Celebrando a pátria amada: esporte, propaganda e consenso nos festejos do sesquicentenário da independência do Brasil (1972)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rei, Bruno Duarte
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28178
Resumo: Nesta tese, analisa-se as relações estabelecidas entre esporte e política no contexto das comemorações do Sesquicentenário da Independência do Brasil, ocorridas entre 21 de abril e 7 de setembro de 1972. Discute-se como, no âmbito das celebrações, o esporte estabeleceu quadros de diálogo com o projeto de propaganda política em voga no país. Simultaneamente, trata-se o esporte como um objeto privilegiado para a compreensão das relações instituídas entre regime militar e sociedade civil em sua complexidade. Debate-se, mais especificamente, como o esporte constituiu-se em um mecanismo de reafirmação de um consenso social estabelecido em torno da ditadura militar.
id UFF-2_2913df4ab00d674b87f70174f4f94ee4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28178
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Celebrando a pátria amada: esporte, propaganda e consenso nos festejos do sesquicentenário da independência do Brasil (1972)EsportePropaganda políticaGrupo socialDitadura militarNesta tese, analisa-se as relações estabelecidas entre esporte e política no contexto das comemorações do Sesquicentenário da Independência do Brasil, ocorridas entre 21 de abril e 7 de setembro de 1972. Discute-se como, no âmbito das celebrações, o esporte estabeleceu quadros de diálogo com o projeto de propaganda política em voga no país. Simultaneamente, trata-se o esporte como um objeto privilegiado para a compreensão das relações instituídas entre regime militar e sociedade civil em sua complexidade. Debate-se, mais especificamente, como o esporte constituiu-se em um mecanismo de reafirmação de um consenso social estabelecido em torno da ditadura militar.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn this thesis, it is analyzed the relations established between sport and politics in the context of the commemorations of the Sesquicentenary of the Independence of Brazil, which took place between April 21 and September 7, 1972. It is discussed how, within the celebrations, sport established cadres of dialogue with the political propaganda project in vogue in the country. Simultaneously, sport is treated as a privileged object for the understanding of the relations established between military regime and civil society in its complexity. It is debated, more specifically, how the sport constituted in a mechanism of reaffirmation of a social consensus established around the military dictatorship.202 p.Ferreira, Jorge LuizCordeiro, Janaína MartinsMagalhães, Lívia GonçalvesSoares, Antonio Jorge GonçalvesHollanda, Bernardo Borges Buarque deRei, Bruno Duarte2023-03-13T12:50:07Z2023-03-13T12:50:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfREI, Bruno Duarte. Celebrando a pátria amada: esporte, propaganda e consenso nos festejos do sesquicentenário da independência do Brasil (1972). 2019. 202f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28178CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-13T12:50:10Zoai:app.uff.br:1/28178Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:00.136789Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Celebrando a pátria amada: esporte, propaganda e consenso nos festejos do sesquicentenário da independência do Brasil (1972)
title Celebrando a pátria amada: esporte, propaganda e consenso nos festejos do sesquicentenário da independência do Brasil (1972)
spellingShingle Celebrando a pátria amada: esporte, propaganda e consenso nos festejos do sesquicentenário da independência do Brasil (1972)
Rei, Bruno Duarte
Esporte
Propaganda política
Grupo social
Ditadura militar
title_short Celebrando a pátria amada: esporte, propaganda e consenso nos festejos do sesquicentenário da independência do Brasil (1972)
title_full Celebrando a pátria amada: esporte, propaganda e consenso nos festejos do sesquicentenário da independência do Brasil (1972)
title_fullStr Celebrando a pátria amada: esporte, propaganda e consenso nos festejos do sesquicentenário da independência do Brasil (1972)
title_full_unstemmed Celebrando a pátria amada: esporte, propaganda e consenso nos festejos do sesquicentenário da independência do Brasil (1972)
title_sort Celebrando a pátria amada: esporte, propaganda e consenso nos festejos do sesquicentenário da independência do Brasil (1972)
author Rei, Bruno Duarte
author_facet Rei, Bruno Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Jorge Luiz
Cordeiro, Janaína Martins
Magalhães, Lívia Gonçalves
Soares, Antonio Jorge Gonçalves
Hollanda, Bernardo Borges Buarque de
dc.contributor.author.fl_str_mv Rei, Bruno Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte
Propaganda política
Grupo social
Ditadura militar
topic Esporte
Propaganda política
Grupo social
Ditadura militar
description Nesta tese, analisa-se as relações estabelecidas entre esporte e política no contexto das comemorações do Sesquicentenário da Independência do Brasil, ocorridas entre 21 de abril e 7 de setembro de 1972. Discute-se como, no âmbito das celebrações, o esporte estabeleceu quadros de diálogo com o projeto de propaganda política em voga no país. Simultaneamente, trata-se o esporte como um objeto privilegiado para a compreensão das relações instituídas entre regime militar e sociedade civil em sua complexidade. Debate-se, mais especificamente, como o esporte constituiu-se em um mecanismo de reafirmação de um consenso social estabelecido em torno da ditadura militar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-13T12:50:07Z
2023-03-13T12:50:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REI, Bruno Duarte. Celebrando a pátria amada: esporte, propaganda e consenso nos festejos do sesquicentenário da independência do Brasil (1972). 2019. 202f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28178
identifier_str_mv REI, Bruno Duarte. Celebrando a pátria amada: esporte, propaganda e consenso nos festejos do sesquicentenário da independência do Brasil (1972). 2019. 202f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823611806220288