Proposta de um processo de gestão da manutenção da frota de veículos leves do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daniel de Almeida e
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29209
Resumo: Propor um processo de gestão da manutenção de veículos em uma instituição de ensino, quanto aos requisitos, procedimentos e recomendações técnicas que promovam seu controle e plena utilização. Procedimentos/Método para a solução do problema: A metodologia adotada para a solução do problema foi a pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e descritiva. Para a coleta de dados, utilizou-se na primeira etapa da pesquisa, a pesquisa bibliográfica e documental relativa às características, manutenção, custos e gestão de frota. Para a segunda etapa, de diagnóstico da frota, foram realizadas inspeções nos veículos oficiais, em dois períodos, avaliando-se suas características, itens de segurança, de desgaste, geometria veicular dentre outros seguindo normas de inspeção. Foi elaborado um banco de dados com as informações de inspeção de todos os automóveis avaliados e especificações técnicas de componentes e recomendações de manutenção. Após a compreensão das condições e procedimentos de manutenção dos veículos, foi proposto um processo de controle de manutenção dos veículos baseado em ferramentas de gestão, planos de inspeção e manutenção, e alimentação do sistema de planilhas desenvolvido. Uma entrevista semiestruturada foi realizada com dois gestores como forma de avaliar a manutenção praticada e a viabilidade do método proposto. Resultados: Foram identificadas as características dos veículos do campus Juiz de Fora quanto à idade, distância percorrida, condições de manutenção e utilização, bem como os gastos com histórico disponível. Esses dados, juntamente com os resultados das duas inspeções realizadas, foram tabulados em planilhas eletrônicas de forma a possibilitar a sistematização das informações relativas à manutenção da frota. Especificações técnicas dos veículos como as descrições de modelo, motor e sistemas auxiliares, bem como limites de desgaste para os componentes principais de acordo com normas técnicas e recomendações de fabricantes, também foram inseridos nas planilhas. Protocolos de inspeções rotineiras e planos de manutenção preventiva foram desenvolvidos para que possam ser aplicados à frota. Assim, o processo de controle de manutenção dos veículos baseado em ferramentas de gestão, incluindo planos de inspeção e manutenção rotineiros, procedimentos operacionais padrão, treinamento de pessoal, alimentação do sistema de planilhas desenvolvido pelo setor de transportes e geração de indicadores de manutenção para continuidade do processo de análise e gestão da manutenção da frota, com reavaliação do processo proposto de maneira dinâmica. Os gestores entrevistados avaliaram a aplicabilidade do processo proposto como uma ferramenta capaz de contribuir para a instituição. Implicações práticas: O presente trabalho buscou melhorar as ações de controle e gestão da manutenção da frota do IF Sudeste MG campus Juiz de Fora, uma lacuna latente existente na Diretoria de Administração e Planejamento do próprio instituto. Contudo, o processo proposto nessa dissertação contribui com a instituição como um todo, uma vez que a possibilidade de melhoria na eficiência da gestão da manutenção da frota local, cujas proposições de melhorias podem ser aplicadas posteriormente em todos os campi e possibilitarão, como consequência, a redução dos valores gastos com a manutenção dos veículos, melhorando a administração dos recursos orçamentários, mantenabilidade dos veículos e a segurança dos usuários. Originalidade e contribuições: O trabalho apresenta uma abordagem original de avaliação da manutenção de maneira metódica e permanente, de forma a se manter um rastreamento fidedigno das condições de manutenção e utilização dos veículos. Proposições de inspeções rotineiras e seguimento de planos de manutenção preventiva, procedimentos operacionais padrão e levantamento histórico de indicadores, auxiliam o gestor na previsibilidade de gastos de manutenção bem como o planejamento de decisões e avaliação em tempo real das condições de manutenção e disponibilidade da frota. O estudo atende à linha de atuação: Administração de Operações e Suporte Logístico Integrado pois, propõe um sistema para a gestão da manutenção da frota do IF Sudeste MG que permita seu controle, redução de custos imprevistos e garantia da segurança aos usuários. Produção Técnica/Tecnológica: O trabalho contribuiu para propor um processo de gestão da manutenção apoiado em um sistema informatizado de planilhas para controle da manutenção dos dados da frota e levantamento de indicadores. O processo proposto inclui procedimentos de inspeções e planos de manutenção preventivos de cada veículo, procedimentos operacionais e treinamento. Apresenta-se de produção de médio teor inovativo, trazendo a combinação de conhecimentos na área de manutenção e gestão de qualidade como forma de desenvolver ferramentas capazes de auxiliar na gestão da manutenção e controle de gastos públicos de maneira confiável. É uma produção de média complexidade pois, combina conhecimentos pré-estabelecidos e estáveis do ponto de vista de manutenção, conservação, segurança, capacitação profissional e gestão
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Para a coleta de dados, utilizou-se na primeira etapa da pesquisa, a pesquisa bibliográfica e documental relativa às características, manutenção, custos e gestão de frota. Para a segunda etapa, de diagnóstico da frota, foram realizadas inspeções nos veículos oficiais, em dois períodos, avaliando-se suas características, itens de segurança, de desgaste, geometria veicular dentre outros seguindo normas de inspeção. Foi elaborado um banco de dados com as informações de inspeção de todos os automóveis avaliados e especificações técnicas de componentes e recomendações de manutenção. Após a compreensão das condições e procedimentos de manutenção dos veículos, foi proposto um processo de controle de manutenção dos veículos baseado em ferramentas de gestão, planos de inspeção e manutenção, e alimentação do sistema de planilhas desenvolvido. Uma entrevista semiestruturada foi realizada com dois gestores como forma de avaliar a manutenção praticada e a viabilidade do método proposto. Resultados: Foram identificadas as características dos veículos do campus Juiz de Fora quanto à idade, distância percorrida, condições de manutenção e utilização, bem como os gastos com histórico disponível. Esses dados, juntamente com os resultados das duas inspeções realizadas, foram tabulados em planilhas eletrônicas de forma a possibilitar a sistematização das informações relativas à manutenção da frota. Especificações técnicas dos veículos como as descrições de modelo, motor e sistemas auxiliares, bem como limites de desgaste para os componentes principais de acordo com normas técnicas e recomendações de fabricantes, também foram inseridos nas planilhas. Protocolos de inspeções rotineiras e planos de manutenção preventiva foram desenvolvidos para que possam ser aplicados à frota. Assim, o processo de controle de manutenção dos veículos baseado em ferramentas de gestão, incluindo planos de inspeção e manutenção rotineiros, procedimentos operacionais padrão, treinamento de pessoal, alimentação do sistema de planilhas desenvolvido pelo setor de transportes e geração de indicadores de manutenção para continuidade do processo de análise e gestão da manutenção da frota, com reavaliação do processo proposto de maneira dinâmica. Os gestores entrevistados avaliaram a aplicabilidade do processo proposto como uma ferramenta capaz de contribuir para a instituição. Implicações práticas: O presente trabalho buscou melhorar as ações de controle e gestão da manutenção da frota do IF Sudeste MG campus Juiz de Fora, uma lacuna latente existente na Diretoria de Administração e Planejamento do próprio instituto. Contudo, o processo proposto nessa dissertação contribui com a instituição como um todo, uma vez que a possibilidade de melhoria na eficiência da gestão da manutenção da frota local, cujas proposições de melhorias podem ser aplicadas posteriormente em todos os campi e possibilitarão, como consequência, a redução dos valores gastos com a manutenção dos veículos, melhorando a administração dos recursos orçamentários, mantenabilidade dos veículos e a segurança dos usuários. Originalidade e contribuições: O trabalho apresenta uma abordagem original de avaliação da manutenção de maneira metódica e permanente, de forma a se manter um rastreamento fidedigno das condições de manutenção e utilização dos veículos. Proposições de inspeções rotineiras e seguimento de planos de manutenção preventiva, procedimentos operacionais padrão e levantamento histórico de indicadores, auxiliam o gestor na previsibilidade de gastos de manutenção bem como o planejamento de decisões e avaliação em tempo real das condições de manutenção e disponibilidade da frota. O estudo atende à linha de atuação: Administração de Operações e Suporte Logístico Integrado pois, propõe um sistema para a gestão da manutenção da frota do IF Sudeste MG que permita seu controle, redução de custos imprevistos e garantia da segurança aos usuários. Produção Técnica/Tecnológica: O trabalho contribuiu para propor um processo de gestão da manutenção apoiado em um sistema informatizado de planilhas para controle da manutenção dos dados da frota e levantamento de indicadores. O processo proposto inclui procedimentos de inspeções e planos de manutenção preventivos de cada veículo, procedimentos operacionais e treinamento. Apresenta-se de produção de médio teor inovativo, trazendo a combinação de conhecimentos na área de manutenção e gestão de qualidade como forma de desenvolver ferramentas capazes de auxiliar na gestão da manutenção e controle de gastos públicos de maneira confiável. É uma produção de média complexidade pois, combina conhecimentos pré-estabelecidos e estáveis do ponto de vista de manutenção, conservação, segurança, capacitação profissional e gestãoPropose a process of management of vehicle maintenance in an educational institution, regarding the requirements, procedures and technical recommendations that promote their control and full use. Procedures/Method for solving the problem: The methodology adopted for the solution of the problem was applied research, with a qualitative and descriptive approach. For data collection, in the first stage of the research, bibliographic and documentary research related to the characteristics, maintenance, costs and fleet management was used. For the second stage of diagnosing the fleet, inspections were carried out on the official vehicles, in two periods, evaluating their characteristics, safety items, wear, vehicle geometry among others following inspection standards. A database was developed with the inspection information of all evaluated automobiles and technical specifications of components and maintenance recommendations. After understanding the conditions and procedures of maintenance of the vehicles, a process of maintenance control of the vehicles was proposed based on management tools, inspection, and maintenance plans, and feeding of the spreadsheet system developed. A semi-structured interview was conducted with two managers to evaluate the maintenance practiced and the feasibility of the proposed method. Findings: The characteristics of the vehicles of the Juiz de Fora campus were identified in terms of age, distance travelled, maintenance and use conditions, as well as the expenses with available history. These data, along with the results of the two inspections carried out, were tabulated in electronic spreadsheets to enable the systematization of information related to fleet maintenance. Technical specifications of the vehicles such as descriptions of model, engine, and auxiliary systems, as well as wear limits for the main components according to technical standards and recommendations of manufacturers, were also inserted in the spreadsheets. Routine inspection protocols and preventive maintenance plans have been developed so that they can be applied to the fleet. Thus, the process of vehicle maintenance control based on management tools, including routine inspection and maintenance plans, standard operating procedures, personnel training, feeding the spreadsheet system developed by the transport sector and generation of maintenance indicators for continuity of the process of analysis and management of fleet maintenance, with re-evaluation of the proposed process in a dynamic way. The interviewed managers evaluated the applicability of the proposed process as a tool capable of contributing to the institution. Practical implications: The present work sought to improve the actions of control and management of the maintenance of the fleet of the Federal Institute of the Southeast of Minas Gerais campus Juiz de Fora, a latent gap existing in the Board of Administration and Planning of the institute itself. However, the process proposed in this dissertation contributes to the institution, since the possibility of improving the efficiency of the management of the maintenance of the local fleet, whose proposals for improvements can be applied later in all campuses and will allow, therefore, the reduction of the amounts spent on the maintenance of vehicles, improving the administration of budgetary resources, maintenance of vehicles and the safety of users. Originality and contributions: The work presents an original approach of evaluation of maintenance in a methodical and permanent way, to maintain a reliable tracking of the conditions of maintenance and use of the vehicles. Propositions of routine inspections and follow-up of preventive maintenance plans, standard operating procedures, and historical survey of indicators, assist the manager in the predictability of maintenance expenses as well as the planning of decisions and real-time evaluation of the maintenance conditions and availability of the fleet. The study meets the line of action: Operations Administration and Integrated Logistics Support because it proposes a system for the management of the maintenance of the fleet of the Federal Institute of the Southeast of Minas Gerais that allows its control, reduction of unforeseen costs and guarantee of safety to users. Technical/Technological Production: The work contributed to propose a maintenance management process supported by a computerized system of spreadsheets to control the maintenance of fleet data and survey of indicators. The proposed process includes inspection procedures and preventive maintenance plans for each vehicle, operating procedures, and training. It presents production of medium innovative content, bringing the combination of knowledge around maintenance and quality management to develop tools capable of assisting in the management of maintenance and control of public expenditures in a reliable way. It is a production of medium complexity because it combines pre-established and stable knowledge from the point of view of maintenance, conservation, safety, professional training, and management145 p.Leal Júnior, Ilton Curtyhttp://lattes.cnpq.br/3016121702515974Abdalla, Márcio Moutinhohttp://lattes.cnpq.br/4524218198273943Ferreira, Marcelo Saleshttp://lattes.cnpq.br/8194523141613358http://lattes.cnpq.br/8046656823639316Souza, Daniel de Almeida e2023-06-23T18:20:44Z2023-06-23T18:20:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Daniel de Almeida e. Proposta de um processo de gestão da manutenção da frota de veículos leves do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. 2023. 145 f. 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Apresenta-se de produção de médio teor inovativo, trazendo a combinação de conhecimentos na área de manutenção e gestão de qualidade como forma de desenvolver ferramentas capazes de auxiliar na gestão da manutenção e controle de gastos públicos de maneira confiável. É uma produção de média complexidade pois, combina conhecimentos pré-estabelecidos e estáveis do ponto de vista de manutenção, conservação, segurança, capacitação profissional e gestão
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