Transformações da fofoca: do comportamento social vicário ao apelo comunicativo digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafaella da SIlva de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31808
Resumo: O hábito de fazer fofoca – falar da vida de outrem na sua ausência – é um fato social, desde as civilizações mais antigas até as sociedades contemporâneas. O trabalho propõe analisar as transformações do ciclo da fofoca a partir do desenvolvimento dos meios massivos de cobertura da vida de celebridades e, a partir da adoção em larga escala das plataformas digitais, como um sistema ainda mais amplo de circulação de informações sobre o star system midiático traz à cena a figura de novos profissionais, especialistas em cobrir o cotidiano das celebridades midiáticas. Longe do papel jornalístico do analista isento, verifica-se nas práticas da fofoca que circula em meios digitais que os próprios editores são fatos geradores da fofoca, participando das encenações que compõem o tipo de cobertura noticiosa. Além de pesquisa bibliográfica caracterizando abordagens sobre o tema fofoca, é feita uma entrevista com o editor do blog Garotxdoblog, um dos canais mais populares sobre a cobertura da vida dos famosos. Revela-se um novo tipo de espaço de mídia que está em vias de apropriação dos anunciantes na publicidade e propaganda pela lógica do investimento de mídia.
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