Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Vanessa do Carmo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30068
Resumo: A educação inclusiva no Brasil imprime novas perspectivas educacionais acerca das políticas públicas. Nesse cenário, instituições de ensino superior adequam-se para atender alunos público alvo da educação especial, definido como pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidade/ superdotação por meio dos núcleos de acessibilidade. Todavia, ainda carecem de profissionais capacitados para atender a demanda deste alunado, que têm por lei, a matrícula assegurada. Nesse sentido, esse trabalho teve por objetivo elaborar um ebook, a partir da proposta da promoção do curso de formação continuada para professores do ensino superior, na perspectiva da deficiência visual de um Centro Universitário. Metodologicamente foi utilizado o tipo de pesquisa-ação, dividida em três etapas: planejamento, implementação e avaliação, com análise quantitativa e qualitativa dos dados, concluindo que o curso oferecido apresentou êxito, contando com a participação de 37 professores do ensino superior. Percebe-se que ainda muito se carece de orientação no contexto da educação especial inclusiva durante a formação, como evidenciado durante as avalições. Importante explicitar que o material não finda as pesquisas sobre o assunto e sim amplia o diálogo acerca do tema.
id UFF-2_2755a20c9bb7ebfcf60fdb03ae098fa4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30068
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visualInclusão, ensino superior, deficiência visual.Educação especial, Educação inclusiva, Cegueira, Formação de professor, Ensino superiorInclusion, higher education, visual impairmentA educação inclusiva no Brasil imprime novas perspectivas educacionais acerca das políticas públicas. Nesse cenário, instituições de ensino superior adequam-se para atender alunos público alvo da educação especial, definido como pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidade/ superdotação por meio dos núcleos de acessibilidade. Todavia, ainda carecem de profissionais capacitados para atender a demanda deste alunado, que têm por lei, a matrícula assegurada. Nesse sentido, esse trabalho teve por objetivo elaborar um ebook, a partir da proposta da promoção do curso de formação continuada para professores do ensino superior, na perspectiva da deficiência visual de um Centro Universitário. Metodologicamente foi utilizado o tipo de pesquisa-ação, dividida em três etapas: planejamento, implementação e avaliação, com análise quantitativa e qualitativa dos dados, concluindo que o curso oferecido apresentou êxito, contando com a participação de 37 professores do ensino superior. Percebe-se que ainda muito se carece de orientação no contexto da educação especial inclusiva durante a formação, como evidenciado durante as avalições. Importante explicitar que o material não finda as pesquisas sobre o assunto e sim amplia o diálogo acerca do tema.Inclusive education in Brazil imprints new educational perspectives on public policies. In this scenario, higher education institutions adapt to serve students target audience of special education, defined as people with disabilities, pervasive developmental disorders and with high ability/giftedness through accessibility centers. However, they still lack trained professionals to meet the demand of these students, who are guaranteed enrollment by law. In this sense, this work aimed to develop an ebook, based on the proposal to promote the continuing education course for higher education teachers, from the perspective of visual impairment in a University Center. Methodologically, the type of action research was used, divided into three stages: planning, implementation and evaluation, with quantitative and qualitative data analysis, concluding that the course offered was successful, with the participation of 37 higher education professors. It is noticed that much guidance is still needed in the context of inclusive special education during training, as evidenced during the assessments. It is important to clarify that the material does not end the research on the subject, but rather expands the dialogue on the subject..126 p.Lacerda, Thiago CorreaDelou, Cristina Maria CarvalhoLione, Viviane de Oliveira FreitasCosta, IsaCardoso, Fernanda SerpaCorreia, Vanessa do Carmo2023-08-22T18:08:08Z2023-08-22T18:08:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORREIA, Vanessa do Carmo. Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual. 2022. 126 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30068CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-22T18:08:11Zoai:app.uff.br:1/30068Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:32.446719Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual
title Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual
spellingShingle Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual
Correia, Vanessa do Carmo
Inclusão, ensino superior, deficiência visual.
Educação especial, Educação inclusiva, Cegueira, Formação de professor, Ensino superior
Inclusion, higher education, visual impairment
title_short Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual
title_full Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual
title_fullStr Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual
title_full_unstemmed Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual
title_sort Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual
author Correia, Vanessa do Carmo
author_facet Correia, Vanessa do Carmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lacerda, Thiago Correa
Delou, Cristina Maria Carvalho
Lione, Viviane de Oliveira Freitas
Costa, Isa
Cardoso, Fernanda Serpa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Vanessa do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão, ensino superior, deficiência visual.
Educação especial, Educação inclusiva, Cegueira, Formação de professor, Ensino superior
Inclusion, higher education, visual impairment
topic Inclusão, ensino superior, deficiência visual.
Educação especial, Educação inclusiva, Cegueira, Formação de professor, Ensino superior
Inclusion, higher education, visual impairment
description A educação inclusiva no Brasil imprime novas perspectivas educacionais acerca das políticas públicas. Nesse cenário, instituições de ensino superior adequam-se para atender alunos público alvo da educação especial, definido como pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidade/ superdotação por meio dos núcleos de acessibilidade. Todavia, ainda carecem de profissionais capacitados para atender a demanda deste alunado, que têm por lei, a matrícula assegurada. Nesse sentido, esse trabalho teve por objetivo elaborar um ebook, a partir da proposta da promoção do curso de formação continuada para professores do ensino superior, na perspectiva da deficiência visual de um Centro Universitário. Metodologicamente foi utilizado o tipo de pesquisa-ação, dividida em três etapas: planejamento, implementação e avaliação, com análise quantitativa e qualitativa dos dados, concluindo que o curso oferecido apresentou êxito, contando com a participação de 37 professores do ensino superior. Percebe-se que ainda muito se carece de orientação no contexto da educação especial inclusiva durante a formação, como evidenciado durante as avalições. Importante explicitar que o material não finda as pesquisas sobre o assunto e sim amplia o diálogo acerca do tema.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-22T18:08:08Z
2023-08-22T18:08:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORREIA, Vanessa do Carmo. Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual. 2022. 126 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30068
identifier_str_mv CORREIA, Vanessa do Carmo. Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual. 2022. 126 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823728682598400