Contando histórias nas aulas de história: uma reflexão sobre memória e narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Conceição da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8826
http://dx.doi.org/10.22409/PEH.2018.mp.62664905791
Resumo: Este trabalho tem como objetivos discutir, a partir dos conceitos de memória e narrativa, os conteúdos referentes à escravidão e à realidade dos afrodescendentes no pós-abolição próprios do currículo, considerando o nono ano do Ensino Fundamental. Partindo da prática de contar histórias de ficção para mobilizar os alunos, foi elaborado o personagem Julius. Homem negro criado no subúrbio do Rio de Janeiro, acometido por visões sobre o século XIX. Atordoado, passa a investigar a origem das imagens que aos poucos vão envolvendo-o. Em determinado momento, Julius relaciona as visões com as histórias contadas por um velho tio, com quem conviveu na infância. Histórias que seu tio ouviu quando era criança de pessoas que vivenciaram a escravidão. A memória é usada como uma ponte temporal que leva o personagem, sem sair do século XXI, a ir ao passado e voltar. Outro objetivo a ser alcançado é estimular a produção textual dos alunos, convidando-os a assumirem a redação da narrativa trabalhada. O trabalho apresenta um plano de aula para o desenvolvimento dessa atividade, e a descrição de sua aplicação em uma determinada turma de uma escola no bairro do Engenho de Dentro, subúrbio do Rio de Janeiro
id UFF-2_264607bc71739cc559b124db291dc2e9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8826
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Contando histórias nas aulas de história: uma reflexão sobre memória e narrativaEnsino de históriaMemóriaNarrativaDidáticaMemóriaEnsino de históriaNarrativaDidáticaMemoryNarrativeEste trabalho tem como objetivos discutir, a partir dos conceitos de memória e narrativa, os conteúdos referentes à escravidão e à realidade dos afrodescendentes no pós-abolição próprios do currículo, considerando o nono ano do Ensino Fundamental. Partindo da prática de contar histórias de ficção para mobilizar os alunos, foi elaborado o personagem Julius. Homem negro criado no subúrbio do Rio de Janeiro, acometido por visões sobre o século XIX. Atordoado, passa a investigar a origem das imagens que aos poucos vão envolvendo-o. Em determinado momento, Julius relaciona as visões com as histórias contadas por um velho tio, com quem conviveu na infância. Histórias que seu tio ouviu quando era criança de pessoas que vivenciaram a escravidão. A memória é usada como uma ponte temporal que leva o personagem, sem sair do século XXI, a ir ao passado e voltar. Outro objetivo a ser alcançado é estimular a produção textual dos alunos, convidando-os a assumirem a redação da narrativa trabalhada. O trabalho apresenta um plano de aula para o desenvolvimento dessa atividade, e a descrição de sua aplicação em uma determinada turma de uma escola no bairro do Engenho de Dentro, subúrbio do Rio de JaneiroCAPESThis work aims to discuss, from the concepts of memory and narrative, the contents referring to slavery and the reality of afrodescendants in post-abolition proper of the curriculum, considering the ninth year of elementary school. Starting from the practice of telling fiction stories to mobilize students, this work elaborated the character Julius. Black man created in the suburb of Rio de Janeiro, afflicted by visions about the XIX century. Stunned, he begins to investigate the origin of the images that gradually involve him. At one point, Julius relates the visions to the stories told by an old uncle, with whom he lived in his childhood. Stories that his uncle heard, as when he was a child, of people who experienced slavery. Memory is used as a time bridge that takes the character, without leaving the XXI century, to go back and forth. Another objective to be achieved is to stimulate the students' textual production, inviting them to take on the writing of the narrative. The work presents a lesson plan for the development of this activity, and the description of its application in a certain class of a school in the neighborhood of Engenho de Dentro, suburb of Rio de Janeiro95 f.Ferreira, Rodrigo de AlmeidaSilva, José Conceição da2019-03-18T13:35:51Z2019-03-18T13:35:51Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, José Conceição da. Contando histórias nas aulas de história: uma reflexão sobre memória e narrativa. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8826Aluno de mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PEH.2018.mp.62664905791http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-23T14:44:42Zoai:app.uff.br:1/8826Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:30.268047Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Contando histórias nas aulas de história: uma reflexão sobre memória e narrativa
title Contando histórias nas aulas de história: uma reflexão sobre memória e narrativa
spellingShingle Contando histórias nas aulas de história: uma reflexão sobre memória e narrativa
Silva, José Conceição da
Ensino de história
Memória
Narrativa
Didática
Memória
Ensino de história
Narrativa
Didática
Memory
Narrative
title_short Contando histórias nas aulas de história: uma reflexão sobre memória e narrativa
title_full Contando histórias nas aulas de história: uma reflexão sobre memória e narrativa
title_fullStr Contando histórias nas aulas de história: uma reflexão sobre memória e narrativa
title_full_unstemmed Contando histórias nas aulas de história: uma reflexão sobre memória e narrativa
title_sort Contando histórias nas aulas de história: uma reflexão sobre memória e narrativa
author Silva, José Conceição da
author_facet Silva, José Conceição da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Rodrigo de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Conceição da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Memória
Narrativa
Didática
Memória
Ensino de história
Narrativa
Didática
Memory
Narrative
topic Ensino de história
Memória
Narrativa
Didática
Memória
Ensino de história
Narrativa
Didática
Memory
Narrative
description Este trabalho tem como objetivos discutir, a partir dos conceitos de memória e narrativa, os conteúdos referentes à escravidão e à realidade dos afrodescendentes no pós-abolição próprios do currículo, considerando o nono ano do Ensino Fundamental. Partindo da prática de contar histórias de ficção para mobilizar os alunos, foi elaborado o personagem Julius. Homem negro criado no subúrbio do Rio de Janeiro, acometido por visões sobre o século XIX. Atordoado, passa a investigar a origem das imagens que aos poucos vão envolvendo-o. Em determinado momento, Julius relaciona as visões com as histórias contadas por um velho tio, com quem conviveu na infância. Histórias que seu tio ouviu quando era criança de pessoas que vivenciaram a escravidão. A memória é usada como uma ponte temporal que leva o personagem, sem sair do século XXI, a ir ao passado e voltar. Outro objetivo a ser alcançado é estimular a produção textual dos alunos, convidando-os a assumirem a redação da narrativa trabalhada. O trabalho apresenta um plano de aula para o desenvolvimento dessa atividade, e a descrição de sua aplicação em uma determinada turma de uma escola no bairro do Engenho de Dentro, subúrbio do Rio de Janeiro
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-18T13:35:51Z
2019-03-18T13:35:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, José Conceição da. Contando histórias nas aulas de história: uma reflexão sobre memória e narrativa. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8826
Aluno de mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PEH.2018.mp.62664905791
identifier_str_mv SILVA, José Conceição da. Contando histórias nas aulas de história: uma reflexão sobre memória e narrativa. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Aluno de mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8826
http://dx.doi.org/10.22409/PEH.2018.mp.62664905791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823648247382016