“MARGINAL: OCUPAR E RESISTIR!”: um material paradidático punk para o ensino de Sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Fábio da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32322
Resumo: O material paradidático proposto neste trabalho tem como intuito, através de uma alegoria fictícia envolvendo o movimento punk e suas expressões, apresentar reflexões que conectam este movimento à temáticas abordadas no ensino de Sociologia, como: aspectos das relações entre classe, raça e gênero no contexto brasileiro; a anarquia; a autogestão; a hegemonia cultural; a indústria cultural; o desvio social e a marginalização; a imaginação sociológica. Tais conceitos, podem ser explorados a partir das reflexões que surgem durante a trajetória de uma personagem principal da trama, que ao ter contato com integrantes do movimento punk de sua cidade adentra em uma jornada de aproximação com tal grupo que vive em uma ocupação urbana. Neste percurso, ao ter contato com as pautas que movem o grupo e canções punks que o fazem refletir, começa um processo de descoberta de certas dinâmicas sociais e passa a apresentar questionamentos frente aos fenômenos sociais que o cercam. A metodologia para a construção do material se revela através do levantamento bibliográfico, das músicas e documental sobre o movimento punk e os conceitos/temas que o material busca explorar, considerando também como forte componente metodológico a noção de escrevivência, de Conceição Evaristo, para a elaboração da trama. Desta forma, visa-se pensar e proporcionar um material que estimule a reflexão e a imaginação sociológica conduzidas pela aproximação com um movimento cultural marginalizado, o punk, que em sua expressão brasileira fornece diversas narrativas sobre questões sociais.
id UFF-2_25996e33f73cf22466502f51c0f3d207
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32322
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling “MARGINAL: OCUPAR E RESISTIR!”: um material paradidático punk para o ensino de SociologiaEnsino de Sociologia. Material paradidático. Movimento punk. Música. Ocupação urbanaTeaching Sociology. Paradidactic material. Punk movement. Music. Urban occupationO material paradidático proposto neste trabalho tem como intuito, através de uma alegoria fictícia envolvendo o movimento punk e suas expressões, apresentar reflexões que conectam este movimento à temáticas abordadas no ensino de Sociologia, como: aspectos das relações entre classe, raça e gênero no contexto brasileiro; a anarquia; a autogestão; a hegemonia cultural; a indústria cultural; o desvio social e a marginalização; a imaginação sociológica. Tais conceitos, podem ser explorados a partir das reflexões que surgem durante a trajetória de uma personagem principal da trama, que ao ter contato com integrantes do movimento punk de sua cidade adentra em uma jornada de aproximação com tal grupo que vive em uma ocupação urbana. Neste percurso, ao ter contato com as pautas que movem o grupo e canções punks que o fazem refletir, começa um processo de descoberta de certas dinâmicas sociais e passa a apresentar questionamentos frente aos fenômenos sociais que o cercam. A metodologia para a construção do material se revela através do levantamento bibliográfico, das músicas e documental sobre o movimento punk e os conceitos/temas que o material busca explorar, considerando também como forte componente metodológico a noção de escrevivência, de Conceição Evaristo, para a elaboração da trama. Desta forma, visa-se pensar e proporcionar um material que estimule a reflexão e a imaginação sociológica conduzidas pela aproximação com um movimento cultural marginalizado, o punk, que em sua expressão brasileira fornece diversas narrativas sobre questões sociais.The purpose of the paradidactic material proposed in this work is, through a fictional allegory involving the punk movement and its expressions, to present reflections that connect this movement to themes covered in Sociology teaching, such as: aspects of the relations between class, race and gender in the context Brazilian; anarchy; self-management; cultural hegemony; the cultural industry; social deviation and marginalization; the sociological imagination. Such concepts can be explored based on the reflections that arise during the trajectory of a main character in the plot, who, upon having contact with members of the punk movement in her city, embarks on a journey of rapprochement with this group that lives in an urban occupation. Along this path, upon coming into contact with the themes that move the group and punk songs that make them reflect, they begin a process of discovering certain social dynamics and begin to present questions regarding the social phenomena that surround them. The methodology for constructing the material is revealed through a bibliographical survey, songs and documents about the punk movement and the concepts/themes that the material seeks to explore, also considering as a strong methodological component the notion of writing, by Conceição Evaristo, for the elaboration of the plot. In this way, the aim is to think about and provide material that stimulates reflection and sociological imagination driven by an approach to a marginalized cultural movement, punk, which in its Brazilian expression provides different narratives about social issues.89Paiva, A.L.S.http://lattes.cnpq.br/0993142677246044Bodart, Cristiano das NevesLemos, C. E. S.http://lattes.cnpq.br/./5526300868300372Martins, Fábio da Silva2024-02-21T12:44:56Z2024-02-21T12:44:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARTINS, Fábio da Silva. “Marginal: ocupar e resistir!": um material paradidático punk para o ensino de Sociologia. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32322CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-21T12:45:00Zoai:app.uff.br:1/32322Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-21T12:45Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv “MARGINAL: OCUPAR E RESISTIR!”: um material paradidático punk para o ensino de Sociologia
title “MARGINAL: OCUPAR E RESISTIR!”: um material paradidático punk para o ensino de Sociologia
spellingShingle “MARGINAL: OCUPAR E RESISTIR!”: um material paradidático punk para o ensino de Sociologia
Martins, Fábio da Silva
Ensino de Sociologia. Material paradidático. Movimento punk. Música. Ocupação urbana
Teaching Sociology. Paradidactic material. Punk movement. Music. Urban occupation
title_short “MARGINAL: OCUPAR E RESISTIR!”: um material paradidático punk para o ensino de Sociologia
title_full “MARGINAL: OCUPAR E RESISTIR!”: um material paradidático punk para o ensino de Sociologia
title_fullStr “MARGINAL: OCUPAR E RESISTIR!”: um material paradidático punk para o ensino de Sociologia
title_full_unstemmed “MARGINAL: OCUPAR E RESISTIR!”: um material paradidático punk para o ensino de Sociologia
title_sort “MARGINAL: OCUPAR E RESISTIR!”: um material paradidático punk para o ensino de Sociologia
author Martins, Fábio da Silva
author_facet Martins, Fábio da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, A.L.S.
http://lattes.cnpq.br/0993142677246044
Bodart, Cristiano das Neves
Lemos, C. E. S.
http://lattes.cnpq.br/./5526300868300372
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Fábio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia. Material paradidático. Movimento punk. Música. Ocupação urbana
Teaching Sociology. Paradidactic material. Punk movement. Music. Urban occupation
topic Ensino de Sociologia. Material paradidático. Movimento punk. Música. Ocupação urbana
Teaching Sociology. Paradidactic material. Punk movement. Music. Urban occupation
description O material paradidático proposto neste trabalho tem como intuito, através de uma alegoria fictícia envolvendo o movimento punk e suas expressões, apresentar reflexões que conectam este movimento à temáticas abordadas no ensino de Sociologia, como: aspectos das relações entre classe, raça e gênero no contexto brasileiro; a anarquia; a autogestão; a hegemonia cultural; a indústria cultural; o desvio social e a marginalização; a imaginação sociológica. Tais conceitos, podem ser explorados a partir das reflexões que surgem durante a trajetória de uma personagem principal da trama, que ao ter contato com integrantes do movimento punk de sua cidade adentra em uma jornada de aproximação com tal grupo que vive em uma ocupação urbana. Neste percurso, ao ter contato com as pautas que movem o grupo e canções punks que o fazem refletir, começa um processo de descoberta de certas dinâmicas sociais e passa a apresentar questionamentos frente aos fenômenos sociais que o cercam. A metodologia para a construção do material se revela através do levantamento bibliográfico, das músicas e documental sobre o movimento punk e os conceitos/temas que o material busca explorar, considerando também como forte componente metodológico a noção de escrevivência, de Conceição Evaristo, para a elaboração da trama. Desta forma, visa-se pensar e proporcionar um material que estimule a reflexão e a imaginação sociológica conduzidas pela aproximação com um movimento cultural marginalizado, o punk, que em sua expressão brasileira fornece diversas narrativas sobre questões sociais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-21T12:44:56Z
2024-02-21T12:44:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Fábio da Silva. “Marginal: ocupar e resistir!": um material paradidático punk para o ensino de Sociologia. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32322
identifier_str_mv MARTINS, Fábio da Silva. “Marginal: ocupar e resistir!": um material paradidático punk para o ensino de Sociologia. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838892094652416