A dimensão formadora do estágio supervisionado no curso normal: narrativas de docente e discentes no Instituto de Educação Clélia Nanci

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Andreia Viana da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14980
Resumo: O Estágio Supervisionado assumiu uma dimensão predominantemente prática da formação de professores. Se tratando do Curso Normal, essa dicotomia em relação a teoria e prática e prática e teoria é histórica, está presente desde o início da constituição do curso. Muito embora essa seja uma discussão já superada para muitos pesquisadores, ainda é possível perceber determinados discursos e práticas entre docentes e discentes que mostram como os sentidos em relação a essa dicotomia são produzidos institucionalmente, evidenciado que tal temática ainda precisa ser discutida. Assim, esse trabalho segue num movimento de reflexão em torno da importância do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Educação Básica, analisando como docentes e discentes significam o papel deste componente curricular na formação dos futuros professores e discutindo quais as implicações dessas concepções para a trajetória formativa e futura prática docente. Para tanto, reuni relatos que presenciei ao longos de onze anos de atuação como professora das Disciplinas Pedagógicas, fiz uso de entrevistas narrativas com dois docentes e duas discentes do Curso Normal, além do diálogo que fui tecendo com importantes autores como António Nóvoa, Inês Ferreira de Souza Bragança, Marie-Christine Josso, Elizeu Clementino de Souza, Franco Ferrarotti, Selma Garrido Pimenta, Walter Benjamin, Lev Semenovich Vigotski, Angel Pérez Gómez, entre outros. Por acreditar em um conhecimento construído a partir de experiências que passam por mim e pelo outro, optei pelo aporte (auto)biográfico. A abordagem teórica e metodológica (auto) biográfica abre um debate epistemológico sobre o papel da subjetividade na elaboração do conhecimento, dialogando com experiências educacionais de formação através de histórias de vida. A pesquisa foi realizada no Instituto de Educação Clélia Nanci (IECN) situado no Município de São Gonçalo onde contei com a colaboração de dois docentes que atuam como supervisores de estágio e duas discentes que na ocasião estavam realizando o estágio na última série do Curso Normal do IECN. Para obter as narrativas dos sujeitos espelhei-me no método de entrevista narrativa. O Estágio Supervisionado é um componente curricular importante na formação inicial de professores e professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Educação Básica, contudo possui uma conotação prática ainda muito enraizada tanto para docentes quanto para discentes. Nesse sentido, continua sendo compreendido enquanto um espaço onde se adquiri determinadas habilidades inerentes à docência sobretudo através da observação e imitação de “bons modelos”
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Assim, esse trabalho segue num movimento de reflexão em torno da importância do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Educação Básica, analisando como docentes e discentes significam o papel deste componente curricular na formação dos futuros professores e discutindo quais as implicações dessas concepções para a trajetória formativa e futura prática docente. Para tanto, reuni relatos que presenciei ao longos de onze anos de atuação como professora das Disciplinas Pedagógicas, fiz uso de entrevistas narrativas com dois docentes e duas discentes do Curso Normal, além do diálogo que fui tecendo com importantes autores como António Nóvoa, Inês Ferreira de Souza Bragança, Marie-Christine Josso, Elizeu Clementino de Souza, Franco Ferrarotti, Selma Garrido Pimenta, Walter Benjamin, Lev Semenovich Vigotski, Angel Pérez Gómez, entre outros. Por acreditar em um conhecimento construído a partir de experiências que passam por mim e pelo outro, optei pelo aporte (auto)biográfico. A abordagem teórica e metodológica (auto) biográfica abre um debate epistemológico sobre o papel da subjetividade na elaboração do conhecimento, dialogando com experiências educacionais de formação através de histórias de vida. A pesquisa foi realizada no Instituto de Educação Clélia Nanci (IECN) situado no Município de São Gonçalo onde contei com a colaboração de dois docentes que atuam como supervisores de estágio e duas discentes que na ocasião estavam realizando o estágio na última série do Curso Normal do IECN. Para obter as narrativas dos sujeitos espelhei-me no método de entrevista narrativa. O Estágio Supervisionado é um componente curricular importante na formação inicial de professores e professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Educação Básica, contudo possui uma conotação prática ainda muito enraizada tanto para docentes quanto para discentes. Nesse sentido, continua sendo compreendido enquanto um espaço onde se adquiri determinadas habilidades inerentes à docência sobretudo através da observação e imitação de “bons modelos”The supervised practice assumed a predominantly dimension in the practice of teacher education. Considering High School of Normal Course, this dichotomy in relation to theory and practice versus practice and theory is historical; it is present since the beginning of the course. Although this discussion has been overcome by many researchers, it is still possible to notice several speeches and practice among teachers and learners that show how the relation of this dichotomy is produced in institutions proving that this theme still has to be discussed. This text aims to reflect on the importance of the supervised practice in initial training in the teaching of early childhood education and elementary school. Analyzing how teachers and learners understand the role of this curricular component in the future teachers and discussing the implications of these conceptions in the trajectory of education and future teaching practice. For this purpose, the experiences observed along eleven years as a teacher of Pedagogical Disciplines, narrative interviews were carried out with two teachers and two learners of High School of Normal Course, besides the dialogue that I was weaving with important authors such as António Nóvoa, Inês Ferreira de Souza Bragança, Marie-Christine Josso, Elizeu Clementino de Souza, Franco Ferrarotti, Selma Garrido Pimenta, Walter Benjamin, Lev Semenovich Vigotski, Angel Pérez Gómez, among others. Believing in knowledge constructed by experiences carried out by me and others, the (auto) biography contribution was chosen. The theoretical and methodological (auto) biographical approach opens an epistemological debate about the role of subjectivity in knowledge elaboration dialoguing with learning education experiences through life stories. The research was conducted at Instituto de Educação Clélia Nanci (IECN), a state school in the city of São Gonçalo (Rio de Janeiro) where the contribution of two teachers that were supervisors in practice and two learners that were in their last year of supervised practice at the High School of Normal Course at IECN were essential. To collect the narrative interviews I used the narrative interview method. The supervised practice is an important curricular component in the initial training of early childhood education and elementary school. Nevertheless, it is a practice base still rooted for teachers and learners. In this sense, it continues to be understood as an opportunity of gaining certain abilities inherent for teaching especially through the observation and imitation of “good models”141 f.Henriques, Eda Maria de OliveiraAraújo, Margareth Martins deGasparello, Vania MedeirosSantos, Andrea Pessoa dosDiniz, Andreia Viana da Silva2020-09-24T20:56:17Z2020-09-24T20:56:17Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDINIZ, Andréia Viana da Silva. A dimensão formadora do estágio supervisionado no curso normal: narrativas de docente e discentes no Instituto de Educação Clélia Nanci. 2019. 141f. 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