Apresentando a lei do inverso do quadrado da distância para turmas de ensino médio utilizando detectores de radiação de baixo custo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Rodrigo Sardinha Lutterbach
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11688
Resumo: A utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, como os sensores dos smartphones ou o uso de equipamentos portáteis acoplados a eles, como exemplo detectores de radiação, ajudam a ilustrar fenômenos como a lei do inverso do quadrado da distância, observada em alguns fenômenos físicos discutidos no ensino médio. Também visa discutir a radiação natural no meio que nos cerca, desmistificando ideias errôneas sobre esse tema e tornando a disciplina de física mais agradável, interessante e próxima do jovem contemporâneo dos grandes centros urbanos. Essa monografia apresenta algumas opções economicamente viáveis dessas ferramentas, discute a fenomenologia associada ao tema de radiação artificial e natural, aborda as possíveis barreiras encontradas no planejamento das aulas com uso dessas ferramentas, apresenta sugestões de uso e de discussões nas classes associadas à interpretação gráfica dos fenômenos apresentados e faz uma pequena crítica relacionada à formação dos profissionais de educação na área de ciências da natureza
id UFF-2_259f3649d852d2725d8b36f9c79989e6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11688
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Apresentando a lei do inverso do quadrado da distância para turmas de ensino médio utilizando detectores de radiação de baixo custoEnsino de FísicaRadiação naturalSmartphonesDetectoresEnsino de físicaRadiação naturalDetectores de baixo custoSmartphonePhysics teachingNatural radiationSmartphoneDetectorsA utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, como os sensores dos smartphones ou o uso de equipamentos portáteis acoplados a eles, como exemplo detectores de radiação, ajudam a ilustrar fenômenos como a lei do inverso do quadrado da distância, observada em alguns fenômenos físicos discutidos no ensino médio. Também visa discutir a radiação natural no meio que nos cerca, desmistificando ideias errôneas sobre esse tema e tornando a disciplina de física mais agradável, interessante e próxima do jovem contemporâneo dos grandes centros urbanos. Essa monografia apresenta algumas opções economicamente viáveis dessas ferramentas, discute a fenomenologia associada ao tema de radiação artificial e natural, aborda as possíveis barreiras encontradas no planejamento das aulas com uso dessas ferramentas, apresenta sugestões de uso e de discussões nas classes associadas à interpretação gráfica dos fenômenos apresentados e faz uma pequena crítica relacionada à formação dos profissionais de educação na área de ciências da naturezaThe use of technological resources in the classroom, such as smartphone sensors or the use of portable equipment attached to them, such as radiation detectors, help to illustrate phenomena such as the inverse square law observed in some physical phenomena discussed in high school. It also aims to discuss natural radiation in our surroundings, demystifying erroneous ideas on this subject and making the discipline of physics more enjoyable, interesting and close to the young contemporary of large urban centers. This monograph presents some economically viable options for these tools, discusses the phenomenology associated with the subject of artificial and natural radiation, discusses the possible barriers found in the planning of classes using these tools, presents suggestions for use and discussions in the classes associated with the graphic interpretation of the tools presented phenomena and makes a small criticism related to the formation of the education professionals in the area of natural sciencesAnjos, Roberto Meigikos dosCid, Alberto SilvaRabello, Mariana Vezzone TostaCardoso, Renan PereiraVeiga, Rodrigo Sardinha Lutterbach2019-10-11T18:43:57Z2019-10-11T18:43:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVEIGA, Rodrigo Sardinha Lutterbach. Apresentando a lei do inverso do quadrado da distância para turmas de ensino médio utilizando detectores de radiação de baixo custo. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11688http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-27T17:32:25Zoai:app.uff.br:1/11688Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:13.676792Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentando a lei do inverso do quadrado da distância para turmas de ensino médio utilizando detectores de radiação de baixo custo
title Apresentando a lei do inverso do quadrado da distância para turmas de ensino médio utilizando detectores de radiação de baixo custo
spellingShingle Apresentando a lei do inverso do quadrado da distância para turmas de ensino médio utilizando detectores de radiação de baixo custo
Veiga, Rodrigo Sardinha Lutterbach
Ensino de Física
Radiação natural
Smartphones
Detectores
Ensino de física
Radiação natural
Detectores de baixo custo
Smartphone
Physics teaching
Natural radiation
Smartphone
Detectors
title_short Apresentando a lei do inverso do quadrado da distância para turmas de ensino médio utilizando detectores de radiação de baixo custo
title_full Apresentando a lei do inverso do quadrado da distância para turmas de ensino médio utilizando detectores de radiação de baixo custo
title_fullStr Apresentando a lei do inverso do quadrado da distância para turmas de ensino médio utilizando detectores de radiação de baixo custo
title_full_unstemmed Apresentando a lei do inverso do quadrado da distância para turmas de ensino médio utilizando detectores de radiação de baixo custo
title_sort Apresentando a lei do inverso do quadrado da distância para turmas de ensino médio utilizando detectores de radiação de baixo custo
author Veiga, Rodrigo Sardinha Lutterbach
author_facet Veiga, Rodrigo Sardinha Lutterbach
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Anjos, Roberto Meigikos dos

Cid, Alberto Silva
Rabello, Mariana Vezzone Tosta
Cardoso, Renan Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Rodrigo Sardinha Lutterbach
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Radiação natural
Smartphones
Detectores
Ensino de física
Radiação natural
Detectores de baixo custo
Smartphone
Physics teaching
Natural radiation
Smartphone
Detectors
topic Ensino de Física
Radiação natural
Smartphones
Detectores
Ensino de física
Radiação natural
Detectores de baixo custo
Smartphone
Physics teaching
Natural radiation
Smartphone
Detectors
description A utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, como os sensores dos smartphones ou o uso de equipamentos portáteis acoplados a eles, como exemplo detectores de radiação, ajudam a ilustrar fenômenos como a lei do inverso do quadrado da distância, observada em alguns fenômenos físicos discutidos no ensino médio. Também visa discutir a radiação natural no meio que nos cerca, desmistificando ideias errôneas sobre esse tema e tornando a disciplina de física mais agradável, interessante e próxima do jovem contemporâneo dos grandes centros urbanos. Essa monografia apresenta algumas opções economicamente viáveis dessas ferramentas, discute a fenomenologia associada ao tema de radiação artificial e natural, aborda as possíveis barreiras encontradas no planejamento das aulas com uso dessas ferramentas, apresenta sugestões de uso e de discussões nas classes associadas à interpretação gráfica dos fenômenos apresentados e faz uma pequena crítica relacionada à formação dos profissionais de educação na área de ciências da natureza
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11T18:43:57Z
2019-10-11T18:43:57Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VEIGA, Rodrigo Sardinha Lutterbach. Apresentando a lei do inverso do quadrado da distância para turmas de ensino médio utilizando detectores de radiação de baixo custo. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11688
identifier_str_mv VEIGA, Rodrigo Sardinha Lutterbach. Apresentando a lei do inverso do quadrado da distância para turmas de ensino médio utilizando detectores de radiação de baixo custo. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823622169296896