Demarketing turístico: ferramenta de marketing para o controle da demanda turística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Fernanda dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/977
Resumo: O turismo é fortemente utilizado como um indutor para crescimento econômico mundial. Entretanto, o contínuo crescimento da atividade turística pode gerar problemas sociais, ambientais e econômicos de difícil gerenciamento. Tem-se como necessário a aplicação de técnicas que consigam manter o destino sobre seu limite de capacidade, colaborando para a realização de uma atividade turística da forma mais sustentável o possível. O marketing, apesar de seu conceito popular, possui grande importância também para o processo de redução e controle de demanda. Através da sua ferramenta denominada demarketing, o marketing consegue desencorajar o consumo de produtos que operem com demanda excessiva. Este trabalho introduz o conceito de demarketing para o setor de turismo, propondo-o como uma ferramenta para a integração do marketing ao processo de planejamento e gestão de demanda. Como a literatura sobre a aplicação do demarketing no turismo é aparentemente limitada, o presente trabalho busca promover uma ambientação teórica, através de uma pesquisa bibliográfica sobre o demarketing e suas principais características, além de incentivar futuros estudos sobre a utilização da ferramenta. A cidade de Bonito, MS, é indicada como exemplo de destino turístico que usufrui das ações de demarketing para o controle da demanda de seus atrativos e para a preservação de seus recursos naturais. O demarketing já é frequentemente empregado em destinos e atrativos turísticos, mas muitas vezes apenas como uma ferramenta de contenção de danos, sendo aplicada em períodos provisórios, em situações insólitas. Isto ocorre uma vez que suas ações não são incorporadas dentro das estratégias de marketing e não participam do processo de planejamento da destinação. Nestas situações, o demarketing serve apenas para cumprir necessidades em curto prazo da organização, tendo sua efetividade reduzida. Inserido dentro do marketing mix elaborado para a destinação, o demarketing atua antes que os visitantes cheguem ao local, antes que seus impactos sejam sentidos. Devido a essa característica, o demarketing vai além do que as medidas de contenção, tornando-se uma medida de prevenção de impactos que prejudiquem a sustentabilidade local. A ferramenta poderá, então, ser capaz de controlar a demanda, satisfazer as necessidades e desejos dos visitantes e promover a preservação do ambiente, ao passo que buscará atingir os objetivos em longo prazo da organização
id UFF-2_24ddf9bcd1443a672fa662ddb5bc079e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/977
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Demarketing turístico: ferramenta de marketing para o controle da demanda turísticaMarketingDemarketingControle da demandaDestinos turísticosTurismoMarketingDestinoMarketingDemarketingControl demandTourist destinationsO turismo é fortemente utilizado como um indutor para crescimento econômico mundial. Entretanto, o contínuo crescimento da atividade turística pode gerar problemas sociais, ambientais e econômicos de difícil gerenciamento. Tem-se como necessário a aplicação de técnicas que consigam manter o destino sobre seu limite de capacidade, colaborando para a realização de uma atividade turística da forma mais sustentável o possível. O marketing, apesar de seu conceito popular, possui grande importância também para o processo de redução e controle de demanda. Através da sua ferramenta denominada demarketing, o marketing consegue desencorajar o consumo de produtos que operem com demanda excessiva. Este trabalho introduz o conceito de demarketing para o setor de turismo, propondo-o como uma ferramenta para a integração do marketing ao processo de planejamento e gestão de demanda. Como a literatura sobre a aplicação do demarketing no turismo é aparentemente limitada, o presente trabalho busca promover uma ambientação teórica, através de uma pesquisa bibliográfica sobre o demarketing e suas principais características, além de incentivar futuros estudos sobre a utilização da ferramenta. A cidade de Bonito, MS, é indicada como exemplo de destino turístico que usufrui das ações de demarketing para o controle da demanda de seus atrativos e para a preservação de seus recursos naturais. O demarketing já é frequentemente empregado em destinos e atrativos turísticos, mas muitas vezes apenas como uma ferramenta de contenção de danos, sendo aplicada em períodos provisórios, em situações insólitas. Isto ocorre uma vez que suas ações não são incorporadas dentro das estratégias de marketing e não participam do processo de planejamento da destinação. Nestas situações, o demarketing serve apenas para cumprir necessidades em curto prazo da organização, tendo sua efetividade reduzida. Inserido dentro do marketing mix elaborado para a destinação, o demarketing atua antes que os visitantes cheguem ao local, antes que seus impactos sejam sentidos. Devido a essa característica, o demarketing vai além do que as medidas de contenção, tornando-se uma medida de prevenção de impactos que prejudiquem a sustentabilidade local. A ferramenta poderá, então, ser capaz de controlar a demanda, satisfazer as necessidades e desejos dos visitantes e promover a preservação do ambiente, ao passo que buscará atingir os objetivos em longo prazo da organizaçãoTourism is strongly used as an inducer for world economic growth. However, the continued growth of tourism may generate social, environmental and economic problems difficult to be managed. It is necessary to apply techniques which can maintain the tourism destiny on its capacity limit, collaborating to the achievement of a tourist activity in a more sustainable way as possible. Marketing, despite its popular concept, has also great importance to the process of reducing and controlling demand. Through its tool called demarketing, marketing can discourage consumption of products which operate with excess demand. This work introduces the concept of demarketing for the tourism sector, proposing it as a tool for the integration of the marketing planning and demand management process. Since the literature about the use of demarketing in tourism is apparently limited, this work aims to promote a theoretical setting, through a literature search on the demarketing and its main features, and encourage future studies on the use of the tool. The city of Bonito, MS, is given as an example of tourist destination that benefits itself from marketing actions to control demand for its attractions and the preservation of its natural resources. Demarketing is already used in destinations and tourist attractions, but often only as damage containment mechanism, being applied in temporary periods, in unusual situations. This occurs because their actions are not incorporated into the marketing strategies and do not participate in the destination planning process. In these situations, demarketing serves only to meet short-term needs of the organization and it has its effectiveness reduced. Operating within the marketing mix prepared for the destination, the demarketing acts before the visitors arrive on site, before their impacts are felt. Due to this characteristic, demarketing goes beyond containment measures, making it a prevention measure to impacts that harm local sustainability. The tool may then be able to control the demand to meet the needs and desires of visitors and promote the preservation of the environment, while it seeks to attain the long-term goals of the organizationMayer, Verônica FederFratucci, Aguinaldo CesarVilela, Eduardo Antônio PachecoBarbosa, Fernanda dos Santos2015-11-24T18:49:12Z2015-11-24T18:49:12Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/977CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T17:18:00Zoai:app.uff.br:1/977Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-25T17:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Demarketing turístico: ferramenta de marketing para o controle da demanda turística
title Demarketing turístico: ferramenta de marketing para o controle da demanda turística
spellingShingle Demarketing turístico: ferramenta de marketing para o controle da demanda turística
Barbosa, Fernanda dos Santos
Marketing
Demarketing
Controle da demanda
Destinos turísticos
Turismo
Marketing
Destino
Marketing
Demarketing
Control demand
Tourist destinations
title_short Demarketing turístico: ferramenta de marketing para o controle da demanda turística
title_full Demarketing turístico: ferramenta de marketing para o controle da demanda turística
title_fullStr Demarketing turístico: ferramenta de marketing para o controle da demanda turística
title_full_unstemmed Demarketing turístico: ferramenta de marketing para o controle da demanda turística
title_sort Demarketing turístico: ferramenta de marketing para o controle da demanda turística
author Barbosa, Fernanda dos Santos
author_facet Barbosa, Fernanda dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayer, Verônica Feder
Fratucci, Aguinaldo Cesar
Vilela, Eduardo Antônio Pacheco
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Fernanda dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Demarketing
Controle da demanda
Destinos turísticos
Turismo
Marketing
Destino
Marketing
Demarketing
Control demand
Tourist destinations
topic Marketing
Demarketing
Controle da demanda
Destinos turísticos
Turismo
Marketing
Destino
Marketing
Demarketing
Control demand
Tourist destinations
description O turismo é fortemente utilizado como um indutor para crescimento econômico mundial. Entretanto, o contínuo crescimento da atividade turística pode gerar problemas sociais, ambientais e econômicos de difícil gerenciamento. Tem-se como necessário a aplicação de técnicas que consigam manter o destino sobre seu limite de capacidade, colaborando para a realização de uma atividade turística da forma mais sustentável o possível. O marketing, apesar de seu conceito popular, possui grande importância também para o processo de redução e controle de demanda. Através da sua ferramenta denominada demarketing, o marketing consegue desencorajar o consumo de produtos que operem com demanda excessiva. Este trabalho introduz o conceito de demarketing para o setor de turismo, propondo-o como uma ferramenta para a integração do marketing ao processo de planejamento e gestão de demanda. Como a literatura sobre a aplicação do demarketing no turismo é aparentemente limitada, o presente trabalho busca promover uma ambientação teórica, através de uma pesquisa bibliográfica sobre o demarketing e suas principais características, além de incentivar futuros estudos sobre a utilização da ferramenta. A cidade de Bonito, MS, é indicada como exemplo de destino turístico que usufrui das ações de demarketing para o controle da demanda de seus atrativos e para a preservação de seus recursos naturais. O demarketing já é frequentemente empregado em destinos e atrativos turísticos, mas muitas vezes apenas como uma ferramenta de contenção de danos, sendo aplicada em períodos provisórios, em situações insólitas. Isto ocorre uma vez que suas ações não são incorporadas dentro das estratégias de marketing e não participam do processo de planejamento da destinação. Nestas situações, o demarketing serve apenas para cumprir necessidades em curto prazo da organização, tendo sua efetividade reduzida. Inserido dentro do marketing mix elaborado para a destinação, o demarketing atua antes que os visitantes cheguem ao local, antes que seus impactos sejam sentidos. Devido a essa característica, o demarketing vai além do que as medidas de contenção, tornando-se uma medida de prevenção de impactos que prejudiquem a sustentabilidade local. A ferramenta poderá, então, ser capaz de controlar a demanda, satisfazer as necessidades e desejos dos visitantes e promover a preservação do ambiente, ao passo que buscará atingir os objetivos em longo prazo da organização
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-11-24T18:49:12Z
2015-11-24T18:49:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/977
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838720660865024