(Con)formando professores eficazes: A relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thaís Rabello de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26868
Resumo: A presente dissertação analisa a relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Apresenta algumas propostas que esse organismo internacional dirige ao governo brasileiro, envolvendo a educação, a formação de professores e o trabalho docente. Respaldando-se na Teoria do Capital Humano, a OCDE propõe aos Estados melhorar a qualidade da educação básica e do ensino superior por meio do desenvolvimento de professores eficazes, enfatizando a formação inicial e em serviço pela pedagogia das competências e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Nesse sentido, verificamos como a avaliação dos sistemas de ensino e do trabalho docente é tomada como meio para nivelar o padrão da educação (cujo parâmetro advém de países da OCDE, as propostas do Banco Mundial e da UNESCO), em termos de mão de obra preparada para a empregabilidade na nova sociedade do conhecimento. Para tanto, com a finalidade de apreender – valendo-nos do método da economia política – como o processo que denominamos de (con)formação viabiliza o disciplinamento da força de trabalho e propicia a reprodução do capital, analisamos as propostas desse organismo para explicitarmos os interesses comuns entre o governo Lula e a OCDE na área da educação, viabilizada pela cooperação técnica mediada pelo INEP. Procuramos também demonstrar como vem sendo realizada a oferta de possibilidades de expansão do capital pela área de serviços educacionais mediante o uso das TICs como estratégia de democratização da formação em nível superior para professores da educação básica, dando o tom da profissionalização do magistério. Em prosseguimento, apresentamos alguns documentos fazendo um paralelo entre a OCDE e o que o INEP divulga sobre tal organismo, especialmente por meio da pesquisa Talis. Buscamos, ainda, ligações entre a OCDE e a implantação de políticas públicas para professores, como, por exemplo: o Sistema Nacional de Certificação e Formação Continuada de Professores (2003), o Sistema Nacional Público de Formação dos Profissionais do Magistério (2009) e a avaliação dos servidores em estágio probatório na rede Municipal de Educação de Niterói. Por fim, realizamos alguns apontamentos sobre futuros desdobramentos da interferência da OCDE na educação/formação e trabalho docente no Brasil.
id UFF-2_27c1293067824c3bcd47a6e42e42abc9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26868
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling (Con)formando professores eficazes: A relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)Trabalho e Formação DocenteEstado e INEPOrganismos Internacionais e OCDEFormação de professorEducaçãoPolíticaOrganização de Cooperação e Desenvolvimento EconômicoWork and Teaching FormationState and INEPInternational Organisms and OECDA presente dissertação analisa a relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Apresenta algumas propostas que esse organismo internacional dirige ao governo brasileiro, envolvendo a educação, a formação de professores e o trabalho docente. Respaldando-se na Teoria do Capital Humano, a OCDE propõe aos Estados melhorar a qualidade da educação básica e do ensino superior por meio do desenvolvimento de professores eficazes, enfatizando a formação inicial e em serviço pela pedagogia das competências e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Nesse sentido, verificamos como a avaliação dos sistemas de ensino e do trabalho docente é tomada como meio para nivelar o padrão da educação (cujo parâmetro advém de países da OCDE, as propostas do Banco Mundial e da UNESCO), em termos de mão de obra preparada para a empregabilidade na nova sociedade do conhecimento. Para tanto, com a finalidade de apreender – valendo-nos do método da economia política – como o processo que denominamos de (con)formação viabiliza o disciplinamento da força de trabalho e propicia a reprodução do capital, analisamos as propostas desse organismo para explicitarmos os interesses comuns entre o governo Lula e a OCDE na área da educação, viabilizada pela cooperação técnica mediada pelo INEP. Procuramos também demonstrar como vem sendo realizada a oferta de possibilidades de expansão do capital pela área de serviços educacionais mediante o uso das TICs como estratégia de democratização da formação em nível superior para professores da educação básica, dando o tom da profissionalização do magistério. Em prosseguimento, apresentamos alguns documentos fazendo um paralelo entre a OCDE e o que o INEP divulga sobre tal organismo, especialmente por meio da pesquisa Talis. Buscamos, ainda, ligações entre a OCDE e a implantação de políticas públicas para professores, como, por exemplo: o Sistema Nacional de Certificação e Formação Continuada de Professores (2003), o Sistema Nacional Público de Formação dos Profissionais do Magistério (2009) e a avaliação dos servidores em estágio probatório na rede Municipal de Educação de Niterói. Por fim, realizamos alguns apontamentos sobre futuros desdobramentos da interferência da OCDE na educação/formação e trabalho docente no Brasil.The present dissertation analyses the political relation between Brazil and the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). It presents some proposals that this international organism directs to the Brazilian government, involving the education, the teachers' formation and the teaching work. Based on the Theory of the Human Resources, the OECD proposes to the States to improve the quality of the basic education and of the superior teaching through the development of "efficient" teachers, emphasizing the initial formation and in service for the pedagogy of the competences and use of the Technologies of the Information and Communication (TICs). In this sense, we check how the evaluation of the systems of teaching and of the teaching work is taken to level the standard of the education (which parameter results from countries of the OECD, the proposals of the World Bank and from the UNESCO), in terms of labour prepared for the employness in the new society of knowledge. For this with the finality of apprehending – using us of the method of the political economy – in which way the process that we call formation allows the discipline of the workforce and favors the reproduction of the capital, we analyse the proposals of this organism to present the common interests between the government and the OECD in the area of the education, allowed by the technical cooperation mediated by the INEP. We try to demonstrate also as it is when the offer of means of expansion of the capital was carried out by the area of education services by means of the use of the TICs as strategy of democratization of the formation in superior level for teachers of the basic education, giving the tone of the profissionalization of the teaching. In continuation, we present some documents doing a parallel between the OECD and what the INEP spreads on such an organism, specially through the Talis research. We look, still, for connections between the OECD and the introduction of public politics for teachers, as for example: the National System of Certification and Continued Formation of Teachers (2003), the National Public System of Formation of the Professionals of the Teaching (2009) and to the evaluation of the servants in probational traineeship in the 10 Municipal net of Education of Niterói. Finally, we present out some notes on future ramifications of the interference of the OECD in the education / formation and teaching work in Brazil.300 pSiqueira, Ângela Carvalho deTiradentes, AparecidaLima, KátiaFranco, Maria CiavattaMancebo, DeiseSouza, Thaís Rabello de2022-11-09T11:03:41Z2022-11-09T11:03:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Thaís Rabello de. (Con)formando professores eficazes: A relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 2009. 300f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26868CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-09T11:03:45Zoai:app.uff.br:1/26868Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:44.884791Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv (Con)formando professores eficazes: A relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
title (Con)formando professores eficazes: A relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
spellingShingle (Con)formando professores eficazes: A relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
Souza, Thaís Rabello de
Trabalho e Formação Docente
Estado e INEP
Organismos Internacionais e OCDE
Formação de professor
Educação
Política
Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico
Work and Teaching Formation
State and INEP
International Organisms and OECD
title_short (Con)formando professores eficazes: A relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
title_full (Con)formando professores eficazes: A relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
title_fullStr (Con)formando professores eficazes: A relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
title_full_unstemmed (Con)formando professores eficazes: A relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
title_sort (Con)formando professores eficazes: A relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
author Souza, Thaís Rabello de
author_facet Souza, Thaís Rabello de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Ângela Carvalho de
Tiradentes, Aparecida
Lima, Kátia
Franco, Maria Ciavatta
Mancebo, Deise
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Thaís Rabello de
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho e Formação Docente
Estado e INEP
Organismos Internacionais e OCDE
Formação de professor
Educação
Política
Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico
Work and Teaching Formation
State and INEP
International Organisms and OECD
topic Trabalho e Formação Docente
Estado e INEP
Organismos Internacionais e OCDE
Formação de professor
Educação
Política
Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico
Work and Teaching Formation
State and INEP
International Organisms and OECD
description A presente dissertação analisa a relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Apresenta algumas propostas que esse organismo internacional dirige ao governo brasileiro, envolvendo a educação, a formação de professores e o trabalho docente. Respaldando-se na Teoria do Capital Humano, a OCDE propõe aos Estados melhorar a qualidade da educação básica e do ensino superior por meio do desenvolvimento de professores eficazes, enfatizando a formação inicial e em serviço pela pedagogia das competências e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Nesse sentido, verificamos como a avaliação dos sistemas de ensino e do trabalho docente é tomada como meio para nivelar o padrão da educação (cujo parâmetro advém de países da OCDE, as propostas do Banco Mundial e da UNESCO), em termos de mão de obra preparada para a empregabilidade na nova sociedade do conhecimento. Para tanto, com a finalidade de apreender – valendo-nos do método da economia política – como o processo que denominamos de (con)formação viabiliza o disciplinamento da força de trabalho e propicia a reprodução do capital, analisamos as propostas desse organismo para explicitarmos os interesses comuns entre o governo Lula e a OCDE na área da educação, viabilizada pela cooperação técnica mediada pelo INEP. Procuramos também demonstrar como vem sendo realizada a oferta de possibilidades de expansão do capital pela área de serviços educacionais mediante o uso das TICs como estratégia de democratização da formação em nível superior para professores da educação básica, dando o tom da profissionalização do magistério. Em prosseguimento, apresentamos alguns documentos fazendo um paralelo entre a OCDE e o que o INEP divulga sobre tal organismo, especialmente por meio da pesquisa Talis. Buscamos, ainda, ligações entre a OCDE e a implantação de políticas públicas para professores, como, por exemplo: o Sistema Nacional de Certificação e Formação Continuada de Professores (2003), o Sistema Nacional Público de Formação dos Profissionais do Magistério (2009) e a avaliação dos servidores em estágio probatório na rede Municipal de Educação de Niterói. Por fim, realizamos alguns apontamentos sobre futuros desdobramentos da interferência da OCDE na educação/formação e trabalho docente no Brasil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-09T11:03:41Z
2022-11-09T11:03:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Thaís Rabello de. (Con)formando professores eficazes: A relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 2009. 300f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26868
identifier_str_mv SOUZA, Thaís Rabello de. (Con)formando professores eficazes: A relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 2009. 300f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823600675586048