Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30068 |
Resumo: | A educação inclusiva no Brasil imprime novas perspectivas educacionais acerca das políticas públicas. Nesse cenário, instituições de ensino superior adequam-se para atender alunos público alvo da educação especial, definido como pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidade/ superdotação por meio dos núcleos de acessibilidade. Todavia, ainda carecem de profissionais capacitados para atender a demanda deste alunado, que têm por lei, a matrícula assegurada. Nesse sentido, esse trabalho teve por objetivo elaborar um ebook, a partir da proposta da promoção do curso de formação continuada para professores do ensino superior, na perspectiva da deficiência visual de um Centro Universitário. Metodologicamente foi utilizado o tipo de pesquisa-ação, dividida em três etapas: planejamento, implementação e avaliação, com análise quantitativa e qualitativa dos dados, concluindo que o curso oferecido apresentou êxito, contando com a participação de 37 professores do ensino superior. Percebe-se que ainda muito se carece de orientação no contexto da educação especial inclusiva durante a formação, como evidenciado durante as avalições. Importante explicitar que o material não finda as pesquisas sobre o assunto e sim amplia o diálogo acerca do tema. |
id |
UFF-2_2755a20c9bb7ebfcf60fdb03ae098fa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30068 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visualInclusão, ensino superior, deficiência visual.Educação especial, Educação inclusiva, Cegueira, Formação de professor, Ensino superiorInclusion, higher education, visual impairmentA educação inclusiva no Brasil imprime novas perspectivas educacionais acerca das políticas públicas. Nesse cenário, instituições de ensino superior adequam-se para atender alunos público alvo da educação especial, definido como pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidade/ superdotação por meio dos núcleos de acessibilidade. Todavia, ainda carecem de profissionais capacitados para atender a demanda deste alunado, que têm por lei, a matrícula assegurada. Nesse sentido, esse trabalho teve por objetivo elaborar um ebook, a partir da proposta da promoção do curso de formação continuada para professores do ensino superior, na perspectiva da deficiência visual de um Centro Universitário. Metodologicamente foi utilizado o tipo de pesquisa-ação, dividida em três etapas: planejamento, implementação e avaliação, com análise quantitativa e qualitativa dos dados, concluindo que o curso oferecido apresentou êxito, contando com a participação de 37 professores do ensino superior. Percebe-se que ainda muito se carece de orientação no contexto da educação especial inclusiva durante a formação, como evidenciado durante as avalições. Importante explicitar que o material não finda as pesquisas sobre o assunto e sim amplia o diálogo acerca do tema.Inclusive education in Brazil imprints new educational perspectives on public policies. In this scenario, higher education institutions adapt to serve students target audience of special education, defined as people with disabilities, pervasive developmental disorders and with high ability/giftedness through accessibility centers. However, they still lack trained professionals to meet the demand of these students, who are guaranteed enrollment by law. In this sense, this work aimed to develop an ebook, based on the proposal to promote the continuing education course for higher education teachers, from the perspective of visual impairment in a University Center. Methodologically, the type of action research was used, divided into three stages: planning, implementation and evaluation, with quantitative and qualitative data analysis, concluding that the course offered was successful, with the participation of 37 higher education professors. It is noticed that much guidance is still needed in the context of inclusive special education during training, as evidenced during the assessments. It is important to clarify that the material does not end the research on the subject, but rather expands the dialogue on the subject..126 p.Lacerda, Thiago CorreaDelou, Cristina Maria CarvalhoLione, Viviane de Oliveira FreitasCosta, IsaCardoso, Fernanda SerpaCorreia, Vanessa do Carmo2023-08-22T18:08:08Z2023-08-22T18:08:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORREIA, Vanessa do Carmo. Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual. 2022. 126 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30068CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-22T18:08:11Zoai:app.uff.br:1/30068Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:32.446719Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual |
title |
Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual |
spellingShingle |
Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual Correia, Vanessa do Carmo Inclusão, ensino superior, deficiência visual. Educação especial, Educação inclusiva, Cegueira, Formação de professor, Ensino superior Inclusion, higher education, visual impairment |
title_short |
Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual |
title_full |
Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual |
title_fullStr |
Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual |
title_sort |
Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual |
author |
Correia, Vanessa do Carmo |
author_facet |
Correia, Vanessa do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lacerda, Thiago Correa Delou, Cristina Maria Carvalho Lione, Viviane de Oliveira Freitas Costa, Isa Cardoso, Fernanda Serpa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Vanessa do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão, ensino superior, deficiência visual. Educação especial, Educação inclusiva, Cegueira, Formação de professor, Ensino superior Inclusion, higher education, visual impairment |
topic |
Inclusão, ensino superior, deficiência visual. Educação especial, Educação inclusiva, Cegueira, Formação de professor, Ensino superior Inclusion, higher education, visual impairment |
description |
A educação inclusiva no Brasil imprime novas perspectivas educacionais acerca das políticas públicas. Nesse cenário, instituições de ensino superior adequam-se para atender alunos público alvo da educação especial, definido como pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidade/ superdotação por meio dos núcleos de acessibilidade. Todavia, ainda carecem de profissionais capacitados para atender a demanda deste alunado, que têm por lei, a matrícula assegurada. Nesse sentido, esse trabalho teve por objetivo elaborar um ebook, a partir da proposta da promoção do curso de formação continuada para professores do ensino superior, na perspectiva da deficiência visual de um Centro Universitário. Metodologicamente foi utilizado o tipo de pesquisa-ação, dividida em três etapas: planejamento, implementação e avaliação, com análise quantitativa e qualitativa dos dados, concluindo que o curso oferecido apresentou êxito, contando com a participação de 37 professores do ensino superior. Percebe-se que ainda muito se carece de orientação no contexto da educação especial inclusiva durante a formação, como evidenciado durante as avalições. Importante explicitar que o material não finda as pesquisas sobre o assunto e sim amplia o diálogo acerca do tema. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-22T18:08:08Z 2023-08-22T18:08:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CORREIA, Vanessa do Carmo. Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual. 2022. 126 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30068 |
identifier_str_mv |
CORREIA, Vanessa do Carmo. Atendimento educacional especializado no ensino superior: formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual. 2022. 126 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823728682598400 |