Evasão na educação à distância: um estudo de caso em cursos de especialização em gestão pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Reinaldo Afonso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6906
Resumo: Os recursos empregados na EaD são dispendiosos, logo, conhecer os motivos pelos quais os estudantes abandonam seus estudos representa o primeiro passo para a qualificação das ações de seleção e retenção dos estudantes. Diante disso, esse estudo teve como objetivo compreender os motivos da evasão nos cursos de Especialização em Gestão Pública oferecidos por uma Instituição de Ensino Superior (IES) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para entender o comportamento dos alunos evadidos foi elaborado um questionário com questões objetivas para se levantar o perfil socioeconômico dos estudantes e para que os mesmos pudessem classificar os motivos pessoais e institucionais que contribuíram para a evasão no curso. O problema foi abordado de forma quantitativa, assumindo a forma de levantamento, característico da pesquisa descritiva. Os dados obtidos foram tratados e analisados por meio do Microsoft Excel e do teste-F e teste-t de Student. Os resultados da categoria “motivos pessoais” apontaram que a falta de tempo para estudar; a distância do polo a residência e a falta de atendimento das expectativas do estudante foram os principais motivos para desistência. Enquanto na categoria “motivos institucionais”, os resultados indicaram que a estrutura do curso; o método de avaliação do aprendizado e a metodologia educacional empregada contribuíram na perspectiva desses estudantes para a evasão. O estudo apresentou limitações às quais foram apontadas ao término do estudo, sendo o destaque para a dificuldade de contato com os entrevistados que se encontram evadidos do curso
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