Funções orgânicas e corrosão: o uso de histórias em quadrinhos no processo ensino-aprendizagem de química na Educação de Jovens e Adultos - EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Glauco Leonardo da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6160
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo observar a possibilidade do uso de histórias em quadrinhos (HQs) como um instrumento metodológico eficaz no processo de ensino - aprendizagem dos conteúdos da disciplina de química. O público alvo desta pesquisa foram professores e alunos da rede pública estadual vinculados às turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 3 escolas da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Foram desenvolvidas duas HQs que abordam os temas: “funções orgânicas” e “corrosão” e relacionadas ao cotidiano da vida dos alunos. A elaboração e aplicação das HQs foram baseadas na teoria de Ausubel com o propósito de compreender os processos cognitivos e simbólicos envolvidos na construção do conhecimento. Inicialmente foi realizada uma diagnose por meio da aplicação de questionários diagnósticos junto a 20 professores de diversas áreas do conhecimento a fim de identificar o interesse destes pelo uso desse recurso didático, e de forma análoga junto a cerca de 37 alunos que cursam as turmas de EJA. Nesse sentido percebeu-se um baixo interesse tanto dos alunos como dos professores de química pela utilização desse tipo de instrumento, talvez por não terem afinidades do uso de HQ nesse nível de ensino. Por outro lado, professores de literatura e história se mostraram mais interessados. Após a elaboração e aplicação das HQs observou-se através de questionários avaliativos de motivação e de aprendizagem junto aos alunos, assim como dinâmica de grupo que: a) se mostraram mais interessados no uso desse recurso à medida que o trabalho foi se instituindo; b) houve uma melhora da compreensão dos conteúdos. Através de questionários avaliativos junto aos professores foi possível perceber um maior reconhecimento e interesse dos professores de química na possibilidade de uso desse recurso
id UFF-2_24a1922e521162304a954680abe3d1c8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6160
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Funções orgânicas e corrosão: o uso de histórias em quadrinhos no processo ensino-aprendizagem de química na Educação de Jovens e Adultos - EJAEducação de Jovens e Adultos (EJA)História em quadrinhosEnsino-aprendizagem em químicaEnsino de químicaEducação de adultosHistória em quadrinhosComposto orgânicoCorrosãoProcesso de ensino-aprendizagemAdults and Youth Education (YAE)Comic books (CB’s)Chemistry teaching-learningA presente pesquisa teve como objetivo observar a possibilidade do uso de histórias em quadrinhos (HQs) como um instrumento metodológico eficaz no processo de ensino - aprendizagem dos conteúdos da disciplina de química. O público alvo desta pesquisa foram professores e alunos da rede pública estadual vinculados às turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 3 escolas da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Foram desenvolvidas duas HQs que abordam os temas: “funções orgânicas” e “corrosão” e relacionadas ao cotidiano da vida dos alunos. A elaboração e aplicação das HQs foram baseadas na teoria de Ausubel com o propósito de compreender os processos cognitivos e simbólicos envolvidos na construção do conhecimento. Inicialmente foi realizada uma diagnose por meio da aplicação de questionários diagnósticos junto a 20 professores de diversas áreas do conhecimento a fim de identificar o interesse destes pelo uso desse recurso didático, e de forma análoga junto a cerca de 37 alunos que cursam as turmas de EJA. Nesse sentido percebeu-se um baixo interesse tanto dos alunos como dos professores de química pela utilização desse tipo de instrumento, talvez por não terem afinidades do uso de HQ nesse nível de ensino. Por outro lado, professores de literatura e história se mostraram mais interessados. Após a elaboração e aplicação das HQs observou-se através de questionários avaliativos de motivação e de aprendizagem junto aos alunos, assim como dinâmica de grupo que: a) se mostraram mais interessados no uso desse recurso à medida que o trabalho foi se instituindo; b) houve uma melhora da compreensão dos conteúdos. Através de questionários avaliativos junto aos professores foi possível perceber um maior reconhecimento e interesse dos professores de química na possibilidade de uso desse recursoThe present research had as main objective to observe the possibility of the use of the comic books (CB’s) as an effective methodological instrument in the teaching-learning process of the contents of the chemistry discipline. The target audience of this research was the teachers and students of the state public network linked to the Adult and Youth Education classes (YAE) from three schools of Rio de Janeiro State. Two CB’s were developed that dealt with the subjects of “organics functions” and “corrosion”, which were related with the daily life of the students. The development and elaboration of the CB’s were based on the theory of Asubel with the propose of understand the cognitive and symbolical processes enrolled in the construction of the knowledge. The research carried out through the application of diagnostic questionnaires within 20 teachers from different disciplines to identify their interest in these didactic method, and in an analogous way within almost 37 students who attends the YAE classes. In this way it was possible to perceive a low interest from the students and even from the chemistry teachers to use this instrument, perhaps because they do not have affinity with the use of the CB’s at this level of education. On the other hand, literature and history teachers shows more interest. After the elaborations and application of the CB’s it was observed throughout the questionnaires of evaluation and learning within the students, as during the group dynamic that: a) they showed more interest in the use of this instrument while the work had been instituted; b) it has a better comprehension on the contents. By the evaluate questionnaires within the teachers it was observed a major recognize and interest from the chemistry teachers in the possibility to use this instrumentRibeiro, Carlos Magno RochaGuimarães, Pedro Ivo CanessoFarias, Florence M. Cordeiro deFigueiredo, Glauco Leonardo da Costa2018-04-09T19:23:57Z2018-04-09T19:23:57Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfFIGUEIREDO, Glauco Leonardo da Costa. Funções orgânicas e corrosão: o uso de histórias em quadrinhos no processo ensino-aprendizagem de química na Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química , Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/6160http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T16:54:48Zoai:app.uff.br:1/6160Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:02.656531Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Funções orgânicas e corrosão: o uso de histórias em quadrinhos no processo ensino-aprendizagem de química na Educação de Jovens e Adultos - EJA
title Funções orgânicas e corrosão: o uso de histórias em quadrinhos no processo ensino-aprendizagem de química na Educação de Jovens e Adultos - EJA
spellingShingle Funções orgânicas e corrosão: o uso de histórias em quadrinhos no processo ensino-aprendizagem de química na Educação de Jovens e Adultos - EJA
Figueiredo, Glauco Leonardo da Costa
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
História em quadrinhos
Ensino-aprendizagem em química
Ensino de química
Educação de adultos
História em quadrinhos
Composto orgânico
Corrosão
Processo de ensino-aprendizagem
Adults and Youth Education (YAE)
Comic books (CB’s)
Chemistry teaching-learning
title_short Funções orgânicas e corrosão: o uso de histórias em quadrinhos no processo ensino-aprendizagem de química na Educação de Jovens e Adultos - EJA
title_full Funções orgânicas e corrosão: o uso de histórias em quadrinhos no processo ensino-aprendizagem de química na Educação de Jovens e Adultos - EJA
title_fullStr Funções orgânicas e corrosão: o uso de histórias em quadrinhos no processo ensino-aprendizagem de química na Educação de Jovens e Adultos - EJA
title_full_unstemmed Funções orgânicas e corrosão: o uso de histórias em quadrinhos no processo ensino-aprendizagem de química na Educação de Jovens e Adultos - EJA
title_sort Funções orgânicas e corrosão: o uso de histórias em quadrinhos no processo ensino-aprendizagem de química na Educação de Jovens e Adultos - EJA
author Figueiredo, Glauco Leonardo da Costa
author_facet Figueiredo, Glauco Leonardo da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Magno Rocha
Guimarães, Pedro Ivo Canesso
Farias, Florence M. Cordeiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Glauco Leonardo da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos (EJA)
História em quadrinhos
Ensino-aprendizagem em química
Ensino de química
Educação de adultos
História em quadrinhos
Composto orgânico
Corrosão
Processo de ensino-aprendizagem
Adults and Youth Education (YAE)
Comic books (CB’s)
Chemistry teaching-learning
topic Educação de Jovens e Adultos (EJA)
História em quadrinhos
Ensino-aprendizagem em química
Ensino de química
Educação de adultos
História em quadrinhos
Composto orgânico
Corrosão
Processo de ensino-aprendizagem
Adults and Youth Education (YAE)
Comic books (CB’s)
Chemistry teaching-learning
description A presente pesquisa teve como objetivo observar a possibilidade do uso de histórias em quadrinhos (HQs) como um instrumento metodológico eficaz no processo de ensino - aprendizagem dos conteúdos da disciplina de química. O público alvo desta pesquisa foram professores e alunos da rede pública estadual vinculados às turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 3 escolas da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Foram desenvolvidas duas HQs que abordam os temas: “funções orgânicas” e “corrosão” e relacionadas ao cotidiano da vida dos alunos. A elaboração e aplicação das HQs foram baseadas na teoria de Ausubel com o propósito de compreender os processos cognitivos e simbólicos envolvidos na construção do conhecimento. Inicialmente foi realizada uma diagnose por meio da aplicação de questionários diagnósticos junto a 20 professores de diversas áreas do conhecimento a fim de identificar o interesse destes pelo uso desse recurso didático, e de forma análoga junto a cerca de 37 alunos que cursam as turmas de EJA. Nesse sentido percebeu-se um baixo interesse tanto dos alunos como dos professores de química pela utilização desse tipo de instrumento, talvez por não terem afinidades do uso de HQ nesse nível de ensino. Por outro lado, professores de literatura e história se mostraram mais interessados. Após a elaboração e aplicação das HQs observou-se através de questionários avaliativos de motivação e de aprendizagem junto aos alunos, assim como dinâmica de grupo que: a) se mostraram mais interessados no uso desse recurso à medida que o trabalho foi se instituindo; b) houve uma melhora da compreensão dos conteúdos. Através de questionários avaliativos junto aos professores foi possível perceber um maior reconhecimento e interesse dos professores de química na possibilidade de uso desse recurso
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-09T19:23:57Z
2018-04-09T19:23:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIGUEIREDO, Glauco Leonardo da Costa. Funções orgânicas e corrosão: o uso de histórias em quadrinhos no processo ensino-aprendizagem de química na Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química , Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6160
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Glauco Leonardo da Costa. Funções orgânicas e corrosão: o uso de histórias em quadrinhos no processo ensino-aprendizagem de química na Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química , Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823725878706176