Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Marcelo Baeta
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27408
Resumo: O ensino de ciências é em si uma ciência não trivial. As diversas barreiras entre o que é um cientista e o que ele produz é vista em diversos lugares de diversos modos, pintando como se o conteúdo apresentado é sempre muito difícil de ser compreendido. Visando mudar esse paradigma muitas abordagens são feitas em cima do aprendizado científico, especialmente para os níveis de educação que não sejam do ensino superior. Esse trabalho avalia atividades práticas, implementadas através do Almanaque, que por sua vez foi criado através da atividade de extensão de criação de clube de ciências em escolas públicas, usando como base reflexões de Alfabetização Científica (SASSERON, 2011), ensino CTS|CTSA (MARTINS, 2020) e Popularização da Ciência (GERMANO, 2007). Para tanto foi realizado um diálogo com a professora responsável da escola, investigando suas impressões sobre se tiveram e quais foram os efeitos dessas atividades no ensino do que foi possível ver diversos atributos das referências citadas sendo aplicados no ensino, principalmente com o projeto de extensão
id UFF-2_29413499f7551608d238a2b678e683aa
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27408
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologiaEnsino de ciênciasAlfabetização científicaCTS CTSAPopularização da ciênciaScience teachingScientific literationScientific popularizationO ensino de ciências é em si uma ciência não trivial. As diversas barreiras entre o que é um cientista e o que ele produz é vista em diversos lugares de diversos modos, pintando como se o conteúdo apresentado é sempre muito difícil de ser compreendido. Visando mudar esse paradigma muitas abordagens são feitas em cima do aprendizado científico, especialmente para os níveis de educação que não sejam do ensino superior. Esse trabalho avalia atividades práticas, implementadas através do Almanaque, que por sua vez foi criado através da atividade de extensão de criação de clube de ciências em escolas públicas, usando como base reflexões de Alfabetização Científica (SASSERON, 2011), ensino CTS|CTSA (MARTINS, 2020) e Popularização da Ciência (GERMANO, 2007). Para tanto foi realizado um diálogo com a professora responsável da escola, investigando suas impressões sobre se tiveram e quais foram os efeitos dessas atividades no ensino do que foi possível ver diversos atributos das referências citadas sendo aplicados no ensino, principalmente com o projeto de extensãoScience teaching is far from being an easy Science field. The obstacles between what is a scientist and his product is regarded in many different ways and places, as if only few could comprehend it. Aiming to change that very concept lots of diferente approaches have been made about scientific learning, particulary about education classes that are not of the universities. This project evaluates practical experiments, implement through the use of the Almanaque, that was created in the extension project of creating science clubs in public schools, based on concepts such as Scientific Literation (SASSERON, 2011), CTS|CTSE teaching (MARTINS, 2020) and Scientific Popularization (GERMANO, 2007). To achieve that we conducted a dialogue with the teacher from the school staff, taking notes on her impressions about and if any effects occurred due to those experiment in the learning of the students. Many aspects of the mentioned bases were being applied in the classroom, specially with the UFF students program43 p.Vilela, Mariana LimaSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro deBertagna, MaínaTavares, Marcelo Baeta2022-12-21T19:37:04Z2022-12-21T19:37:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTAVARES, Marcelo Baeta. Popularização da ciência, alfabetização científica e abordagens CTSA em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27408CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T20:36:43Zoai:app.uff.br:1/27408Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-19T20:36:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia
title Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia
spellingShingle Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia
Tavares, Marcelo Baeta
Ensino de ciências
Alfabetização científica
CTS CTSA
Popularização da ciência
Science teaching
Scientific literation
Scientific popularization
title_short Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia
title_full Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia
title_fullStr Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia
title_full_unstemmed Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia
title_sort Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia
author Tavares, Marcelo Baeta
author_facet Tavares, Marcelo Baeta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilela, Mariana Lima
Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de
Bertagna, Maína
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Marcelo Baeta
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Alfabetização científica
CTS CTSA
Popularização da ciência
Science teaching
Scientific literation
Scientific popularization
topic Ensino de ciências
Alfabetização científica
CTS CTSA
Popularização da ciência
Science teaching
Scientific literation
Scientific popularization
description O ensino de ciências é em si uma ciência não trivial. As diversas barreiras entre o que é um cientista e o que ele produz é vista em diversos lugares de diversos modos, pintando como se o conteúdo apresentado é sempre muito difícil de ser compreendido. Visando mudar esse paradigma muitas abordagens são feitas em cima do aprendizado científico, especialmente para os níveis de educação que não sejam do ensino superior. Esse trabalho avalia atividades práticas, implementadas através do Almanaque, que por sua vez foi criado através da atividade de extensão de criação de clube de ciências em escolas públicas, usando como base reflexões de Alfabetização Científica (SASSERON, 2011), ensino CTS|CTSA (MARTINS, 2020) e Popularização da Ciência (GERMANO, 2007). Para tanto foi realizado um diálogo com a professora responsável da escola, investigando suas impressões sobre se tiveram e quais foram os efeitos dessas atividades no ensino do que foi possível ver diversos atributos das referências citadas sendo aplicados no ensino, principalmente com o projeto de extensão
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21T19:37:04Z
2022-12-21T19:37:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAVARES, Marcelo Baeta. Popularização da ciência, alfabetização científica e abordagens CTSA em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27408
identifier_str_mv TAVARES, Marcelo Baeta. Popularização da ciência, alfabetização científica e abordagens CTSA em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838684043542528