Estudo da degradação do polioximetileno (POM e POMGF) em óleo a diferentes temperaturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'anna, Thaís de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22675
http://dx.doi.org/10.22409/PGMEC.2020.d.10792662750
Resumo: Nos últimos anos, a indústria automobilística vem constatando um aumento dos níveis de casos de anomalias ocorridas em componentes do circuito de combustíveis confeccionados em polímeros. Este problema pode estar relacionado com a composição específica utilizada na formulação dos combustíveis brasileiros, bem como na escolha inadequada da composição do material utilizado para este fim. Uma seleção mais criteriosa dos termoplásticos utilizados em circuitos de combustíveis requer o conhecimento do comportamento do material em serviço. Ensaios de envelhecimento simulam condições de processamento e de uso, fornecendo informações importantes na escolha e durabilidade do material. O diesel é um combustível liquido derivado do petróleo, composto por hidrocarbonetos com cadeias de 8 a 16 carbonos e, em menor proporção, nitrogênio, enxofre e oxigênio. É utilizado principalmente nos motores de ciclo Diesel (de combustão interna e ignição por compressão) em veículos rodoviários, ferroviários, marítimos e em geradores de energia elétrica. Os polímeros de engenharia têm grande importância na indústria que dependendo da polímero selecionado pode conferir resistência química, resistência ao calor e retenção de propriedades mecânicas, que permitiram aos fabricantes de equipamentos substituir metais por polímeros. Frequentemente, os polímeros estão em contato direto com os combustíveis e entendem que sua compatibilidade é primordial. O Polixometileno (POM) é termoplástico usado para fabricar engrenagens e rotores de bombas de combustível automotiva devido ao seu baixo coeficiente de atrito e estabilidade térmica e dimensional. Neste estudo, polioximetileno (POM) e o polioximetileno reforçado com fibra (POMGF) de foram imersos em Diesel em diferentes temperaturas (-10°C, 23°C e 60°C) por 1000, 2000, 3000, 5000 e 10000 horas. Após a degradação foram realizados testes de tração para avaliar as propriedades mecânicas do material e analisar o efeito da degradação no diesel ao longo do período de tempo. Verificou-se experimentalmente que, embora altamente resistente a produtos químicos, o contato direto com o Diesel em diferentes temperaturas reduz em um terço as propriedades mecânicas de longo prazo. A redução nas propriedades mecânicas observada quando POM e POMGF são imersos em Diesel à temperatura ambiente e a -10ºC reforça a premissa de que o principal fator de degradação é a oxidação que leva à cisão da cadeia.
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O diesel é um combustível liquido derivado do petróleo, composto por hidrocarbonetos com cadeias de 8 a 16 carbonos e, em menor proporção, nitrogênio, enxofre e oxigênio. É utilizado principalmente nos motores de ciclo Diesel (de combustão interna e ignição por compressão) em veículos rodoviários, ferroviários, marítimos e em geradores de energia elétrica. Os polímeros de engenharia têm grande importância na indústria que dependendo da polímero selecionado pode conferir resistência química, resistência ao calor e retenção de propriedades mecânicas, que permitiram aos fabricantes de equipamentos substituir metais por polímeros. Frequentemente, os polímeros estão em contato direto com os combustíveis e entendem que sua compatibilidade é primordial. O Polixometileno (POM) é termoplástico usado para fabricar engrenagens e rotores de bombas de combustível automotiva devido ao seu baixo coeficiente de atrito e estabilidade térmica e dimensional. Neste estudo, polioximetileno (POM) e o polioximetileno reforçado com fibra (POMGF) de foram imersos em Diesel em diferentes temperaturas (-10°C, 23°C e 60°C) por 1000, 2000, 3000, 5000 e 10000 horas. Após a degradação foram realizados testes de tração para avaliar as propriedades mecânicas do material e analisar o efeito da degradação no diesel ao longo do período de tempo. Verificou-se experimentalmente que, embora altamente resistente a produtos químicos, o contato direto com o Diesel em diferentes temperaturas reduz em um terço as propriedades mecânicas de longo prazo. A redução nas propriedades mecânicas observada quando POM e POMGF são imersos em Diesel à temperatura ambiente e a -10ºC reforça a premissa de que o principal fator de degradação é a oxidação que leva à cisão da cadeia.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.In the last few years, the automobile industry has increasing in the levels of anomalies that have occurred in components of the fuel circuit made of polymers. This problem may be related to the specific composition used in the formulation of Brazilian fuels, as well as in the inadequate choice of the composition of the material used for this purpose. A more careful selection of the thermoplastics used in fuel circuits requires knowledge of the behavior of the material in service. Aging tests simulate conditions of processing and use, providing important information in the choice and durability of the material. Diesel is an important fuel used as an alternative to increase the usefulness of oil and the longevity and cleanliness of diesel engines. Engineering polymers are of great importance in the industry, thanks to years of improvement in their properties, which allowed equipment manufacturers to replace metals with polymers. Polymers are often in direct contact with fuels and understand their compatibility is paramount. Polyxymethylene (POM) is a thermoplastic used to manufacture gears and rotors for automotive fuel pumps due to its low friction coefficient and dimensional and thermal stability. In this study, polyoxymethylene (POM and POMGF) reinforced with fiberglass and simple were immersed in Diesel at different temperatures (-10°C, 23°C and 60°C) for 1000, 2000, 3000, 5000 and 10000 hours. After the degradation, tensile tests were performed to evaluate the mechanical properties of the material and to analyze the effect of the degradation on diesel over the period of time. It was found experimentally that although highly resistant to chemical products, direct contact with Diesel at different temperatures reduces the long-term mechanical properties by one third. The reduction in mechanical properties observed when POM and POMGF are immersed in Diesel at room temperature and -10ºC reinforces the premise that the main factor of degradation is the oxidation that leads to the chain scission.95f.Mattos, Heraldo Silva da CostaReis, João Marciano Laredo dosSilva, Antonio Henrique Monteiro da Fonseca Thomé daCosta, Maria Laura MartinsAmorim, Felipe do CarmoSouza, Juliana Primo Basílio dehttp://lattes.cnpq.br/8860192049148840http://lattes.cnpq.br/4223023515340697http://lattes.cnpq.br/0760818648569187http://lattes.cnpq.br/0460991389512568http://lattes.cnpq.br/1399058889534718http://lattes.cnpq.br/6755074188329784http://lattes.cnpq.br/3709085641714948Sant'anna, Thaís de2021-07-19T13:26:17Z2021-07-19T13:26:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANT'ANNA, Thaís de. Estudo da degradação do polioximetileno (POM e POMGF) em óleo a diferentes temperaturas. 2020. 95f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22675Aluno de Doutoradohttp://dx.doi.org/10.22409/PGMEC.2020.d.10792662750CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-06T19:22:12Zoai:app.uff.br:1/22675Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:56.029890Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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