Transformações da fofoca: do comportamento social vicário ao apelo comunicativo digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31808 |
Resumo: | O hábito de fazer fofoca – falar da vida de outrem na sua ausência – é um fato social, desde as civilizações mais antigas até as sociedades contemporâneas. O trabalho propõe analisar as transformações do ciclo da fofoca a partir do desenvolvimento dos meios massivos de cobertura da vida de celebridades e, a partir da adoção em larga escala das plataformas digitais, como um sistema ainda mais amplo de circulação de informações sobre o star system midiático traz à cena a figura de novos profissionais, especialistas em cobrir o cotidiano das celebridades midiáticas. Longe do papel jornalístico do analista isento, verifica-se nas práticas da fofoca que circula em meios digitais que os próprios editores são fatos geradores da fofoca, participando das encenações que compõem o tipo de cobertura noticiosa. Além de pesquisa bibliográfica caracterizando abordagens sobre o tema fofoca, é feita uma entrevista com o editor do blog Garotxdoblog, um dos canais mais populares sobre a cobertura da vida dos famosos. Revela-se um novo tipo de espaço de mídia que está em vias de apropriação dos anunciantes na publicidade e propaganda pela lógica do investimento de mídia. |
id |
UFF-2_26e5de56362d728dfd6445ad0b3cfcde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/31808 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Transformações da fofoca: do comportamento social vicário ao apelo comunicativo digitalComunicação socialPráticas da fofocaComunicação digitalSensacionalismoInvestimento em mídiaMídiaCelebridadeSensacionalismoRede social on-lineCommunicationGossip practicesDigital communicationSensationalismMedia investimentO hábito de fazer fofoca – falar da vida de outrem na sua ausência – é um fato social, desde as civilizações mais antigas até as sociedades contemporâneas. O trabalho propõe analisar as transformações do ciclo da fofoca a partir do desenvolvimento dos meios massivos de cobertura da vida de celebridades e, a partir da adoção em larga escala das plataformas digitais, como um sistema ainda mais amplo de circulação de informações sobre o star system midiático traz à cena a figura de novos profissionais, especialistas em cobrir o cotidiano das celebridades midiáticas. Longe do papel jornalístico do analista isento, verifica-se nas práticas da fofoca que circula em meios digitais que os próprios editores são fatos geradores da fofoca, participando das encenações que compõem o tipo de cobertura noticiosa. Além de pesquisa bibliográfica caracterizando abordagens sobre o tema fofoca, é feita uma entrevista com o editor do blog Garotxdoblog, um dos canais mais populares sobre a cobertura da vida dos famosos. Revela-se um novo tipo de espaço de mídia que está em vias de apropriação dos anunciantes na publicidade e propaganda pela lógica do investimento de mídia.The habit of gossiping - talking about someone else's life in their absence - is a social fact, from the oldest civilizations to contemporary societies. The work proposes to analyze the transformations of the gossip cycle based on the development of massive means of covering the lives of celebrities and, based on the large-scale adoption of digital platforms, as an even broader system of information circulation on the star system media brings to the scene the figure of new professionals, specialists in covering the daily lives of media celebrities. Far from the journalistic role of the exempt analyst, it is verified in the practices of gossip that circulates in digital media that the editors themselves are facts that generate gossip, participating in the scenarios that make up the type of news coverage. In addition to bibliographic research featuring approaches to the topic of gossip, an interview is made with the editor of the blog Garotxdoblog, one of the most popular channels on covering the lives of celebrities. A new type of media space is revealed that is in the process of being appropriated by advertisers in publicity and advertising through the logic of media investment.53 p.Ortiz, AndersonCabral, AdilsonMurad, Eduardo G.Oliveira, Rafaella da SIlva de2024-01-08T13:11:13Z2024-01-08T13:11:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31808CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-08T13:11:18Zoai:app.uff.br:1/31808Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:55.206319Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transformações da fofoca: do comportamento social vicário ao apelo comunicativo digital |
title |
Transformações da fofoca: do comportamento social vicário ao apelo comunicativo digital |
spellingShingle |
Transformações da fofoca: do comportamento social vicário ao apelo comunicativo digital Oliveira, Rafaella da SIlva de Comunicação social Práticas da fofoca Comunicação digital Sensacionalismo Investimento em mídia Mídia Celebridade Sensacionalismo Rede social on-line Communication Gossip practices Digital communication Sensationalism Media investiment |
title_short |
Transformações da fofoca: do comportamento social vicário ao apelo comunicativo digital |
title_full |
Transformações da fofoca: do comportamento social vicário ao apelo comunicativo digital |
title_fullStr |
Transformações da fofoca: do comportamento social vicário ao apelo comunicativo digital |
title_full_unstemmed |
Transformações da fofoca: do comportamento social vicário ao apelo comunicativo digital |
title_sort |
Transformações da fofoca: do comportamento social vicário ao apelo comunicativo digital |
author |
Oliveira, Rafaella da SIlva de |
author_facet |
Oliveira, Rafaella da SIlva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ortiz, Anderson Cabral, Adilson Murad, Eduardo G. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rafaella da SIlva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação social Práticas da fofoca Comunicação digital Sensacionalismo Investimento em mídia Mídia Celebridade Sensacionalismo Rede social on-line Communication Gossip practices Digital communication Sensationalism Media investiment |
topic |
Comunicação social Práticas da fofoca Comunicação digital Sensacionalismo Investimento em mídia Mídia Celebridade Sensacionalismo Rede social on-line Communication Gossip practices Digital communication Sensationalism Media investiment |
description |
O hábito de fazer fofoca – falar da vida de outrem na sua ausência – é um fato social, desde as civilizações mais antigas até as sociedades contemporâneas. O trabalho propõe analisar as transformações do ciclo da fofoca a partir do desenvolvimento dos meios massivos de cobertura da vida de celebridades e, a partir da adoção em larga escala das plataformas digitais, como um sistema ainda mais amplo de circulação de informações sobre o star system midiático traz à cena a figura de novos profissionais, especialistas em cobrir o cotidiano das celebridades midiáticas. Longe do papel jornalístico do analista isento, verifica-se nas práticas da fofoca que circula em meios digitais que os próprios editores são fatos geradores da fofoca, participando das encenações que compõem o tipo de cobertura noticiosa. Além de pesquisa bibliográfica caracterizando abordagens sobre o tema fofoca, é feita uma entrevista com o editor do blog Garotxdoblog, um dos canais mais populares sobre a cobertura da vida dos famosos. Revela-se um novo tipo de espaço de mídia que está em vias de apropriação dos anunciantes na publicidade e propaganda pela lógica do investimento de mídia. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-08T13:11:13Z 2024-01-08T13:11:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31808 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823678282792960 |