginalized way in which brazilian society sees the user of illicit drugs, as well as it trivializes other discussions about their rights, and disrupts their social relations with other people. The insertion of another educational form to contemplate these demands in the school universe must to be in a hurry, considering the various cases of violence resulting from the drug war in schools inside communities, also knowed as shanty townsMarques, Adílio JorgeSilva, Jean Carlos Miranda daSenra, André Vinícius DiasLeão, Camila Dias2020-01-09T13:55:56Z2020-01-09T13:55:56Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12609http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-12T20:27:10Zoai:app.uff.br:1/12609Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:36.303908Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo tabuleiro como ferramenta educativa: uma forma alternativa interdisciplinar na abordagem do tema drogas na escola
title O jogo tabuleiro como ferramenta educativa: uma forma alternativa interdisciplinar na abordagem do tema drogas na escola
spellingShingle O jogo tabuleiro como ferramenta educativa: uma forma alternativa interdisciplinar na abordagem do tema drogas na escola
Leão, Camila Dias
Drogas
Escola
Jogo educativo
Ferramentas educativas
Drogas
Escola
Jogo educativo
Ferramentas educativas
Drugs
School
Educational game
Educational tools
title_short O jogo tabuleiro como ferramenta educativa: uma forma alternativa interdisciplinar na abordagem do tema drogas na escola
title_full O jogo tabuleiro como ferramenta educativa: uma forma alternativa interdisciplinar na abordagem do tema drogas na escola
title_fullStr O jogo tabuleiro como ferramenta educativa: uma forma alternativa interdisciplinar na abordagem do tema drogas na escola
title_full_unstemmed O jogo tabuleiro como ferramenta educativa: uma forma alternativa interdisciplinar na abordagem do tema drogas na escola
title_sort O jogo tabuleiro como ferramenta educativa: uma forma alternativa interdisciplinar na abordagem do tema drogas na escola
author Leão, Camila Dias
author_facet Leão, Camila Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Adílio Jorge
Silva, Jean Carlos Miranda da
Senra, André Vinícius Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Camila Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Drogas
Escola
Jogo educativo
Ferramentas educativas
Drogas
Escola
Jogo educativo
Ferramentas educativas
Drugs
School
Educational game
Educational tools
topic Drogas
Escola
Jogo educativo
Ferramentas educativas
Drogas
Escola
Jogo educativo
Ferramentas educativas
Drugs
School
Educational game
Educational tools
description Abordar a temática das drogas (lícitas e ilícitas) em meio à complexidade da sociedade atual é um desafio. O ato de (re)pensar a abordagem do tema tem sido muito discutido ao redor do mundo, após mudanças sobre as leis de consumo, compra e venda em diversos países. Ainda é notável a forma atribulada em que o tom da conversa está em nosso país, já que nossa sociedade ainda é muito influenciada por julgamentos de valor quando se trata deste assunto que vem sendo palco de alguns avanços lentos, como a discussão e a votação sobre a descriminalização do porte de drogas em nosso país no Supremo Tribunal Federal que, a exemplo disso, foi adiada em setembro de 2015. O intuito deste trabalho é trazer à cena formas não-repressivas de abordagens sobre o tema das drogas nas escolas, através da aplicação de um jogo elaborado durante minha graduação. A escola, por ser considerada uma segunda casa durante a vida dos alunos, exerce um papel social legitimador de peso para a formação de criticidade diante de “situações-dilema”. Sendo assim, deveria ser a principal instituição a se preocupa primeiramente em praticar um discurso não-repressivo e acolhedor. O foco principal da pesquisa está intimamente relacionado com a necessidade de um rompimento com a forma marginalizada com que a sociedade brasileira enxerga o usuário de drogas ilícitas, assim como banaliza as demais discussões acerca dos direitos destes, além de conturbar suas relações sociais com outras pessoas. A inserção de uma outra forma educativa para contemplar estas demandas no universo escolar tem pressa, tendo em vista os diversos casos de violência resultantes da guerra às drogas em escolas de comunidades
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-01-09T13:55:56Z
2020-01-09T13:55:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/12609
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823653101240320