Análise do impacto provocado pelas cinzas vulcânicas no gerenciamento do tráfego aéreo: estudo de caso do vulcão Puyehue
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5557 |
Resumo: | Uma erupção vulcânica pode depositar na atmosfera milhares de toneladas de substâncias, constituídas por partículas sólidas e vários gases. As partículas menores e os gases são levados pelos ventos predominantes e podem ser transportados por milhares de quilômetros, ocupando grandes extensões do espaço aéreo utilizado pela aviação. Ao longo da história, foram registrados vários incidentes com aeronaves comerciais, colocando em riscos milhares de passageiros e tripulantes, além de causar enorme prejuízo financeiro às companhias aéreas e a toda a cadeia produtiva da indústria de aviação. Somente na Europa, em 2010, com a erupção do vulcão Eyjafjallajökull, localizado na Islândia, a perda estimada para a aviação global foi de US$ 4,7 bilhões, além de outros transtornos indiretos causados aos milhares de passageiros. Na América do Sul, nos últimos cinco anos, o vulcão Puyehue, que faz parte da cadeia Puyehue-Cordón Caulle, localizado no Chile (40,59° S / 72,117° W), perto da fronteira com a Argentina, provocou várias erupções, com a propagação das cinzas para países como a Argentina, o Brasil e o Uruguai, trazendo riscos e prejuízos financeiros a diversas empresas aéreas, principalmente da América do Sul. Este trabalho tem como objetivo apresentar o impacto operacional provocado pelas nuvens de cinzas vulcânicas nos aeroportos da Região de Informação de Voo de Curitiba (FIR-CW), no período de 4 a 13 de junho de 2011, servindo como instrumento de tomadas de decisões colaborativas na gestão do tráfego aéreo e na segurança operacional da navegação aérea. Neste estudo de caso, baseado na revisão bibliográfica do tema e dos dados colhidos nos Relatórios Diários do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e do Relatório de Voos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), foi possível observar, baseado na avaliação climatológica dos ventos em altitude e das imagens de satélites meteorológicos, o movimento e a dispersão da nuvem de cinzas vulcânicas, confirmando um considerável impacto operacional, com mais de 10.000 voos atrasados, em mais de 30 minutos, e o cancelamento de 5.017 voos nacionais e internacionais, o que, provavelmente, provocou prejuízos financeiros às companhias aéreas, além de desconforto para os milhares de passageiros. A contribuição da pesquisa tem sua relevância na apresentação do tema para área de gerenciamento da navegação aérea no Brasil, já que o pouco que se estudou sobre o assunto foi relacionado à segurança de voo, compreendendo incidentes e acidentes aéreos. As considerações finais deverão ajudar no processo de tomada de decisão colaborativa entre os gestores do tráfego aéreo e das companhias de aviação, com intuito de mitigar o impacto com uso de ferramentas e de informações mais adequadas para esse tipo de evento |
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Análise do impacto provocado pelas cinzas vulcânicas no gerenciamento do tráfego aéreo: estudo de caso do vulcão PuyehueCinzas vulcânicasNavegação aéreaAviaçãoVulcanismoTráfego aéreoVolcanic ashAir navigationAviationUma erupção vulcânica pode depositar na atmosfera milhares de toneladas de substâncias, constituídas por partículas sólidas e vários gases. As partículas menores e os gases são levados pelos ventos predominantes e podem ser transportados por milhares de quilômetros, ocupando grandes extensões do espaço aéreo utilizado pela aviação. Ao longo da história, foram registrados vários incidentes com aeronaves comerciais, colocando em riscos milhares de passageiros e tripulantes, além de causar enorme prejuízo financeiro às companhias aéreas e a toda a cadeia produtiva da indústria de aviação. Somente na Europa, em 2010, com a erupção do vulcão Eyjafjallajökull, localizado na Islândia, a perda estimada para a aviação global foi de US$ 4,7 bilhões, além de outros transtornos indiretos causados aos milhares de passageiros. Na América do Sul, nos últimos cinco anos, o vulcão Puyehue, que faz parte da cadeia Puyehue-Cordón Caulle, localizado no Chile (40,59° S / 72,117° W), perto da fronteira com a Argentina, provocou várias erupções, com a propagação das cinzas para países como a Argentina, o Brasil e o Uruguai, trazendo riscos e prejuízos financeiros a diversas empresas aéreas, principalmente da América do Sul. Este trabalho tem como objetivo apresentar o impacto operacional provocado pelas nuvens de cinzas vulcânicas nos aeroportos da Região de Informação de Voo de Curitiba (FIR-CW), no período de 4 a 13 de junho de 2011, servindo como instrumento de tomadas de decisões colaborativas na gestão do tráfego aéreo e na segurança operacional da navegação aérea. Neste estudo de caso, baseado na revisão bibliográfica do tema e dos dados colhidos nos Relatórios Diários do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e do Relatório de Voos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), foi possível observar, baseado na avaliação climatológica dos ventos em altitude e das imagens de satélites meteorológicos, o movimento e a dispersão da nuvem de cinzas vulcânicas, confirmando um considerável impacto operacional, com mais de 10.000 voos atrasados, em mais de 30 minutos, e o cancelamento de 5.017 voos nacionais e internacionais, o que, provavelmente, provocou prejuízos financeiros às companhias aéreas, além de desconforto para os milhares de passageiros. A contribuição da pesquisa tem sua relevância na apresentação do tema para área de gerenciamento da navegação aérea no Brasil, já que o pouco que se estudou sobre o assunto foi relacionado à segurança de voo, compreendendo incidentes e acidentes aéreos. As considerações finais deverão ajudar no processo de tomada de decisão colaborativa entre os gestores do tráfego aéreo e das companhias de aviação, com intuito de mitigar o impacto com uso de ferramentas e de informações mais adequadas para esse tipo de eventoA volcanic eruption can release into the atmosphere thousands of tons of substances, consisting of solid particles and various gases. Smaller particles and gases are blown by prevailing winds away and can be transported through thousands of kilometers, occupying large airspace extensions used by aviation. Throughout history, there have been several incidents involving commercial aircraft, putting thousands of passengers and crew at risk and causing huge financial loss to airlines and entire production chain of the aviation industry. Only in Europe in 2010 with the eruption of the Eyjafjallajökull volcano, located in Iceland, the estimated loss to the global aviation was $ 4,7 billion, in addition to other indirect inconveniences caused to thousands of passengers. In South America, in the last five years, the Puyehue volcano, which is part of the Puyehue-Cordón Caulle chain, located in Chile (40.59° S / 72.117° W), near the border with Argentina, has caused several outbreaks, with the spread of the ash to countries like Argentina, Brazil and Uruguay, bringing financial risks and losses to various airlines mainly in South America. This study aims to present the operational impact caused by the clouds of volcanic ash in the airports of Curitiba Flight Information Region (FIR-CW) in the period from June 4th to June 13th, 2011, serving as instrument of collaborative decision makings in air traffic and operational safety management of the air navigation. In this case study based on literature review of said theme and data taken from Daily Reports of the Air Navigation Management Center (CGNA) and from Flight Report of the Brazilian Airport Infrastructure Company (INFRAERO), we observed motion and cloud dispersion of volcanic ash based on the climatological appraisal of winds aloft and images from weather satellites confirming a considerable operational impact, having over 10,000 delayed flights in over 30 minutes, and cancellation of 5,017 national and international flights, which probably caused financial loss to airlines, in addition to discomfort for thousands of passengers. The research contribution is relevant for presenting the theme to the air navigation management area in Brazil, as little subject studied about it is related to flight safety, comprising air incidents and accidents. The final considerations should help in collaborative decision-making process among managers of air traffic and aviation companies, in order to mitigate said impacts using more suitable tools and information for this kind of event.Universidade Federal FluminenseNiteróiMainier, Fernando BenedictoMonteiro, Luciane Pimentel CostaAlmeida, Manoel Valdonel deFerreira, Artur Gonçalves2018-01-19T13:27:32Z2018-01-19T13:27:32Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5557Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:20:43Zoai:app.uff.br:1/5557Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:20:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Uma erupção vulcânica pode depositar na atmosfera milhares de toneladas de substâncias, constituídas por partículas sólidas e vários gases. As partículas menores e os gases são levados pelos ventos predominantes e podem ser transportados por milhares de quilômetros, ocupando grandes extensões do espaço aéreo utilizado pela aviação. Ao longo da história, foram registrados vários incidentes com aeronaves comerciais, colocando em riscos milhares de passageiros e tripulantes, além de causar enorme prejuízo financeiro às companhias aéreas e a toda a cadeia produtiva da indústria de aviação. Somente na Europa, em 2010, com a erupção do vulcão Eyjafjallajökull, localizado na Islândia, a perda estimada para a aviação global foi de US$ 4,7 bilhões, além de outros transtornos indiretos causados aos milhares de passageiros. Na América do Sul, nos últimos cinco anos, o vulcão Puyehue, que faz parte da cadeia Puyehue-Cordón Caulle, localizado no Chile (40,59° S / 72,117° W), perto da fronteira com a Argentina, provocou várias erupções, com a propagação das cinzas para países como a Argentina, o Brasil e o Uruguai, trazendo riscos e prejuízos financeiros a diversas empresas aéreas, principalmente da América do Sul. Este trabalho tem como objetivo apresentar o impacto operacional provocado pelas nuvens de cinzas vulcânicas nos aeroportos da Região de Informação de Voo de Curitiba (FIR-CW), no período de 4 a 13 de junho de 2011, servindo como instrumento de tomadas de decisões colaborativas na gestão do tráfego aéreo e na segurança operacional da navegação aérea. Neste estudo de caso, baseado na revisão bibliográfica do tema e dos dados colhidos nos Relatórios Diários do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e do Relatório de Voos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), foi possível observar, baseado na avaliação climatológica dos ventos em altitude e das imagens de satélites meteorológicos, o movimento e a dispersão da nuvem de cinzas vulcânicas, confirmando um considerável impacto operacional, com mais de 10.000 voos atrasados, em mais de 30 minutos, e o cancelamento de 5.017 voos nacionais e internacionais, o que, provavelmente, provocou prejuízos financeiros às companhias aéreas, além de desconforto para os milhares de passageiros. A contribuição da pesquisa tem sua relevância na apresentação do tema para área de gerenciamento da navegação aérea no Brasil, já que o pouco que se estudou sobre o assunto foi relacionado à segurança de voo, compreendendo incidentes e acidentes aéreos. As considerações finais deverão ajudar no processo de tomada de decisão colaborativa entre os gestores do tráfego aéreo e das companhias de aviação, com intuito de mitigar o impacto com uso de ferramentas e de informações mais adequadas para esse tipo de evento |
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