Feita em casa: uma análise da produção de moda na Lusco Fusco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25493 http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2020.m.17352275797 |
Resumo: | “A casa é, evidentemente, um ser privilegiado”, como afirma o filósofo Gaston Bachelard (1974, p. 356). Assim adentramos as casas onde a marca de moda Lusco Fusco instituiu sua produção. A presente pesquisa, resultado da etnografia na marca de moda Lusco Fusco, buscou analisar os modos de produção e seus valores enquanto feito à mão, autoral e consciente, quais são os estímulos e como esse processo desenvolvido pela marca permeia a trajetória de sua idealizadora. Assim como a proposta de um repensar a produção de moda a partir da relação do fazer manual e a casa. A casa se tornou o lugar de inauguração dos processos de afeto existentes no fazer roupa, e seus valores. |
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Feita em casa: uma análise da produção de moda na Lusco FuscoProdução de modaLusco FuscoAfetoCasaModaDona de casaConsumoFashion productionLusco FuscoAffectionHouse“A casa é, evidentemente, um ser privilegiado”, como afirma o filósofo Gaston Bachelard (1974, p. 356). Assim adentramos as casas onde a marca de moda Lusco Fusco instituiu sua produção. A presente pesquisa, resultado da etnografia na marca de moda Lusco Fusco, buscou analisar os modos de produção e seus valores enquanto feito à mão, autoral e consciente, quais são os estímulos e como esse processo desenvolvido pela marca permeia a trajetória de sua idealizadora. Assim como a proposta de um repensar a produção de moda a partir da relação do fazer manual e a casa. A casa se tornou o lugar de inauguração dos processos de afeto existentes no fazer roupa, e seus valores."The house is, evidently, a privileged being", as the philosopher Gaston Bachelard (1974, p. 356) states. Thus we enter the houses where the fashion brand Lusco Fusco instituted its production. This research, the result of ethnography in the fashion brand Lusco Fusco, sought to analyze the modes of production and their values while handmade, authorial and conscious, what are the stimuli and how this process developed by the brand permeates the trajectory of its creator. As well as the proposal for a rethinking of fashion production based on the relationship between manual making and the house. The house became the place where the processes of affection existing in making clothes and their values were inaugurated.124 p.Gomes, Laura Graziela FigueiredoBerlim, LilyanMezabarba, SolangePires, LeninHorta, Giselly Martins da2022-07-01T13:40:26Z2022-07-01T13:40:26Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHORTA, Giselly Martins da. Feita em casa: uma análise da produção de moda na Lusco Fusco. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25493http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2020.m.17352275797CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-01T13:40:30Zoai:app.uff.br:1/25493Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:08.327010Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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