Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27408 |
Resumo: | O ensino de ciências é em si uma ciência não trivial. As diversas barreiras entre o que é um cientista e o que ele produz é vista em diversos lugares de diversos modos, pintando como se o conteúdo apresentado é sempre muito difícil de ser compreendido. Visando mudar esse paradigma muitas abordagens são feitas em cima do aprendizado científico, especialmente para os níveis de educação que não sejam do ensino superior. Esse trabalho avalia atividades práticas, implementadas através do Almanaque, que por sua vez foi criado através da atividade de extensão de criação de clube de ciências em escolas públicas, usando como base reflexões de Alfabetização Científica (SASSERON, 2011), ensino CTS|CTSA (MARTINS, 2020) e Popularização da Ciência (GERMANO, 2007). Para tanto foi realizado um diálogo com a professora responsável da escola, investigando suas impressões sobre se tiveram e quais foram os efeitos dessas atividades no ensino do que foi possível ver diversos atributos das referências citadas sendo aplicados no ensino, principalmente com o projeto de extensão |
id |
UFF-2_29413499f7551608d238a2b678e683aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27408 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologiaEnsino de ciênciasAlfabetização científicaCTS CTSAPopularização da ciênciaScience teachingScientific literationScientific popularizationO ensino de ciências é em si uma ciência não trivial. As diversas barreiras entre o que é um cientista e o que ele produz é vista em diversos lugares de diversos modos, pintando como se o conteúdo apresentado é sempre muito difícil de ser compreendido. Visando mudar esse paradigma muitas abordagens são feitas em cima do aprendizado científico, especialmente para os níveis de educação que não sejam do ensino superior. Esse trabalho avalia atividades práticas, implementadas através do Almanaque, que por sua vez foi criado através da atividade de extensão de criação de clube de ciências em escolas públicas, usando como base reflexões de Alfabetização Científica (SASSERON, 2011), ensino CTS|CTSA (MARTINS, 2020) e Popularização da Ciência (GERMANO, 2007). Para tanto foi realizado um diálogo com a professora responsável da escola, investigando suas impressões sobre se tiveram e quais foram os efeitos dessas atividades no ensino do que foi possível ver diversos atributos das referências citadas sendo aplicados no ensino, principalmente com o projeto de extensãoScience teaching is far from being an easy Science field. The obstacles between what is a scientist and his product is regarded in many different ways and places, as if only few could comprehend it. Aiming to change that very concept lots of diferente approaches have been made about scientific learning, particulary about education classes that are not of the universities. This project evaluates practical experiments, implement through the use of the Almanaque, that was created in the extension project of creating science clubs in public schools, based on concepts such as Scientific Literation (SASSERON, 2011), CTS|CTSE teaching (MARTINS, 2020) and Scientific Popularization (GERMANO, 2007). To achieve that we conducted a dialogue with the teacher from the school staff, taking notes on her impressions about and if any effects occurred due to those experiment in the learning of the students. Many aspects of the mentioned bases were being applied in the classroom, specially with the UFF students program43 p.Vilela, Mariana LimaSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro deBertagna, MaínaTavares, Marcelo Baeta2022-12-21T19:37:04Z2022-12-21T19:37:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTAVARES, Marcelo Baeta. Popularização da ciência, alfabetização científica e abordagens CTSA em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27408CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T20:36:43Zoai:app.uff.br:1/27408Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:59.963313Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia |
title |
Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia |
spellingShingle |
Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia Tavares, Marcelo Baeta Ensino de ciências Alfabetização científica CTS CTSA Popularização da ciência Science teaching Scientific literation Scientific popularization |
title_short |
Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia |
title_full |
Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia |
title_fullStr |
Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia |
title_full_unstemmed |
Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia |
title_sort |
Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia |
author |
Tavares, Marcelo Baeta |
author_facet |
Tavares, Marcelo Baeta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vilela, Mariana Lima Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de Bertagna, Maína |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Marcelo Baeta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Alfabetização científica CTS CTSA Popularização da ciência Science teaching Scientific literation Scientific popularization |
topic |
Ensino de ciências Alfabetização científica CTS CTSA Popularização da ciência Science teaching Scientific literation Scientific popularization |
description |
O ensino de ciências é em si uma ciência não trivial. As diversas barreiras entre o que é um cientista e o que ele produz é vista em diversos lugares de diversos modos, pintando como se o conteúdo apresentado é sempre muito difícil de ser compreendido. Visando mudar esse paradigma muitas abordagens são feitas em cima do aprendizado científico, especialmente para os níveis de educação que não sejam do ensino superior. Esse trabalho avalia atividades práticas, implementadas através do Almanaque, que por sua vez foi criado através da atividade de extensão de criação de clube de ciências em escolas públicas, usando como base reflexões de Alfabetização Científica (SASSERON, 2011), ensino CTS|CTSA (MARTINS, 2020) e Popularização da Ciência (GERMANO, 2007). Para tanto foi realizado um diálogo com a professora responsável da escola, investigando suas impressões sobre se tiveram e quais foram os efeitos dessas atividades no ensino do que foi possível ver diversos atributos das referências citadas sendo aplicados no ensino, principalmente com o projeto de extensão |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21T19:37:04Z 2022-12-21T19:37:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TAVARES, Marcelo Baeta. Popularização da ciência, alfabetização científica e abordagens CTSA em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/27408 |
identifier_str_mv |
TAVARES, Marcelo Baeta. Popularização da ciência, alfabetização científica e abordagens CTSA em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823568576577536 |