Questões identitárias no Tinder: performance de si, autenticidade e gerenciamento da impressão a partir da percepção do gênero feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costantino, Fernanda Angelo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6651
Resumo: Esta dissertação busca discutir a performance de si no aplicativo Tinder, com foco principalmente no conceito de gerenciamento da impressão elaborado por Erwing Goffman (2002), em sua obra “A Representação do Eu na Vida Cotidiana”. Gerenciamento da impressão diz respeito à forma como os sujeitos constroem sua autoapresentação a partir do olhar do outro, tentando administrar a impressão que o mesmo terá da narrativa exposta. Para a elaboração deste trabalho, foram analisados 100 perfis de usuários homens e realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 usuárias mulheres, com o intuito de perceber a forma como as mesmas recebem as narrativas de apresentação dos usuários do gênero masculino. Com base na pesquisa empírica, percebeu-se algumas questões importantes na performance de si no Tinder: 1) a preocupação com a autenticidade, tanto no sentido de uma originalidade na criação do perfil, quanto em relação à honestidade das informações ali expostas (tal cenário influencia a construção de uma narrativa de si feita no limiar entre uma auto-promoção e um perfil autêntico); 2) a busca a partir de esteriótipos, em um contexto onde são poucas as pistas sociais que permitem avaliar o outro no momento da interação; 3) a apresentação de si a partir do gerenciamento da impressão que se deseja transmitir, trazendo a percepção de que o self ali exposto será ou não confirmado em um segundo momento, e trazendo ainda a busca por vestígios e rupturas de tais apresentações em outros contextos online, como outros sites e aplicativos de redes sociais.
id UFF-2_245ec66873823afaa4774bbc2f9353d9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6651
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Questões identitárias no Tinder: performance de si, autenticidade e gerenciamento da impressão a partir da percepção do gênero femininoIdentidadePerformanceGerenciamento da impressãoTinderIdentidade (Psicologia)Rede socialSite de RelacionamentoHomemIdentityImpression managementAuthenticityEsta dissertação busca discutir a performance de si no aplicativo Tinder, com foco principalmente no conceito de gerenciamento da impressão elaborado por Erwing Goffman (2002), em sua obra “A Representação do Eu na Vida Cotidiana”. Gerenciamento da impressão diz respeito à forma como os sujeitos constroem sua autoapresentação a partir do olhar do outro, tentando administrar a impressão que o mesmo terá da narrativa exposta. Para a elaboração deste trabalho, foram analisados 100 perfis de usuários homens e realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 usuárias mulheres, com o intuito de perceber a forma como as mesmas recebem as narrativas de apresentação dos usuários do gênero masculino. Com base na pesquisa empírica, percebeu-se algumas questões importantes na performance de si no Tinder: 1) a preocupação com a autenticidade, tanto no sentido de uma originalidade na criação do perfil, quanto em relação à honestidade das informações ali expostas (tal cenário influencia a construção de uma narrativa de si feita no limiar entre uma auto-promoção e um perfil autêntico); 2) a busca a partir de esteriótipos, em um contexto onde são poucas as pistas sociais que permitem avaliar o outro no momento da interação; 3) a apresentação de si a partir do gerenciamento da impressão que se deseja transmitir, trazendo a percepção de que o self ali exposto será ou não confirmado em um segundo momento, e trazendo ainda a busca por vestígios e rupturas de tais apresentações em outros contextos online, como outros sites e aplicativos de redes sociais.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work seeks to discuss self-performance in the application Tinder, focusing mainly on the concept of impression management developed by Erwing Goffman (2002), in his work "The Representation of the Self in Everyday Life." Impression management refers to how subjects construct their self-presentation from the other's look, trying to manage the impression they have of the narrative exposed. For the elaboration of this work, 100 profiles of male users were analyzed and interviews were carried out with 8 female users, in order to understand how they receive the narratives of presentation of male users. Based on the empirical research, some important questions about Tinder performance were perceived: 1) the concern with authenticity, both in the sense of originality in the creation of the profile and in relation to the honesty of the information exposed therein (such scenario influences the construction of a narrative of self made on the threshold between a self-promotion and an authentic profile); 2) the search based on stereotypes, in a context where there are few social cues that allow to evaluate the other at the moment of interaction; 3) the presentation of self from the management of the impression that is to be transmitted, bringing the perception that the self exposed there will be confirmed in a second moment, and bringing the search for vestiges and ruptures of such presentations in other contexts online, like other sites and social networking applications.Ferreira, EmmanoelPolivanov, BeatrizBraga, RobsonCostantino, Fernanda Angelo2018-06-11T15:14:36Z2018-06-11T15:14:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6651Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T03:07:38Zoai:app.uff.br:1/6651Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:52.428167Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões identitárias no Tinder: performance de si, autenticidade e gerenciamento da impressão a partir da percepção do gênero feminino
title Questões identitárias no Tinder: performance de si, autenticidade e gerenciamento da impressão a partir da percepção do gênero feminino
spellingShingle Questões identitárias no Tinder: performance de si, autenticidade e gerenciamento da impressão a partir da percepção do gênero feminino
Costantino, Fernanda Angelo
Identidade
Performance
Gerenciamento da impressão
Tinder
Identidade (Psicologia)
Rede social
Site de Relacionamento
Homem
Identity
Impression management
Authenticity
title_short Questões identitárias no Tinder: performance de si, autenticidade e gerenciamento da impressão a partir da percepção do gênero feminino
title_full Questões identitárias no Tinder: performance de si, autenticidade e gerenciamento da impressão a partir da percepção do gênero feminino
title_fullStr Questões identitárias no Tinder: performance de si, autenticidade e gerenciamento da impressão a partir da percepção do gênero feminino
title_full_unstemmed Questões identitárias no Tinder: performance de si, autenticidade e gerenciamento da impressão a partir da percepção do gênero feminino
title_sort Questões identitárias no Tinder: performance de si, autenticidade e gerenciamento da impressão a partir da percepção do gênero feminino
author Costantino, Fernanda Angelo
author_facet Costantino, Fernanda Angelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Emmanoel
Polivanov, Beatriz
Braga, Robson
dc.contributor.author.fl_str_mv Costantino, Fernanda Angelo
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Performance
Gerenciamento da impressão
Tinder
Identidade (Psicologia)
Rede social
Site de Relacionamento
Homem
Identity
Impression management
Authenticity
topic Identidade
Performance
Gerenciamento da impressão
Tinder
Identidade (Psicologia)
Rede social
Site de Relacionamento
Homem
Identity
Impression management
Authenticity
description Esta dissertação busca discutir a performance de si no aplicativo Tinder, com foco principalmente no conceito de gerenciamento da impressão elaborado por Erwing Goffman (2002), em sua obra “A Representação do Eu na Vida Cotidiana”. Gerenciamento da impressão diz respeito à forma como os sujeitos constroem sua autoapresentação a partir do olhar do outro, tentando administrar a impressão que o mesmo terá da narrativa exposta. Para a elaboração deste trabalho, foram analisados 100 perfis de usuários homens e realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 usuárias mulheres, com o intuito de perceber a forma como as mesmas recebem as narrativas de apresentação dos usuários do gênero masculino. Com base na pesquisa empírica, percebeu-se algumas questões importantes na performance de si no Tinder: 1) a preocupação com a autenticidade, tanto no sentido de uma originalidade na criação do perfil, quanto em relação à honestidade das informações ali expostas (tal cenário influencia a construção de uma narrativa de si feita no limiar entre uma auto-promoção e um perfil autêntico); 2) a busca a partir de esteriótipos, em um contexto onde são poucas as pistas sociais que permitem avaliar o outro no momento da interação; 3) a apresentação de si a partir do gerenciamento da impressão que se deseja transmitir, trazendo a percepção de que o self ali exposto será ou não confirmado em um segundo momento, e trazendo ainda a busca por vestígios e rupturas de tais apresentações em outros contextos online, como outros sites e aplicativos de redes sociais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-11T15:14:36Z
2018-06-11T15:14:36Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6651
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6651
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823663605874688